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Posicionamento de marca

Você sabe o que é posicionamento de marca? No post de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas.


Definir o posicionamento de marca é uma atividade fundamental que vai orientar todas as ações da sua empresa, além de diferencia-las dos concorrentes no mercado.


Essa é uma atividade que começa dentro do negócio por meio dos valores, da cultura e do perfil dos consumidores.


Uma vez consolidada na empresa, ela deve ser comunicada e reforçada ao público. Com isso, ela tem capacidade de criar elos emocionais com os clientes e aumentar a fidelização.


Em marketing, chamamos de posicionamento de marca o lugar que ela ocupa na mente dos consumidores, sendo isso que o diferenciará dos demais concorrentes.


Para uma empresa diferenciar-se no mercado, deve desenvolver métodos para fortalecer a imagem da marca, incorporando as qualidades técnicas e reforçando a relação da marca com os consumidores.


Esta imagem própria é construída através da comunicação ativa de certos atributos, benefícios e valores, tudo selecionado com base na estratégia empresarial.


Os atributos e benefícios que ajudam a posicionar corretamente a marca tem que ser relevantes aos consumidores, se não forem assim, não serve de nada criar um posicionamento de marca.

O que está envolvido no posicionamento de marca?


  • Segmentar o mercado;

  • Destacar os produtos e serviços com os atributos que os clientes procuram;

  • Comunicar o posicionamento de forma eficaz.


Como construir um posicionamento de marca


Pense nos valores da empresa

Primeiramente, reflita sobre quais aspectos intangíveis que sua empresa não abre mão, como transparência, honestidade e qualidade.


Esse será o guia para construir a personalidade da sua marca. Além de ajudar a desenvolver as decisões estratégicas e, até mesmo, montar sua equipe.


Saiba quem são os públicos envolvidos

O posicionamento de marca precisa conversar com os clientes, funcionários e fornecedores, ou seja, com todos os públicos envolvidos no seu negócio.Caso contrário, ele será mais um daqueles projetos que não saem do papel.


Esse tipo de estratégia vai ajudar a criar, de fato, uma marca forte. Além de também facilitar a comunicação com cada um dos públicos e assim, conquistar o reconhecimento no mercado.


  • Quem são nossos os target buyers (público potencial)?

  •  Quais problemas e necessidades vamos resolver?

  • Por que nossa empresa é a melhor alternativa?


Seja consistente


Basicamente, sua marca deverá assumir uma personalidade única. Os valores e voz da sua marca devem ser mantidos e relembrados a todo momento.


É essa a consistência que será a grande responsável por fixar esse posicionamento de marca na mente dos consumidores.


Estratégias de posicionamento de marca


Atributos

Concentrar-se em um atributo como tamanho ou idade da marca. Quanto mais atributos para posicionar, mais difícil será posicionar-se na mente do consumidor.


Benefício

O produto ou serviço se posiciona com base nos benefícios que são oferecidos. Por exemplo, a roupa limpa e impecável depois de ser lavada com um determinado detergente em pó.


Qualidade e preço

A empresa deve oferecer a maior variedade de benefícios por um preço razoável. Há também empresas que se posicionam só pelo preço, como a Rolex, com preços altos e a Swatch, com preços baixos.

Concorrente

Comparar as vantagens e atributos com as marcas concorrentes, ou seja, afirmar que a marca é melhor em algum aspecto em relação ao concorrente.


Em muitos anúncios a Oral B se compara em aspectos de qualidade frente as outras marcas de cremes dentais.


Uso ou aplicação

Trata-se de posicionar como os melhores, tendo como base o uso ou aplicações específicas.


Categoria do produto: esta estratégia concentra-se em posicionar-se como líder em uma categoria de produtos.


No entanto, é importante frisar, que não é possível tirar da cartola um posicionamento e magicamente ele se fixar na mente dos consumidores.


O posicionamento é um processo, não um ato. São muitas etapas de persuasão, para encorajar o cliente a pensar de uma determinada maneira.


A estratégia de posicionamento é a base de sustentação da comunicação corporativa


Posicionar-se, trocando em miúdos, significa explicar para o mercado quais são os valores da marca que justificam comprar da gente e não de nosso concorrente. Ou, porque pagar mais caro por aquilo que oferecemos, em troca de uma performance melhor.


E entenda-se performance de forma ampla, como tudo aquilo que um cliente ganha quando transaciona com nossa marca.


O posicionamento, na verdade, é o último step de um trabalho de branding, que elabora um plano que evidencie os valores da marca para seu mercado.


Posicionamento de marca – Seja relevante para as pessoas


Os seus clientes precisam considerar o seu trabalho relevante dentro do segmento que você atua.


Quando a sua empresa tem um posicionamento bem claro, seus clientes sabem definir com facilidade seus diferenciais perante a concorrência e, assim, você passa confiança, gera credibilidade e valor para eles e, consequentemente, aumenta a fidelização.


Mas como ser relevante e escolher o lugar certo para ocupar o mercado?


É importante você definir algumas coisas: quem você deseja atingir e como você pode ajudar a solucionar o problema dessas pessoas.


Como identificar meu público-alvo?


Essa pesquisa pode ser sobre seu comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, entre outros.


Uma alternativa para entender o perfil do seu cliente é investir na análise do mercado.


Uma loja especializada em utensílios maternos, provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas, por exemplo.


A partir disso, segmente o seu mercado. Procure criar subgrupos dentro de seu mercado que possam ter comportamentos de compra semelhantes e trabalhe de acordo com esses segmentos.


Monte suas ofertas para que atendam as exigências dos segmentos que identificou.


Você pode até pensar em algumas necessidades ainda não identificadas pelo seu público, mas cuidado, procure atendê-lo  no que ele precisa antes de inovar na oferta.


O poder da Análise Swot


Todo tipo de negócio precisa de um planejamento e a Análise Swot vai te ajudar muito.

Ela tem o objetivo de organizar de uma forma visual para facilitar a compreensão e ajuda você a conhecer sua empresa de uma forma melhor.


A Análise Swot identifica:


  • Pontos fortes;

  • Pontos fracos;

  • Oportunidades;

  • Ameaças.

Erros frequentes sobre posicionamento de marca


Subposicionamentos 

Não ser capaz de apresentar um benefício principal e fundamental para que os consumidores adquiram a marca.


Sobreposicionamentos

A proposição de valor é percebida de forma muito limitada, estreita e isso pode fazer com que muitos consumidores pensam que a marca não se dirige a eles.


Posicionamentos de ruído

Apresentam um benefício que interessa a uma pequena parte de consumidores e não é rentável para a empresa.


Posicionamentos dúbios

Os consumidores não acreditam que a marca possa oferecer realmente o benefício principal que apresenta.

Posicionamento de marca bem sucedido


Coca-cola 

Quando o assunto é posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos exemplos de maior sucesso. Número 1 em seu segmento, não é à toa que está a mais de 125 anos no mercado.


Em suas diversas campanhas, como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Bebendo uma Coca-Cola com …”. a marca sempre se apoiou em valores como amizade, felicidade, alegria e união.


O posicionamento da marca promove engajamento entre os consumidores, incentivando-os a compartilhar momentos e experiências.


McDonald’s 

Presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota um posicionamento de marca baseados em quatro conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.


Isso porque, cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes. Assim, a marca consegue compreender as necessidades dos consumidores de cada região.

No Brasil, o McDonald’s se posiciona como líder no mercado, o melhor fast food, o lugar ideal para ser atendido rapidamente e com produtos de qualidade.


Acesse nosso sitewww.promopress.com.br, lá você encontra outros conceitos que esclarecerão suas dúvidas referente a sua empresa.


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