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Segmentação de mercado

Você sabe o que é segmentação de mercado? Nesse post, vamos explicar o que é essa estratégia e como ela pode ajudar a gerar resultados para o seu negócio.



É fundamental ter em mente que realizar uma segmentação de mercado é importante para acompanhar e entender os diferentes tipos de clientes para conseguir proporcionar uma experiência agradável e um atendimento personalizado mais efetivo.


Abrir uma empresa ou desenvolver um novo negócio é a vontade de muitos empreendedores.


No entanto, muitas empresas não sobrevivem mais que três anos e um dos principais motivos é a criação de uma segmentação de mercado equivocada.


Não adianta abrir um negócio do dia para noite e torcer para que ele dê certo.


É preciso muita pesquisa, análise, planejamento e estratégia para colocar em prática as ações certas e obter resultados.


Além disso, uma das etapas que mais exigem atenção e cuidado é no momento de identificar o seu público-alvo e entender quais são as suas necessidades e desejos.

É aí que entra a segmentação de mercado, abrindo as portas para um maior conhecimento dos seus consumidores.


Mas afinal, o que é segmentação de mercado?


A segmentação de mercado consiste na definição de uma estratégia voltada ao atendimento das necessidades específicas de uma parte muito identificada do seu público-alvo.


Ou seja, dentre todos os perfis que entram em contato com você e iniciam uma negociação, um será escolhido para investir, seja com novos produtos ou campanhas de marketing.


Nada mais é do que a divisão do mercado em grupos reunidos de acordo com interesses parecidos conforme:


  • suas características;

  • suas necessidades;

  • suas preferências;

  • seus comportamentos;

  • seus desejos;

  • seus hábitos de consumo.


Para que a segmentação de mercado seja bem feita é preciso identificar alguns aspectos que afetam as decisões de compra, como:


  • Demografia;

  • Geografia;

  • Psicografia;

  • Comportamento.



Segmentação demográfica

Contém características como idade, sexo, profissão, classe social, grau de instrução, religião, nacionalidade, tamanho da família, raça, etc.


Segmentação geográfica

Local físico onde seu público está localizado. Podendo ser classificado como país, estado, cidade e bairro.



Segmentação psicográfica

Esse tipo de nicho de mercado utiliza fatores como a personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores para segmentar seu público.


Cada vez mais as pessoas usam seus hábitos de consumo como forma de autoexpressão. Além disso, é muito mais comum que os clientes procurem as empresas que dividam seus valores.



Segmentação comportamental

Relacionados ao comportamento com relação a um produto ou a seu conteúdo.


O quanto seu público conhece do assunto que você escreve, onde procuram por essas informações, conhecimentos, sua atitude, uso e resposta a um produto ou serviço.



Por que a segmentação de mercado é importante?


A segmentação de mercado tem extrema importância pois é capaz de identificar as diferentes necessidades existentes de diversos tipos de consumidores que você pode ter no seu negócio.


Isso significa que devemos olhar com maior atenção e cuidado para aquele determinado grupo identificado.


Com isso, você consegue ajustar o produto, o preço, melhorar a distribuição e oferecer a divulgação diretamente para aquele público.


Além disso, facilita a compreensão sobre qual o público mais importante para o meu negócio, que seria o principal cliente ou persona que eu devo investir a maioria dos meus esforços.


Quais as vantagens de realizar a segmentação de mercado?


Agora que já sabemos o que é segmentação de mercado e por que ela é tão importante para as empresas, listamos algumas vantagens de realizá-la. São elas:


  • Fazer com que as empresas possam ir de encontro com as necessidades dos consumidores de forma mais direta;

  • Aumentar a probabilidade de que as promoções obtenham maiores resultados;

  • Ajudar empresas a penetrar no mercado de forma mais focada;

  • Ajustar o produto e os canais de distribuição em função dos segmentos nos quais serão focados;

  • Conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores, afim de concentrar os esforços de marketing para aquele determinado segmento;

  • Ampliar as informações dos seus clientes por meio do banco de dados;

  • Direcionar estratégias poderosas e facilitar no monitoramento;

  • Diminuição de estoque parado.



Segmentação de mercado – Estratégias

Depois de definir a segmentação de mercado do seu negócio, é hora de colocar em prática as estratégias para alavancar as vendas e gerar resultados.



São possíveis abordagens estratégicas do seu segmento de mercado:


Lançamento de um novo produto ou serviço

Primeiramente, é essencial responder uma pergunta muito comum: o que o meu público-alvo busca e de que forma ele quer consumir o que minha empresa oferece?


Respondendo essa pergunta, a sua empresa será capaz de preencher as lacunas, se destacar dos concorrentes, ganhar destaque e fidelidade do seu público.


Reposicionamento de marca

Realizar pesquisas e estudos do seu público podem ajudar na hora de desenvolver ou melhorar produtos. Também é de suma importância quando falamos em reposicionar sua marca.


Aqui, entram também as ações de marketing, que objetivam reforçar os laços da marca com o perfil de cliente escolhido. É uma estratégia que busca estabelecer a identificação entre a empresa e seu cliente.


Oferecer um atendimento personalizado

Como seu cliente quer ser atendido? Quais os problemas que precisam resolver?

Possuir uma segmentação específica faz com que a empresa ofereça um atendimento personalizado, fazendo com que aquele cliente se sinta especial e único para você.


Estar próximo ao seu público ampliam as chances de oferecer serviços e bens com preços competitivos e também orienta na escolha dos melhores veículos de comunicação.


Pontos importantes!

Identificar os segmentos de mercado ajuda a escolher aqueles que são mais atrativos, que se ajustam mais a cada produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Isso deve obedecer a algumas características como:


  • Homogeneidade: devem ter conjuntos de características em comum.

  • Mensurabilidade: analisar dados estatísticos do segmento de cada mercado.

  • Acessibilidade: deve estar disponibilizado para toda equipe de marketing e vendas com fácil acesso para permitir otimização das melhores estratégias.

  • Substanciabilidade: deve ter uma dimensão ao menos média que possibilite explorar e obter ganhos rentáveis.


FONTE: https://bit.ly/2TzeeaU




Agora que entendemos como funciona a segmentação do mercado, vamos ver um caso de sucesso.


Estudo de caso: Nivea Sun Protection

Uma segmentação cuidadosa do mercado é fundamental para vender com sucesso produtos. Você precisa entender o que faz com que consumidores diferentes respondam e a melhor forma de alcançá-los. A Nivea realizou uma impressionante campanha de pesquisa de mercado que pode ser utilizada por outras empresas.


Primeiro, uma pequena contextualização: Beiersdorf é uma empresa internacional de cosméticos com marcas líderes como Nivea e Eucerin. Eles expandiram significativamente no mercado do Reino Unido através de uma segmentação efetiva que correspondia às necessidades dos consumidores. A empresa tornou-se a líder de valor, o que significa que as pessoas gastam mais em produtos de proteção solar Nivea do que qualquer outra marca.


Uma linha de produtos importante para a Nivea é a de produtos para cuidados com o sol. A reputação da Nivea neste segmento amplo é reforçada pela pesquisa e desenvolvimento científico robusto, focado em proporcionar a melhor proteção possível dos raios solares.


A chave era segmentar ainda mais o mercado de produtos de proteção solar por dois fatores importantes: tipo de pele e clima onde os produtos são usados.


Através do uso de pesquisas e grupos focais, a Nivea conseguiu determinar as diferenças de atitudes entre diferentes segmentos de consumidores. Eles descobriram:


  • Os consumidores que não estavam preocupados em ficar bronzeados, ao invés disso, estavam mais focados na proteção contra danos causados pelo sol.

  • Os evasores de sol que não compram esses produtos porque evitam situações de alta exposição. Embora sejam conscientes da necessidade de comprar produtos para proteção solar.

  • Os amantes do sol conscientes que adoram estar no sol, mas estão preocupados com a proteção.

  • Os curtidores despreocupados, que por outro lado, não se preocupam com o sol e compram produtos de baixo FPS, isso se comprarem algum.

  • Finalmente, as pessoas preocupadas com a beleza, que querem ter um bom bronzeado, mas não entendem adequadamente a relação entre FPS e proteção.


A Nivea usou essa pesquisa para desenvolver seu posicionamento de marca exclusivo, que incluiu fazer o cuidado do sol tão simples quanto possível, fornecendo educação sobre a importância da proteção, encontrando maneiras de reforçar essa mensagem.


Uma inovação que veio dessa pesquisa foi um produto que ofereceu proteção total e instantânea dos raios solares UVA e UVB, porque muitos consumidores não conseguem aplicar esses produtos no prazo necessário para a eficácia (20-30 minutos antes da exposição).


Outras inovações de produtos incluíram sprays que são fáceis de aplicar, produtos coloridos para crianças e produtos resistentes à água para crianças e adultos. A publicidade para produtos infantis visava as mães de crianças com uma mensagem de proteção.


Os pesquisadores interessados podem tirar ideias importantes do estudo de caso da Nivea:

uma sofisticada estratégia de segmentação de mercado vai além da demografia simples.

Através de pesquisa direcionada, as empresas desenvolvem uma compreensão dos segmentos de clientes que levam em consideração os hábitos e o comportamento de compra.


Usando essa segmentação, o desenvolvimento de produtos e mensagens tornam-se mais efetivos e as vendas internas e as receitas aumentam.



FONTE: https://bit.ly/2UhTWXR

Gostou das dicas? Acesse nosso site, www.promopress.com.br. No blog da Promopress você encontra outros artigos que te ajudarão a alavancar as vendas do seu negócio.

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