Buscar

16 dicas para manter o foco

Com o constante fluxo de tarefas e obrigações, conseguir manter o foco é um dos maiores desafios para os profissionais de todas as áreas no mercado de trabalho.

Sem manter focado, convenhamos, é um dos grandes segredos para o sucesso de um negócio, mas não pense que isso é tão simples quanto parece.


Quantas vezes você já se pegou distraído no ambiente de trabalho, e sem perceber perdeu a essência naquilo que estava fazendo ou prestes a começar?


Inúmeras, certamente. Mas não se desespere achando que você não é capaz, porque você é e sabe perfeitamente disso.


O que falta, de fato, é você identificar onde está errando e trabalhar nessas falhas, por isso que desenvolvemos esse artigo com 20 dicas para manter o foco.

Vem com a gente, porque a leitura está rica em informações úteis.


Manter o foco – por que é tão difícil?


Eis aqui uma das perguntas mais comuns de se ouvir nos corredores de todas as empresas, e a resposta é mais simples do que parece.


Com a correria do dia a dia, não conseguimos fazer apenas uma tarefa por vez, estamos acostumados com diversos afazeres ao mesmo tempo.


Pena que nem sempre conseguimos dar conta de tudo, e isso acaba deixando alguns encargos de lado, dando espaço a outras obrigações.


Consequentemente, a primeira tarefa fica de lado para ser feita em outro momento, e nem sempre ela é cumprida dentro do prazo previsto, não é mesmo?


Triste realidade, mas ter muitos afazeres ao mesmo tempo pode acarretar, em dado momento, em uma falha de produtividade.


Aliás, falando nesse assunto, você sabia que temos um artigo aqui recheado de dicas sobre produtividade? Clique no banner abaixo e confira.


Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que metade dos entrevistados consegue trabalhar apenas 15min focados, antes de se distraírem.


Dos mesmos, 53% perdem 1h ou mais do dia com pequenas interrupções e distrações, e não para por aí.


Mais ou menos 60% dessas interrupções vêm de redes sociais, e-mails, celulares e telefones.


Muita coisa, não é mesmo?


Mas como isso acontece com tanta facilidade?


A falta de clareza e atenção para o que de fato é importante ser feito no ambiente de trabalho faz com que o profissional seja subutilizado.


Ou seja, ele começa a sentir que não está progredindo profissionalmente e, consequentemente, perde o sentimento de desafio.


Esse tipo de situação está cada vez mais presente dentro das organizações, e sabe quem perde em meio a tudo isso? A empresa e o funcionário!


Por isso, por mais complicado e corrido que seja, é de extrema importância não perder o foco na execução dos projetos, independe da quantidade de tarefas que precisam ser feitas.


Como manter o foco?


Até aqui fizemos um breve resumo de como as pessoas podem ficar desfocadas no ambiente de trabalho, correto?


Daqui para frente vamos apresentar 16 soluções para resolver o nosso problema em questão desse artigo: como fazer para manter o foco.


Comece o dia com um bom café da manhã


Pode parecer bobeira para muitos, mas tomar um café da manhã bem reforçado é um dos segredos para se ter um dia produtivo e, consequentemente, manter-se focado.


Essa é a primeira refeição do dia e a mais importante, já que é o momento em que o organismo necessita de vitaminas e nutrientes para começar os afazeres com energia e disposição.


Alimente-se bem, sua mente e seu corpo agradecem!


Comece cedo!


Nossa segunda dica para não perder o foco e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é começar as tarefas logo cedo.

Experimente acordar cinco minutinhos antes do seu planejado, e veja a diferença que isso trará no seu dia a dia.


É nesse momento que você consegue planejar como será o seu cronograma diário, e a execução do mesmo.


Exercício físico


Você sabia que praticar alguma atividade física todos os dias ajuda a manter o foco?


Estudos apontam que esse tipo de hábito faz com que o seu corpo esteja mais ativo, o que proporcionará uma sensação de bem estar e, como resultado, um sentimento maior de motivação.


Praticar exercício físico faz com que a sua mente esteja mais atenta a tudo que acontece em sua volta.


Prioridades


Sabemos que todas as tarefas do dia a dia são importantes, mas que tal organizá-las por ordem de prioridade, antes de começar a cumpri-las?


Comece realizando as tarefas por ordem de complicação, porque são estas que, geralmente, demandam maior quantidade de tempo.


À medida que for concluindo as tarefas difíceis, irá se sentir mais motivado para continuar os demais afazeres.


Organize a sua vida


Pense assim: organização é a chave do sucesso! Pessoas desorganizadas desperdiçam muito tempo e perdem o foco com maior facilidade.


Organização é um fator fundamental no momento de manter-se focado, pois ajuda a concentrar-se em determinada tarefa e conclui-la com sucesso.

Estatisticamente falando:


  • Estudos apontam que, em média, 23% das pessoas pagam suas contas atrasadas porque não conseguem achar os boletos.

  • Uma pessoa perde 12 dias por ano procurando por coisas que não sabe onde colocou.

  • Todos os dias pessoas nos escritórios perdem, em média, 1 hora e meia procurando algo que perderam.

Reflita sobre os seus objetivos


Um ponto importante para manter o foco é sempre lembrar-se dos motivos pelos quais se deseja alcançar determinada meta.


Imagine a alegria que será a sua vida depois de alcançar determinado objetivo, imaginou? É uma sensação incrível, não é mesmo?


Reflita sempre sobre a importância de manter-se trabalhando duro sem desfocar no cumprimento das tarefas.


Aprenda a dizer não!


Se você é aquele profissional que sempre diz sim para tudo, e na hora de fazer percebe que não dará conta do recado, é melhor começar a parar com isso!


Limitar as suas obrigações ajudará você a manter-se focado para cumprir determinadas tarefas, não deixando lacunas a serem preenchidas.

Aprenda a dividir o seu tempo!


Até mesmo quem é extremamente dedicado e produtivo tem o costume de reservar uma parte do dia para um pequeno intervalo.

E sabe por que esse perfil de profissional faz isso? Porque consegue equilibrar a quantidade de tempo que demora em realizar cada tarefa.


Faça intervalos!


Lembre-se que você não é uma máquina programada 24 horas por dia para trabalhar, é preciso fazer pausas, até porque o seu corpo pedirá isso.


Desconectar-se e relaxar entre 10 a 15 minutinhos por dia é o suficiente para colocar a mente em ordem e voltar às atividades com muito gás.


Não seja multitarefas!


Você sabia que fazer diversas coisas ao mesmo tempo, ou mudar rapidamente entre as tarefas, é o oposto de ter foco?

O ideal é escolher o afazer mais importante naquele momento e executá-lo com maestria, e antes de passar para o seguinte, faça uma pausa e respire fundo.


Lembre-se: se você fizer ou tentar fazer tudo, não vai conseguir fazer nada.


Mantenha sua energia para cima


Sem renovação consistente e rejuvenescimento, é difícil ficar alerta e manter o foco. Defina uma rotina regular e tenha uma boa noite de sono para evitar o cansaço excessivo.


Dê uma caminhada, converse com um amigo, coma um lanche ou tome um pouco de ar para relaxar e deixar que seu cérebro se sinta melhor.


Ansiedade


A ansiedade é uma das grandes vilãs da produtividade, isso porque pessoas ansiosas querem fazer tudo ao mesmo tempo, e nisso acabam perdendo o foco.


E sabe mais o que? Ao final do dia estão cansadas e, geralmente, não conseguiram terminar nada.


Por isso, tente controlar a sua ansiedade, ela pode atrapalhar bem mais do que você imagina.


Mantenha a motivação


Lembre-se do seu objetivo. Manter a linha de chegada em mente vai ajudá-lo a se sentir motivado para terminar seu trabalho, dessa forma, você terá mais facilidade para se concentrar.


Um dos principais motivos pelos quais perdemos a concentração no trabalho é aquela velha sensação de que preferiríamos passar o tempo fazendo qualquer outra coisa, já que não vemos um propósito real na tarefa que temos em mãos.


Faça listas!


Não sabe como fazer para manter o foco nos seus afazeres? Faça listas de tarefas!


É uma ótima maneira para se organiza, e no fim do dia, se houver um tempinho sobrando, aproveite para registrar as tarefas que já sabe que terá que realizar no dia seguinte.


Conheça seus limites


Nem todas as pessoas conseguem ser produtivas todos os dias. Isso não é um problema; é uma característica. Por isso, é importante que você conheça os seus limites.


Tenha em mente o foco que deve dedicas às suas atividades para que elas possam ser concluídas da melhor forma.


Redes sociais


Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Snapchat são as melhores aliadas no desperdício de tempo durante o dia.


Se você perder menos tempo nas redes sociais, não perderá tanto tempo com distrações ou tentando descobrir por que é tão difícil manter o foco.


Escute uma boa música!


Neurocientificamente falando, a audição é a maior culpada pela distração.


Por isso, ouvir boas músicas enquanto você executa atividades é uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta e se manter muito mais atento e compenetrado.

Lembrando que isso não é uma regra, existem muitas pessoas que prefiram o silêncio.


Assista menos tv!


Você sabia que, em média, uma pessoa gasta em torno de 35 horas vendo tv por semana? Imagina só pegar esse tempo e realoca-lo em outra atividade!


Ao optar por ver menos tv, você terá mais tempo para manter-se focado em outros afazeres.

Não estamos dizendo para você parar de assistir tv, estamos apenas orientando a diminuir a quantidade de tempo que você passa em frente dela, e usar em outras tarefas.


De olho nos aplicativos!


Confira 5 aplicativos perfeitos para ajudar você a manter o foco nas suas tarefas:


– Simplynoise

É um site que gera sons capazes de levar uma pessoa para um estado de foco.

Site: www.simplynoise.com


– Kurupira

É um programa desenvolvido para Windows  que bloqueia o acesso a sites que você desejar pelo período de tempo que você determinar.

Site: www.kurupira.net


– Self Control

É um programa desenvolvido para MAC  que bloqueia o acesso a sites que você desejar pelo período de tempo que você determinar.

Site: www.selfcontrolapp.com


– News Feed Eradicator

Para quem passa muito tempo no facebook, esse é o melhor aplicativo.

Site: pesquise no Google por “News feed eradicator”


– Raining.fm

Esse app gera sons de chuva, ideal para quem trabalha ouvindo música.

Site: www.raining.fm


É isso aí, pessoal! Se vocês utilizam outros meios para manter o foco, compartilhem aqui com a gente.

Abraço,

Equipe Promopress

1 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png