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Vamos melhorar as vendas agora?

Quando o assunto é melhorar as vendas, não restam dúvidas de que todo empreendedor faz o que é necessário para a sua empresa progredir.


Afinal, ninguém está disposto a perder dinheiro, ainda mais com um mercado tão repleto de concorrentes.


Existem muitas técnicas que não falham quando o objetivo de uma empresa é alavancar as vendas, principalmente em períodos de crise.

Independente do seu negócio estar inserido no meio digital ou em lojas físicas, algumas táticas para melhorar as vendas se encaixam perfeitamente.


O nosso artigo de hoje vai abordar as principais delas, e você não vai deixar de acompanhar essas dicas com a gente, não é mesmo?


Melhorar as vendas exige planejamento!


Não tem como ignorar o fato de que o sucesso de uma empresa está no seu planejamento detalhado.


Antes de iniciar as estratégias que irão melhorar as suas vendas, faça um planejamento completo que envolva cada etapa a ser executada.


É por meio desse que você evita tomar decisões precipitadas que levarão a empresa ao prejuízo futuramente.


Após planejar é o momento de implantar rapidamente as ideias, e essa é uma decisão que diferenciará a sua empresa dos seus concorrentes.


Mas é possível arruinar uma venda?


Você pode não se dar conta, mas todos os dias somos impactados por ligações indesejadas e e-mails, muitas vezes, não solicitados.


Como consumidores, já não temos mais tanta paciência, ainda mais com empresas que oferecem péssimos serviços de atendimento ao cliente.


O fato é que as pessoas mudaram o seu comportamento ao longo dos anos, e as empresas precisam entender isso.


Selecionamos 3 erros que precisam ser evitados por uma organização, principalmente se esta quiser prosperar:


Não entender que o cliente já fez uma pesquisa na internet antes de procurar a empresa


Muitos estudos sobre o comportamento do consumidor apontam que mais de 80% destes realizam pesquisas na internet antes de realizar uma compra.

Entre 40 e 137 dias é a média de tempo que uma pessoa leva para pesquisar na internet produtos com valor acima de R$ 500,00.


Demora de resposta para um lead


Quando uma empresa responde a um lead dentro do prazo de até 1h, as conversões são geradas 7 vezes mais do que aquelas que demoram mais tempo.


Mesmo sabendo dessa informação, apenas cerca de 40% das empresas seguem a regra a risca.


Usar meios intrusivos como ferramentas de vendas


Evite enviar e-mails indesejados com mensagens de vendas sem que o prospect tenha pedido ou mensagens diretas nas redes sociais.


Além de ser antiprofissional, ter esse tipo de comportamento fará com que o cliente fique insatisfeito com a sua empresa.


Os erros do vendedor comum


Melhorar as vendas não é uma tarefa que depende apenas do time de marketing ou do presidente de uma companhia.


É uma responsabilidade que é dividida com o vendedor, figura que representa a empresa para os clientes, na maioria das vezes.


Existem os vendedores extraordinários e os vendedores comuns.


A seguir, listamos os erros que os vendedores comuns cometem com frequência:


  • Ele é egoísta e só quer o dinheiro do lead, não se preocupando em gerar valor para a empresa na negociação.

  • Por não saber como lidar com as objeções, ele desiste facilmente da venda.

  • Ele não conhece nada sobre o cliente.

  • Ele não respeita os concorrentes, e acredita que diminuí-los durante a negociação convencerá o cliente a fechar com ele.

  • Adora oferecer descontos com facilidade, nem espera o cliente pedir.

  • Ele segue um script pronto, transformando-se no vendedor robô, aquele que nem mesmo o próprio produto conhece.

  • Ele tem medo de finalizar o diálogo com uma oferta clara, e isso faz com que a venda seja perdida.

Ninguém quer um vendedor assim na empresa, não é mesmo? Para melhorar as vendas é necessário ter os melhores no seu time.


5 diferenças entre um bom vendedor e um mau vendedor


Um bom vendedor


  • Sabe como negociar;

  • É bem informado;

  • Valoriza relacionamentos;

  • Se destaca pelo humor;

  • Se preocupa com o cliente.


Um mau vendedor


  • Oferece descontos por medo de perder a venda;

  • Culpa os outros pelo fracasso das suas vendas;

  • É inseguro;

  • Sempre tem uma desculpa nova para não fazer prospecção;

  • Não ouve o cliente, apenas ele fala.


Objeções de vendas


Ao longo de qualquer venda é possível surgirem às objeções, e todo vendedor precisa estar preparado para lidar com elas.


O cliente diz “não tenho tempo agora”.


Responda com “sem problemas, quando podemos conversar por apenas 2 minutos?”.

O cliente diz “estou com grana curta”.


Responda com “eu ouvi isso dos dois últimos clientes que fecharam comigo essa semana. Dê-me apenas 2 minutos da sua atenção para que eu possa entender a sua situação e mostrar como eu posso te ajudar”.


#Nunca esqueça qual é o seu objetivo!


Quando você sabe quais são as suas metas, e para quem almeja vender, fica muito mais simples abordar os clientes.

Para melhorar as vendas é necessário ter metas claras e bem definidas.


#Acredite no produto que está vendendo!

Não tem como negar: a primeira pessoa que deve comprar o seu produto é você mesmo.

Se nem mesmo você acredita na solução que o seu produto tem a oferecer, quem dirá quem não o conhece, não é mesmo?


#Conheça os seus clientes!

É importante sondar como são as pessoas para quem você deseja vender, pena que nem sempre isso é possível, ainda mais se tratando de primeiro contato.


Por isso, procure fazer as perguntas certas a fim de identificar as necessidades de cada cliente, para poder assim mostrar o potencial do seu produto.


#Aprenda a ouvir!

Faça perguntas ao seu cliente para poder entender, de fato, o que ele precisa.


De acordo com pesquisas, em apenas 40% dos casos o consumidor sabe exatamente o que deseja comprar.


#Estabeleça vínculos!

Não esqueça jamais de que a venda é uma parceria com o cliente, por isso é imprescindível que você crie vínculos com ele.


Enviar uma mensagem de agradecimento pela visita, felicita-lo no seu aniversário ou perguntar se o produto atingiu as expectativas são algumas estratégias para criar vínculos.


#Passe confiança!

Existe um princípio no mundo dos negócios que diz que se você não chega cinco minutos antes em um compromisso de trabalho já está atrasado.


A pontualidade sempre causa uma boa impressão no cliente, porque ele entende que você se importa com ele, e isso ajuda a conquistar a sua confiança.


#Seja persistente!

O cliente só vai dar o tão sonhado “sim” se você conseguir encantá-lo. Não esqueça que você não é o único que está vendendo.


Às vezes, você pode não conseguir vender, mas não deixe que as portas se fechem com aquele cliente, coloque-se sempre à disposição para retomar a conversa.


#Atendimento personalizado

Ofereça um atendimento de alta qualidade, guarde os dados do seu cliente e registre as suas preferências.

Isso fará com que ele se sinta importante mais uma vez para a sua empresa.

Sabendo as preferências dos clientes mais fiéis, você pode fazer compras mais acertadas com os fornecedores, melhorando as chances de vendas.


Este conteúdo sobre como melhorar as vendas foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Um abraço,

Equipe Promopress

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