Buscar

Resolução e tamanho da imagem

Quer saber mais sobre resolução e tamanho da imagem? Nesse post, vamos te explicar a relação que esses dois aspectos tem entre si. Confira!



Designers gráficos, fotógrafos e pessoas em geral que são envolvidas com criações de artes gráficas costumam, algumas vezes, confundir a resolução e o tamanho da imagem no início da carreira.


Você sabe a relação entre esses dois termos?



Resolução e tamanho da imagem


Quando falamos sobre resolução e tamanho da imagem, falamos também sobre pixel. Mas afinal, o que são pixels?


O pixel é a unidade de medida para imagens digitais. São os elementos mínimos, básicos e primordiais. Podemos compará-los às células, que juntas, constroem uma espécie de mapa para ser interpretado pelo computador.


Cada pixel (ou pequenos grupos) é preenchido por uma cor única, tal qual só fará sentido se estiver junto dos seus irmãos pixels, para formar a família de pixels e serem felizes, compondo imagens por aí.


Já a resolução, podemos dizer que se trata do elemento que mede a chamada definição da imagem. A definição ou resolução varia dentre as seguintes situações e nomenclaturas:


  • Pixels por polegada (PPI: Pixels Per Inch- em monitores e telas);

  • Pontos por polegada (DPI: Dots Per Inch – em impressão).

Resolução e tamanho da imagem – Dimensões


As dimensões em pixels medem o número total de pixels ao longo da largura e da altura de uma imagem.


A resolução é a nitidez de detalhes em uma imagem bitmap e é medida em pixels por polegada (ppi). Quanto mais pixels por polegada, maior a resolução.


Geralmente, uma imagem com uma resolução maior reproduz uma imagem impressa de melhor qualidade.


A menos que uma imagem seja redefinida (redefinição da resolução), a quantidade de dados da imagem continua constante quando a dimensão ou a resolução de impressão é alterada.


Por exemplo, se a resolução de um arquivo for alterada, a largura e a altura também serão para manter a mesma quantidade de dados da imagem.


Normalmente é utilizado a resolução de 72 dpis para geração de imagens que serão utilizadas em monitores ou internet e 300 dpis para imagens que serão utilizadas para impressão.


Isso é determinado nos softwares de manipulação de imagens, como o Photoshop.

Outro termo importante dentro da perspectiva da resolução x tamanho da imagem é o termo reamostragem.



Para entendê-lo melhor, basta pensarmos que em determinadas situações, é necessário diminuir os pixels de uma imagem, para se enviar mais facilmente pela internet por exemplo.


No entanto, sem alterar o seu tamanho. Ou quando simplesmente aumentamos o tamanho de uma imagem de 4x4cm para 8x8cm, por exemplo, sendo que na última imagem cabem muito mais pixels do que na primeira, alguns softwares fazem uma reamostragem para preencher estes pixels que não existiam na imagem anterior.


O que muda na verdade é a qualidade de resolução, que passa por uma alteração.

É importante saber que a reamostragem não melhora a resolução de uma imagem, simplesmente ela reorganiza os pixels para que o resultado final após algum redimensionamento de imagem fique melhor.


O ideal mesmo é que as imagens sejam criadas no tamanho e na resolução correta.

FONTE: https://bit.ly/2CNHfu1



Resolução e tamanho da imagem – Formatos da imagem


O formato do arquivo de imagem também é um tópico importante quando falamos a respeito de resolução e tamanho de imagem.


O mais famoso e utilizado, por exemplo, é o JPEG, um formato que deixa o arquivo compactado. Lembrando que você pode gerar um JPEG com baixa ou alta resolução (para internet ou para impressão).


Para arquivos que exigem o máximo em qualidade de imagem e resolução, o ideal é salvá-lo no formato TIFF, superior e que não compacta o arquivo.


É o formato mais adequado para materiais impressos utilizados em grandes ampliações, porém o tamanho em KB (kilo bytes – espaço em disco) dos arquivos é muito maior, sendo totalmente inadequado para uso na internet.



Resolução e tamanho da imagem – Tamanho é qualidade?


A qualidade de uma imagem, quando se trata de resolução, pode estar associado sim ao seu tamanho. No entanto, podemos creditar também o quanto a imagem foi bem produzida, levando em conta fatores como iluminação, ângulo e cores.


Imagens com alta resolução e tamanho são boas, mas somente as de alta qualidade fazem diferença na hora de compor. Uma ótima fonte de qualidade são os bancos de imagem.


Como alterar as dimensões e a resolução da impressão?


  • Escolha Imagem > Tamanho da Imagem;

  • Altere as dimensões de impressão e/ou a resolução da imagem;

  • Para alterar as dimensões de impressão e a resolução, sem alterar o número total de pixels de uma imagem, desmarque a opção Redefinir a Resolução da Imagem;

  • Para alterar apenas as dimensões de impressão ou apenas a resolução e o ajuste do número total de pixels na imagem, proporcionalmente, selecione Redefinir a resolução da imagem e escolha um método de interpolação;

  • Para manter as proporções atuais entre a largura e a altura da imagem, selecione Restringir Proporções. Essa opção altera automaticamente a largura quando a altura é alterada e vice-versa;

  • Em Tamanho do Documento, digite novos valores para a largura e a altura. Se desejar, escolha uma nova unidade de medida. Observe que, para Largura, a opção Colunas utiliza a largura e os tamanhos de medianiz especificados nas preferências de Unidades e Réguas;

  • Para Resolução, digite um novo valor. Se desejar, escolha uma nova unidade de medida.



Percebeu como a resolução e o tamanho da imagem andam sempre juntos? Acesse nosso site,www.promopress.com.br. No blog da Promopress Gráfica, você encontra outras dicas sobre a Indústria Gráfica.


99 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png