Quando o assunto é melhorar as vendas, não restam dúvidas de que todo empreendedor faz o que é necessário para a sua empresa progredir.
Afinal, ninguém está disposto a perder dinheiro, ainda mais com um mercado tão repleto de concorrentes.
Existem muitas técnicas que não falham quando o objetivo de uma empresa é alavancar as vendas, principalmente em períodos de crise.
Independente do seu negócio estar inserido no meio digital ou em lojas físicas, algumas táticas para melhorar as vendas se encaixam perfeitamente.
O nosso artigo de hoje vai abordar as principais delas, e você não vai deixar de acompanhar essas dicas com a gente, não é mesmo?
Melhorar as vendas exige planejamento!
Não tem como ignorar o fato de que o sucesso de uma empresa está no seu planejamento detalhado.
Antes de iniciar as estratégias que irão melhorar as suas vendas, faça um planejamento completo que envolva cada etapa a ser executada.
É por meio desse que você evita tomar decisões precipitadas que levarão a empresa ao prejuízo futuramente.
Após planejar é o momento de implantar rapidamente as ideias, e essa é uma decisão que diferenciará a sua empresa dos seus concorrentes.
Mas é possível arruinar uma venda?
Você pode não se dar conta, mas todos os dias somos impactados por ligações indesejadas e e-mails, muitas vezes, não solicitados.
Como consumidores, já não temos mais tanta paciência, ainda mais com empresas que oferecem péssimos serviços de atendimento ao cliente.
O fato é que as pessoas mudaram o seu comportamento ao longo dos anos, e as empresas precisam entender isso.
Selecionamos 3 erros que precisam ser evitados por uma organização, principalmente se esta quiser prosperar:
Não entender que o cliente já fez uma pesquisa na internet antes de procurar a empresa
Muitos estudos sobre o comportamento do consumidor apontam que mais de 80% destes realizam pesquisas na internet antes de realizar uma compra.
Entre 40 e 137 dias é a média de tempo que uma pessoa leva para pesquisar na internet produtos com valor acima de R$ 500,00.
Demora de resposta para um lead
Quando uma empresa responde a um lead dentro do prazo de até 1h, as conversões são geradas 7 vezes mais do que aquelas que demoram mais tempo.
Mesmo sabendo dessa informação, apenas cerca de 40% das empresas seguem a regra a risca.
Usar meios intrusivos como ferramentas de vendas
Evite enviar e-mails indesejados com mensagens de vendas sem que o prospect tenha pedido ou mensagens diretas nas redes sociais.
Além de ser antiprofissional, ter esse tipo de comportamento fará com que o cliente fique insatisfeito com a sua empresa.
Os erros do vendedor comum
Melhorar as vendas não é uma tarefa que depende apenas do time de marketing ou do presidente de uma companhia.
É uma responsabilidade que é dividida com o vendedor, figura que representa a empresa para os clientes, na maioria das vezes.
Existem os vendedores extraordinários e os vendedores comuns.
A seguir, listamos os erros que os vendedores comuns cometem com frequência:
Ele é egoísta e só quer o dinheiro do lead, não se preocupando em gerar valor para a empresa na negociação.
Por não saber como lidar com as objeções, ele desiste facilmente da venda.
Ele não conhece nada sobre o cliente.
Ele não respeita os concorrentes, e acredita que diminuí-los durante a negociação convencerá o cliente a fechar com ele.
Adora oferecer descontos com facilidade, nem espera o cliente pedir.
Ele segue um script pronto, transformando-se no vendedor robô, aquele que nem mesmo o próprio produto conhece.
Ele tem medo de finalizar o diálogo com uma oferta clara, e isso faz com que a venda seja perdida.
Ninguém quer um vendedor assim na empresa, não é mesmo? Para melhorar as vendas é necessário ter os melhores no seu time.
5 diferenças entre um bom vendedor e um mau vendedor
Um bom vendedor
Sabe como negociar;
É bem informado;
Valoriza relacionamentos;
Se destaca pelo humor;
Se preocupa com o cliente.
Um mau vendedor
Oferece descontos por medo de perder a venda;
Culpa os outros pelo fracasso das suas vendas;
É inseguro;
Sempre tem uma desculpa nova para não fazer prospecção;
Não ouve o cliente, apenas ele fala.
Objeções de vendas
Ao longo de qualquer venda é possível surgirem às objeções, e todo vendedor precisa estar preparado para lidar com elas.
O cliente diz “não tenho tempo agora”.
Responda com “sem problemas, quando podemos conversar por apenas 2 minutos?”.
O cliente diz “estou com grana curta”.
Responda com “eu ouvi isso dos dois últimos clientes que fecharam comigo essa semana. Dê-me apenas 2 minutos da sua atenção para que eu possa entender a sua situação e mostrar como eu posso te ajudar”.
#Nunca esqueça qual é o seu objetivo!
Quando você sabe quais são as suas metas, e para quem almeja vender, fica muito mais simples abordar os clientes.
Para melhorar as vendas é necessário ter metas claras e bem definidas.
#Acredite no produto que está vendendo!
Não tem como negar: a primeira pessoa que deve comprar o seu produto é você mesmo.
Se nem mesmo você acredita na solução que o seu produto tem a oferecer, quem dirá quem não o conhece, não é mesmo?
#Conheça os seus clientes!
É importante sondar como são as pessoas para quem você deseja vender, pena que nem sempre isso é possível, ainda mais se tratando de primeiro contato.
Por isso, procure fazer as perguntas certas a fim de identificar as necessidades de cada cliente, para poder assim mostrar o potencial do seu produto.
#Aprenda a ouvir!
Faça perguntas ao seu cliente para poder entender, de fato, o que ele precisa.
De acordo com pesquisas, em apenas 40% dos casos o consumidor sabe exatamente o que deseja comprar.
#Estabeleça vínculos!
Não esqueça jamais de que a venda é uma parceria com o cliente, por isso é imprescindível que você crie vínculos com ele.
Enviar uma mensagem de agradecimento pela visita, felicita-lo no seu aniversário ou perguntar se o produto atingiu as expectativas são algumas estratégias para criar vínculos.
#Passe confiança!
Existe um princípio no mundo dos negócios que diz que se você não chega cinco minutos antes em um compromisso de trabalho já está atrasado.
A pontualidade sempre causa uma boa impressão no cliente, porque ele entende que você se importa com ele, e isso ajuda a conquistar a sua confiança.
#Seja persistente!
O cliente só vai dar o tão sonhado “sim” se você conseguir encantá-lo. Não esqueça que você não é o único que está vendendo.
Às vezes, você pode não conseguir vender, mas não deixe que as portas se fechem com aquele cliente, coloque-se sempre à disposição para retomar a conversa.
#Atendimento personalizado
Ofereça um atendimento de alta qualidade, guarde os dados do seu cliente e registre as suas preferências.
Isso fará com que ele se sinta importante mais uma vez para a sua empresa.
Sabendo as preferências dos clientes mais fiéis, você pode fazer compras mais acertadas com os fornecedores, melhorando as chances de vendas.
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Um abraço,
Equipe Promopress
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