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A importância do marketing de relacionamento

Você sabe o que émarketing de relacionamento?Nesse post, vamos te explicar e mostrar a importância para o crescimento da sua empresa. Confira!


O que é marketing de relacionamento?


De acordo com especialistas, o marketing de relacionamento são todas as ações realizadas pelas empresas com o objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com seus clientes.


Outro objetivo é tornar-se referência no mercado, principalmente pelas boas experiências oferecidas aos usuários.


Para que isso dê certo, tudo que a empresa faz é criar um relacionamento que oferece vantagens para seus clientes e prospects.


Através de um relacionamento próximo com seus clientes, a empresa será capaz de colher os feedbacks constantes com relação a seus produtos e serviços, podendo assim, ter uma melhoria.


Características:


  • Aplicação de dados coletados;

  • Conhecimento sobre seus clientes e suas necessidades;

  • Relação de proximidade com o cliente;

  • Aprimoramento de processos, produtos e serviços;

  • Geração de confiança;

  • Criação e entrega de valor;

  • Conquista de novos clientes;

  • Fortalecimento da cultura empresarial.


Por que investir em marketing de relacionamento?


O marketing de relacionamento tem como objetivo muito mais que auxiliar nas vendas.

Ele não quer conquistar apenas clientes, ele quer conquistar fãs.


No entanto, é preciso oferecer algo que seu cliente não pode ter em nenhum outro lugar. Afinal, dando é que se recebe.


É mais do que criar receita, o marketing de relacionamento aproxima o cliente da empresa.

Isso não só beneficia o cliente, com respostas rápidas e personalizadas, como também a empresa, que recebe feedback constantemente e tem a possibilidade de aprender com os erros e gerar melhorias.


Além disso, seus clientes irão promover seus produtos e serviços para seus amigos e conhecidos, trazendo novos clientes por meio do boca a boca gerado.


Eles estarão satisfeitos e encantados pelas soluções de sua empresa, aumentando o alcance e o impacto de sua empresa no mercado.


Como implantar o marketing de relacionamento na minha empresa?


É indispensável que você desenvolva entre seus colaboradores a ideia de que um bom atendimento ao cliente, sendo essencial não só durante a venda, mas principalmente após ela.


Há inúmeras formas de fazer isso. Felizmente, a internet facilitou e muito para as empresas, permitindo que elas se aproximem ainda mais do público.


Cada ligação, comentário no Facebook e cada visita na sua loja, é uma oportunidade de encantar seu cliente.


Se o consumidor entrar em contato pelo chat da sua empresa para fazer uma pergunta, o objetivo principal é esclarecer de forma clara aquela dúvida, e não forçar uma venda.


Se neste caso for uma reclamação, o esforço é para resolver aquele problema e não encontrar desculpas para livrar a barra do atendente ou da empresa.


Redes sociais


Através das redes sociais, as empresas conseguem a façanha de projetar uma mensagem para um universo cada vez maior.


O Facebook e o Linkedin são as redes sociais mais utilizadas pelas empresas para trabalhar o branding.


Outro braço forte é o e-mail marketing e o blog corporativo que auxiliam consideravelmente na criação de conteúdo, compra e recompra.


Use a criatividade e bom humor, certamente haverá oportunidades de surpreender seu público alvo.


Isso pode ter tanto um efeito positivo quanto negativo, como estratégias bem estruturadas podem colocar sua empresa em outro patamar no ponto de vista dos clientes.


Já as estratégias impensadas ou demora para responder, pode minar definitivamente a imagem da empresa.


Além disso, faça uma segmentação de público. Com isso, você torna a sua comunicação ainda mais personalizada e assertiva.


Programas de fidelidade


Trata-se, basicamente, de oferecer benefícios exclusivos para que seu cliente consuma preferencialmente seu produto ou serviço em vez de utilizar o da concorrência.


Segundo o especialista em marketing e diretor da ALL Soluções em Gestão e Educação Corporativa em Belo Horizonte, Frederico Mafra, a busca pela fidelização deve ser encarada pelas empresas como algo que precisa ser conquistado e mantido todos os dias.


“Fidelizar é um objetivo incessante e um desafio para as empresas. Com ofertas mais diversas, tentadoras e inovadoras, a cada dia surgem novos concorrentes com produtos mais alinhados às necessidades e desejos dos consumidores, o que torna a fidelização mais difícil”, aponta.


Esses benefícios podem ser os mais variados como seus próprios produtos e serviço.

No caso de hotéis, restaurantes e companhias aéreas, que oferecem hospedagens, refeições mais baratas e milhas depois de um tempo de uso do produto da empresa.


Através do programa de fidelidade, busque surpreender e agradar os seus clientes, de forma que ele veja vantagens em continuar essa relação comercial com sua empresa.



CRM- Customer Relationship Management


Customer Relationship Management significa gestão de relacionamento com o cliente, onde se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócios e tecnologias focadas nos clientes.


Segundo Philip Kotler, a conquista de novos clientes custa de cinco a sete vezes a mais que manter os já existentes.


Por isso, a importância do CRM nas empresas para garantir a fidelização do cliente e torná-lo um agente propagador da marca.


Isso faz com que sua empresa mantenha uma relativa vantagem competitiva diante da sua concorrência.


Desde pequenas empresas até as grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas.


O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais como nome, endereço, número de telefone, cidade, etc.


Além disso, armazena seus pontos de contatos com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas e e-mails.


O que torna o CRM uma das tecnologias corporativas mais eficientes e inovadoras disponíveis para as empresas é o modo como ela usa os dados dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.


O objetivo é superar os padrões habituais de relacionamento, com o intuito de encantar os consumidores.


Agora que todo mundo já sabe o que é marketing de relacionamento e para que ele serve, que tal dar uma olhadinha nos conteúdos da nossa página do Facebook?


Lá você vai encontrar muita coisa legal e aproveitar para conhecer nossos produtos!

Além disso, confira no nosso blog outras dicas incríveis para você aumentar sua lista de clientes, www.promopress.com.br.


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