Buscar

Papel couché

Você sabe quais são as características do papel couché e por que ele é tão utilizado pelas empresas para fazer a impressão dos seus materiais? Confira nesse post!



O papel é o principal componente no sistema de impressão. O impacto visual causado pelo impresso está diretamente relacionado ao material utilizado para a sua produção.


Existe uma infinidade de tipos e formas de papéis, cada um feito de uma maneira e matéria-prima diferente.


Com tantas opções existentes no mercado, fica mais difícil distinguir qual é o mais apropriado para um determinado impresso.


Por isso, listamos algumas dicas para ficar mais fácil no momento da escolha do papel ideal para a sua impressão.


Antes de mais nada, é importante ter em mente alguns aspectos fundamentais:


  • Qual a utilidade você vai dar para esse papel?

  • Como será utilizado o material produzido?

  • Qual será a vida útil necessária?

  • Como será o ciclo de vida desse material?



Mas afinal, como são classificados esses papéis?


Os papéis são classificados de acordo com a textura, gramatura e a cor, para que dessa forma seja possível escolher qual o papel ideal para a sua impressão.


Gramatura do papel


Quando falamos em papel, a gramatura é o que define o volume final do impresso.


De uma maneira bem simples, estamos falando das medidas de densidade desse substrato, ou seja, seu peso, que é o fator decisivo no momento de custear uma impressão.


Essa gramatura, geralmente, varia entre 50 e 350 gramas.


Tipos de gramatura


75g – Papéis usados para a impressão de comandas, blocos de nota, folhetos preto e branco e receituários. São materiais mais básicos que não necessitam de uma força maior.


90g – Pense naqueles papéis que você usa bastante no seu dia a dia em casa ou no ambiente de trabalho: folhetos, talões numerados, papel timbrado.


115g – Essa é uma das gramaturas mais usadas nas gráficas, pois abrange a impressão de panfletos, cartazes e folhetos.


150g – Para a impressão de capas de revistas, flyers e folders, o mais indicado é usar papéis com 150g, já que precisam de maior resistência e são mais espessos.


Textura


A segunda característica que vamos falar sobre esse assunto é a sua textura.


Ela nada mais é do que o aspecto da superfície do papel, podendo ser áspero, liso, telado, calandrado entre outros.



Para cada impresso é exigida uma textura diferente, que varia de acordo com o resultado esperado para o projeto gráfico.


Formato


Cada produto impresso possui um formato de papel específico, ou seja, a proporção de corte que o mesmo poderá apresentar.


O formato é o item que proporciona o aproveitamento dos papéis, evitando possíveis desperdícios.


Cor

Essa é a última característica que define uma boa impressão.


A alvura e o grau de opacidade determinam a aplicação do papel, sendo toda cor aplicada um alvo que poderá sofrer alteração no momento da impressão.


Já sabemos que são inúmeros os papéis utilizados na indústria gráfica. Por isso, listamos os cinco papéis mais utilizados.


Quais os papéis mais utilizados na indústria gráfica?


  • Couché

  • Offset;

  • Reciclato.


Agora que temos em mente todas essas características dos papéis, vamos falar sobre o papel mais comum na indústria gráfica?


Você sabia que o papel couché é um dos mais utilizados para impressão na indústria gráfica?


Isso se dá por conta da sua qualidade, que deixa os impressos com excelente aparência.

Mas você conhece esse tipo de papel? Na matéria de hoje falaremos um pouco sobre ele, suas características, vantagens e tudo mais que o envolve, embarque com a gente nessa aventura!


O significado do couché


A palavra couché é de origem francesa que significa camada, ou seja, estamos falando de um papel que tem uma base coberta de látex, cálcio, caulim e outros aditivos que juntos permitem a superfície ficar com um aspecto branco, liso e uniforme, resultando em um acabamento impecável, perfeito para trabalhos profissionais.


Atualmente, no mercado existem diversas gramaturas com esse papel, da qual destacam-se 80g, 90g, 115g, e 150g, sendo que quanto menor o número, mais fino é o papel.


Tipos


Em um bom número de gramaturas, esse tipo de papel não poderia ser apenas de um modelo, não é mesmo? A seguir, selecionamos os mais usados na indústria gráfica:


  • Couché brilho: é o tipo de papel em que a luz fica extremamente refletida, além da vivacidade das cores e um brilho macio, sendo utilizado em cartões de agradecimento, catálogos e até mesmo convites;

  • Couché fosco: modelo que capta maior quantidade de luz, resultando em impressos com cores bem contrastadas e puras, bastante visto em calendários, cartões de visitas e folders;

  • Couché matte: semelhante ao modelo anterior, porém muito utilizado quando se pensa em aplicar uma camada de verniz no impresso, muito encontrado em convites, cartões de visitas e flyers;

  • Couché textura: revestido de brilho em ambos os lados, com texturas panamá, skin ou gofrado. Esse tipo de papel é utilizado em encartes, folhetos, livros, revistas, catálogos e sobrecapas;

  • Couché monolúcido: é brilhante de um lado e liso do outro, evitando impermeabilidade no contato com a umidade, sendo encontrado com frequência em rótulos e embalagens.

Características e vantagens


O papel couché é microporoso, ou seja, seus poros são minúsculos, o que não absorve tanta tinta, como os demais papeis da indústria gráfica. Essa é sua principal característica, mas apontamos ainda:


  1. Alto brilho;

  2. Excelente material para trabalhos com MDF;

  3. Elevada opacidade;

  4. Alta brancura;

  5. Encontrado em diversas gramaturas.


Como vantagens desse tipo de papel destacamos alguns pontos importantes:


  • Facilmente dobrável e grampeável;

  • Menor tempo de pós-impressão;

  • Adequado para receber colagens;

  • Recebe costuras.



Viu só quanta informação importante destacamos na matéria de hoje? Não tem jeito: o papel couché está presente, basicamente, em todos os tipos de impressos.


Na hora de imprimir o seu material, opte pelo melhor papel, e escolha uma gráfica de qualidade para realizar essa tarefa.


A Gráfica Promopress atua nesse mercado a bastante tempo e entende do assunto, entre em contato e comprove o que estamos falando!

83 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png