Buscar

5 Dicas para fechar seu arquivo

Quando você finaliza um projeto, e quer enviá-lo para uma gráfica realizar a impressão, vem logo uma dúvida: como enviar? Em que formato? Para esclarecer essas e outras dúvidas, e permitir que você envie seus projetos da maneira adequada, evitando retrabalho e perca de tempo, separamos 5 dicas para fechar seu arquivo muito importantes.


Primeiro, você precisa identificar o programa que está usando para saber a maneira correta de fazer o fechamento. Os principais são: CorelDraw, AdobeIndesign, AdobePhotoshop e AdobeIlustrator. Cada um tem um modo específico para salvar o arquivo. Além disso, não é adequado copiar e colar elementos de um programa para outro, porque além de não sair no fotolito, os problemas de criação terão que ser refeitos.


De modo geral, as especificações abaixo são as aceitáveis pela gráfica para realizar a impressão independentemente do arquivo fechado:


  1. A sangria do arquivo deve ter no mínimo 3 mm em todos os lados, e os elementos devem estar a pelo menos 3 mm distantes do corte. Outra questão importante são as imagens, que devem estar com vetores em CMYK. Se as cores forem pantone, também é importante colocar uma referência impressa, porque o computador não reproduz as cores exatamente iguais as impressas.


  1. Os arquivos devem ser transformados em curvas, e as fontes devem estar anexas ao arquivo. Lembre-se também de sempre deixar as páginas centralizadas, assim não corre o risco de um corte errado.


  1. Quando houver vernizes, alto-relevo e clichês, é importante que você deixe sempre em preto, e adicione uma página com esses arquivos. Procure evitar o uso de imagens de baixa qualidade. O recomendável são imagens com no mínimo 300dpi para uma impressão sem pixels.


  1. Se o layout tiver algum fundo preto, deixe 20% das outras cores para a tonalidade do fundo preto ficar mais escura. Veja exemplo:

  • Cyan: 20%

  • Magenta: 20%

  • Yellow: 20%

  • Black: 100%


  1. Se houver transparência ou sombreado em fonte, imagem ou vetor, faça a conversão do mesmo em bitmap, assim não corre o risco de falhas na revelação do fotolito.

Conseguiu sanar suas dúvidas?

Se ficou alguma questão pendente, deixe um comentário que lhe responderemos.

0 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png