Você sabe como funciona o ciclo de vida dos produtos? Nesse post, vamos te mostrar como faz toda a diferença em uma estratégia de marketing e vendas. Confira!
Já nos acostumamos a ver o constante “entre e sai” de produtos do mercado. Porém, não paramos para pensar como ocorre cada processo.
O ciclo de vida dos produtos é o modelo de como as vendas se comportam com o passar do tempo. Ele é usado como base para tomar decisões em relação a um produto.
Ou seja, assume que todo produto passará por etapas definidas de seu lançamento até sua descontinuação.
Essas etapas são inspiradas no ciclo de vida biológico e são chamadas de: Introdução, Lançamento, Maturidade e Declínio.
As etapas do modelo não tem duração determinada, variando de acordo com o produto.
Em um levantamento realizado por Theodore Levitt, cujo o artigo “explorar o ciclo do produto”, publicado na Harvad Business Review, verificou-se que nenhum dos executivos usou o conceito de maneira estratégica e poucos usaram de maneira tática.
Devido o lançamento da ISO 140012015, o conceito de ciclo de vida dos produtos está cada vez mais real dentro das empresas.
A ISO (Organização Internacional de Normalização) define o termo ciclo de vida como:
“Fases consecutivas e interligadas do sistema de um produto desde a aquisição ou geração de matérias-primas até recursos naturais e a eliminação final”.
“As fases do ciclo de vida incluem a aquisição de matéria-prima, design, produção, transporte/entrega, uso, tratamento de fim de vida e eliminação final”.
Qual a importância de saber o ciclo de vida dos produtos?
Entender o ciclo de vida dos produtos é de extrema importância para a sua estratégia de marketing. Para convencer o potencial cliente, é fundamental saber em qual estágio do ciclo o produto está.
Vantagens em se basear no ciclo de vida dos produtos:
Prolongar os melhores estágios do ciclo: permaneça o maior tempo possível nas melhores fases do ciclo.
Liderar o segmento do mercado: elabore estratégias de marketing eficientes e continue liderando o segmento no mercado.
Ofereça o que o público precisa: ofereça aos clientes potenciais algo que seja vantajoso para eles.
As 5 fases do ciclo de vida dos produtos
Introdução
A introdução acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a aumentar de maneira consistente.
Como o produto ainda é desconhecido do público, o crescimento das vendas nesta etapa é baixo. Ao mesmo tempo, essa etapa exige um investimento alto para fazer com que o produto atinja o público.
Se for um mercado novo, pouco explorado, essa fase ainda envolve a validação, ou seja, se cerificar se vale a pena investir na ideia e qual a melhor forma de se sair bem naquele nicho.
É preciso que a empresa esteja preparada para arcar com os custos de promoção de seu lançamento até que as vendas aumentem.
As vendas são limitadas;
O lucro é mínimo;
Quase não há concorrentes.
Crescimento
Neste estágio do ciclo de vida dos produtos, parte dos clientes já conhecem o seu produto e enxergou algum valor nele.
O lucro empresarial cresce, acompanhado pelo grande aumento das vendas. Nesta etapa, a empresa precisa investir em distribuição, para poder acompanhar o aumento da demanda.
Com isso, aumenta o número de concorrentes, que passam a fazer ofertas parecidas em preço e características do produto, sendo fundamental a criação de estratégias mais sólidas.
As vendas aumentam rapidamente;
Lucro alto;
Muitos concorrentes no mercado.
Maturidade
Depois de experimentar picos de lucros, o produto passa por uma etapa mais estável. Esse acontecimento é normal e esperado nesta fase.
Estar na sua zona de conforto e não investir mais em inovações e diferenciais para o seu produto é um caminho para a fase de declínio muito antes do esperado.
Neste ponto, começa a grande batalha para ganhar a preferência do consumidor, que vai desde abaixar os preços até fazer esforços de marketing.
Além disso, as empresas podem apostar em projetos de redução de custos de produção. Fazendo isso, ganharão margem para realizar as promoções.
As vendas se estabilizam;
O lucro começa a diminuir gradativamente;
O mercado saturado de concorrentes.
Declínio
A fase de declínio do ciclo de vida dos produtos acontece quando um produto, depois de muito tempo desfrutando de lucros e vendas, cai no mercado.
Pode ser que um produto similar e com melhores benefícios tenha sido lançado, pode ser que esse determinado produto não tenha mais utilidade para as pessoas ou pode ser que tenha saído de moda.
Para os especialistas, neste estágio, o empresário não deve investir mais recursos nesse produto. É o momento de criar ou transformar outros produtos mais eficientes e mais ligados às necessidades do cliente.
As vendas começam a despencar;
O lucro diminui;
Os concorrentes começam a sair do mercado e lançam novos produtos.
Matriz BCG
Junto ao ciclo de vida dos produtos é importante conhecer a matriz BCG (Boston Consulting Group).
A matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma mesma empresa.
Ela se baseia em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
Classificações:
Interrogação – Produtos que ainda não geram lucros, embora demandem investimentos, algo que geralmente acontece com produtos que foram lançados recentemente.
Estrela – Produtos que geram receitas mais altas, o que exige maior investimento também em produção e marketing.
Vaca leiteira – São produtos já maduros no mercado, com boas receitas, mas sem necessidade de demandar muitos investimentos.
Abacaxi ou cachorrinhos – Apresenta baixa performance em vendas, podendo necessitar de alto investimento para reverter o declínio ou mesmo exigir a sua descontinuidade.
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