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Black Friday 2019 – Dicas essenciais

A Black Friday esse ano deve movimentar bilhões no comércio brasileiro. Por isso, listamos dicas para você não perder essa oportunidade. Confira!



A Black Friday está na sua décima edição, sendo uma das datas mais aguardadas no ano, tanto pelos consumidores quanto pelas empresas.


É uma expressão em inglês que significa sexta-feira negra. Nos Estados Unidos, é o dia após o dia de ação de graças.


O termo teve origem nos EUA, e é um dia em que as lojas costumam oferecer grandes descontos aos consumidores.


Segundo pesquisa divulgada pelos idealizadores do evento, o ticket médio de compra durante o Black Friday é estimado em mais de R$ 600. Ainda segundo o levantamento, 70,2% dos consumidores que afirmam que planejam fazer compras na data afirmam que pretendem gastar mais de R$ 500.



Os setores que apresentaram maior crescimento em vendas em comparação com o ano de 2017, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado, foram:


  • Turismo – 29,2% de crescimento;

  • Eletrodomésticos e lojas de departamento – 22,9% de crescimento;

  • Vestuário – 8,1% de crescimento;

  • Cosméticos – 8,1% de crescimento;

  • Varejo alimentício e especializado – 3,9% de crescimento;

  • Demais setores – 8,4% de crescimento.


Black Friday – Comportamento do consumidor


A pesquisa para se planejar para as compras acontecem muito antes da data. De acordo com estudo realizado pelo Google, cerca de 46% dos e-shoppers pesquisam sobre a Black Friday de vários a 1 mês antes da data. Apenas 6% dos compradores da Black Friday não pesquisaram nada antes da compra.



Dentre os fatores que mais influenciam na decisão do consumidor no momento da compra em época de Black Friday é o multicanal, com 42%, sendo:


  • 19% – Tempo de entrega;

  • 10% – Retirada na loja;

  • 8% – Informações online do preço na loja;

  • 7% – Informações online do estoque na loja.




Dicas de sucesso


Estruture sua campanha

O primeiro grande passo para se ter sucesso na Black Friday é estruturar uma boa campanha, afinal, de nada adianta oferecer bons produtos se o público não ficar sabendo disso.


Totalmente baseado nos seus objetivos de vendas, trace começo, meio e fim das suas estratégias, avaliando quais são os melhores canais para a sua campanha aparecer.


Com os resultados obtidos ao final da campanha é possível analisar o que deu certo e o que deu errado durante o processo, e melhorar para o ano vigente.


Gerencie seu estoque

Faça uma análise o quanto antes em seu estoque, levante os produtos que estão fora de linha, produtos que podem ser proporcionados e principalmente os que estão em liquidação.

Além disso, é importante analisar a quantidade de estoque de cada um deles para sua loja não perder o controle de vendas no dia da Black Friday.


Em lojas virtuais, a atenção com a quantidade de produtos em estoque tem que ser ainda maior, por isso tenha cuidados como:


  • Cuide para não vender produtos que já acabaram;

  • Se um cliente optou por boleto, separe o produto para ele até o vencimento;

  • Tenha um controle preciso do seu estoque.


Ofereça descontos reais

Todos nós sabemos que no mercado existe o chamado “jeitinho brasileiro”, ou seja, o momento em que os “espertinhos” maquiam os preços para que eles pareçam menores durante a data.


O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto.


Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!


Utilize materiais impressos

São muitas as opções de impressos que podem ser usados nesta data, atraindo ainda mais interesse do público para sua marca.


Esse é o material ideal para você transmitir informações de média à longa distância, por isso é recomendável o uso de imagens com alta qualidade para impactar melhor o público.

Geralmente, o banner é impresso em lona ou tecido, e é um material promocional que pode ser pendurado em paredes e suportes, sendo bastante visto em feiras, exposições, eventos e no ponto de venda.


Muito utilizado para a divulgação de eventos e promoções localizadas, é uma excelente ferramenta de divulgação, pois geralmente atingem um público relevante de determinada região.


Com ele é possível apresentar a sua empresa, o que você faz, suas promoções e até propagandas, isso porque são ótimos meios de propagar mensagens rápidas de maneira impactante, tanto que modelos menores fazem bastante sucesso.


Adesivo Promocional são uma das mais rentáveis formas de promover sua marca e mensagem.


Os adesivos muitas vezes são utilizados como brindes, em comunicação institucional, sinalizações, embalagens, divulgação de informações e promoção de produtos e serviços.


As sacolas personalizadas funcionam como cartões de visita expostos aos olhos de todos.

Ao ser entregue no evento, o cliente sairá com a marca da empresa estampada na sacola, além de alguns dados que poderão atrair outros clientes.


Por isso, é importante personalizar esse item de forma bem alinhada à identidade e aos princípios da marca.


Gostou das dicas? Se prepare para a Black Friday e tenha muito sucesso na sua ação! No blog da Promopress você encontra outros artigos que podem te ajudar muito.


Acesse www. promopress.com.br e não perca essa oportunidade.


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