Buscar

Sistemas de impressão

Atualizado: Abr 15

É bastante comum os clientes perguntarem sobre os sistemas de impressão no momento de solicitar um orçamento a uma gráfica, isso por causa do custo-benefício e dos prazos de entrega dos materiais.


Claro que conhecendo melhor cada um você não vai ter erro na hora de desenvolver um projeto que necessitará de peças gráficas, por isso que para a matéria de hoje selecionamos os principais sistemas  usados na indústria gráfica, acompanhe conosco!


Conceitos de impressão


De acordo com a Wikipédia, impressão é a tarefa ou atividade de transferir para um suporte material qualquer, seja ele papel, plástico, tecido, entre outros, um determinado conteúdo ou conjunto de signos (letras, palavras, textos, figuras) armazenados em um formato digital para fins de comunicação.


Quando um projeto gráfico deve ser impresso em uma impressora comercial, será muito importante definir, antes mesmo do início do projeto enquanto arquivo digital, qual será o sistema de impressão e o tipo de papel em que esse projeto será impresso.


Agora que já sabemos conceitualmente o significado , vamos falar sobre seus principais sistemas!



  • Impressão digital

Já fizemos uma matéria falando das diferenças entre impressão digital e offset, e como vimos lá a digital é aquela feita para pequenas tiragens, excelente definição, tipos de papeis com secagem rápida e prazos curtos para reprodução.


  • Impressão offset

É a mais utilizada na indústria gráfica, sendo bastante favorável para grandes tiragens, fazendo a gravação de chapas metálicas foto-sensíveis.


  • Tipografia

Como o próprio nome já nos faz pensar, estamos falando em uma reprodução de letras em diversos formatos, sendo que a cada configuração de um conjunto, forma-se um novo conjunto tipográfico.


  • Serigrafia

Também conhecido como silk-screen, esse é sistema utiliza uma tela preparada, posta sobre uma moldura, onde ocorre o vazamento de tinta através de um puxador ou rodo. Adesivos, chaveiros, vidros e outros materiais recebem esse tipo de trabalho.


  • Rotogravura

Conhecido como processo de baixo relevo, esse sistema é bastante usada para altas tiragens com suportes de baixa gramatura.


Viu só quantos métodos de impressão? Qual você mais utiliza em seus projetos? Compartilhe conosco!

9 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png