Você sabe o que significa briefing e qual a sua importância para campanhas e ações de marketing? Nesse post vamos te explicar. Confira!
Realizar um briefing faz com que as etapas a seguir se tornem estruturadas e aumentam as chances de sucesso da sua campanha, sejam elas para lançamento de produtos ou divulgação de marca.
Trata-se de uma das ferramentas de marketing e publicidade mais importantes. Ela é o primeiro passo para que tudo saia como o planejado.
Este documento é um conjunto de informações direcionado aos departamentos internos de uma agência para conduzir as demandas de um cliente.
No modelo tradicional de fluxo de trabalho de agências, o atendimento publicitário é o responsável pela sua confecção. Neste documento estão todas as diretrizes e as instruções para a produção do job.
Ele não é apenas um rascunho, um rabisco, como muitas pessoas podem pensar. Um documento bem feito contém todas as informações possíveis do cliente e do trabalho a ser realizado. Ele deve servir como uma coleta de dados sobre um cliente.
FONTE: http://bit.ly/32dZl2D
Quais informações são necessárias para que um briefing seja eficiente?
Mercado em que atua;
Perfil do consumidor;
Objetivos da empresa;
Objetivos do cliente;
Informações sobre os concorrentes;
Definição de cronograma;
Definição de orçamento.
É essencial que essa ferramenta seja o mais sucinta possível e contenha apenas as informações que realmente serão usadas.
Qual a importância do briefing?
Organização
Ter organização no momento do planejamento de um projeto é fundamental e o briefing é responsável por isso.
Nele está reunido as informações mais relevantes para o desenvolvimento e conclusão desse trabalho com excelência.
Assertividade
Quando você entende e conhece mais sobre a empresa, mercado, público-alvo e objetivos do cliente, é possível ser mais assertivo nas tomadas de decisões e alcançar os resultados pretendidos.
Com isso, o briefing se torna ainda mais importante, pois assim é possível suprir as expectativas de maneira mais precisa.
Direcionamento
Este documento servirá como um guia para todo o desenvolvimento do projeto. É importante para direcionar as ações e evitar que os envolvidos na execução se percam no meio do caminho .
Inspiração
Quando a sua equipe não conhece a história do seu cliente e o que ele pretende com a sua empresa, geralmente, a produção ficará estagnada.
Produzir somente para apresentar um trabalho ao cliente é um erro que você jamais pode cometer.
Não tente desenvolver um conteúdo buscando a aprovação do cliente “na sorte”.
Com a ajuda de um briefing, esse hábito não fará mais parte da sua rotina
As informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você busque inspiração para executar o seu trabalho e criar os melhores conteúdos.
Principais erros cometidos ao desenvolver um briefing
Documento extenso
Criar um documento extenso é um dos principais erros cometidos no momento de desenvolver um briefing.
Além de se tornar cansativo, ele acaba abrangendo muitas informações, não sendo específico e objetivo no projeto.
Não realizar análise de concorrentes
Não realizar uma análise de concorrentes faz com que você não enxergue qual será o diferencial necessário para se tornar o melhor no mercado.
Defina os principais concorrentes da sua empresa, diretos e indiretos, seus principais produtos e serviços e faça uma comparação com os que você tem a oferecer para o consumidor.
Com isso, você tem em mãos a oportunidade de tentar fazer diferente, mostrando que o seu produto tem melhores benefícios para os clientes.
Não leve para o lado pessoal
Dar sua opinião é sim muito válido e bem-vindo. Mas procure dar essa opinião livre dos seus gostos pessoais. Nem sempre a cor que você gosta ou o tipo de mídia que você prefere é o que o seu cliente precisa.
Não fique preso à contagem de palavras
Um bom briefing não deve ser muito longo (cansativo, com informações desnecessárias) nem curto demais (faltando informações). Deve ser relevante, claro e objetivo.
FONTE: http://bit.ly/2kfJLmR
Exemplos de questionamentos feitos no momento da reunião de briefing com o cliente
Quem fabrica o produto?
Como o produto é feito?
Como o produto é vendido?
Qual é o principal benefício do produto?
Como era feita a propaganda da empresa?
Como é a propaganda dos concorrentes?
Quem são os consumidores dos produtos?
Gostou das dicas? No blog da Promopress você encontra outros artigos que podem ajudar no seu dia-a-dia empresarial.
Acesse www.promopress.com.br e confira!
Comments