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Público-alvo de eventos – Como definir?

Você sabe como definir o público-alvo de eventos? Nesse post, vamos te ajudar a entender melhor quem irá ser o foco da sua ação. Confira!



Algumas etapas precisam ser seguidas antes de iniciar as preparações para essa ação de marketing tão utilizada atualmente.


Uma das principais coisas a se fazer durante o planejamento é a definição do público-alvo de eventos, pensando em alguns aspectos referentes a sua empresa.


Antes de mais nada, é preciso ter mente o significado desse conceito e como ele é importante para os eventos e as demais estratégias das marcas.


Público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, como gênero, faixa etária, estado civil, localização geográfica, faixa salarial, etc, que podem estar interessados em comprar o seu produto. Ou seja, são seus potenciais clientes.


Antes de investir em um bom planejamento de comunicação e definir o público-alvo que sua empresa quer atingir, você precisa estabelecer respostas  para as seguintes perguntas:


  • Qual público você quer atingir?

  • Onde meu público-alvo está presente?

  • Como posso impactá-lo?

  • Qual rede social ele utiliza com frequência?

  • Qual o meu objetivo com essa ação?

  • Qual será o meu resultado?


Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo de qual seria o público-alvo de um evento de moda feminina:


Mulheres de 25 a 45 anos, residentes na cidade de São Paulo, classe econômica B e C, com renda entre R$ 1500,00 e R$ 2000,00 por mês, que procuram saber quais são as tendências da estação. 


Para traçar o perfil do seu público-alvo, vale fazer uma pesquisa que envolve tanto fatores comportamentais (hábitos, personalidade e atitudes) quanto demográficos (região, idade, renda etc). Entre as perguntas que você deve buscar respostas estão:


• Gênero: A maioria do seu público se identifica como homens ou mulheres? Não esqueça que também existem pessoas transsexuais e que não se identificam nem com um gênero ou outro.


• Idade: adolescentes, jovens-adultos, adultos, crianças ou idosos?


• Localização: bairro, cidade, estado ou a galera da rua?


• Poder aquisitivo: quanto eles ganham e estariam dispostos a gastar no seu evento?


• Hábitos de consumo: aqui, vale tudo que puder saber sobre como e onde seu público costuma gastar dinheiro.


Ao responder essas perguntas, fica fácil montar quais são as características do seu público-alvo.




Mas afinal, por que é importante definir o público-alvo de eventos?


Definir as necessidades do evento

Com a definição clara do público, fica mais rápido o entendimento das necessidades do seu evento.


São exemplos de necessidades:


  • Quais e quantas atrações terão de acordo com o meu segmento;

  • Quantidade e variedade de comidas e bebidas;

  • Equipes e serviços terceirizados que precisam ser contratados;

  • Equipamentos que precisam ser alugados (cenário, som, iluminação, etc).


Criar uma divulgação objetiva

Divulgar um exemplo sem saber com quem exatamente está falando é uma das dificuldades de não ter definido um público-alvo.


Por isso, é fundamental ter em mente as características dessas pessoas e quais meios de comunicação serão eficazes para atingi-los.


Não realizando esse tipo de planejamento, podem ocorrer diversas situações, caso você não tenha uma lista de convidados, por exemplo.


É essencial que você atinja um público qualificado, que irá apreciar, desfrutar e falar bem do seu evento.


Mas o que fazer para identificar o meu público-alvo?

Defina a sua persona


Entender sobre os hábitos de um público não é suficiente para identificá-lo. É fundamental definir uma persona para ter essas informações mais aprofundadas.


Você sabe o que é persona?


Persona ou buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa.

O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.


A definição de persona é mais específica que a de público-alvo. A persona entra em detalhes de comportamento, características pessoais e profissionais, desejos, objetivos e necessidades.


Ela é a personificação do seu cliente ideal, obtida através de pesquisas com o público-alvo.

Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:


  • Um nome fictício, para facilitar a conexão;

  • Uma breve história sobre o dia a dia da persona;

  • Profissão;

  • Hábitos de compra;

  • Estilo de vida;

  • Redes sociais favoritas;

  • Hobbies;

  • Valores;

  • Dores relacionadas ao seu produto;

  • Dúvidas;

  • Ambições.

Converse com pessoas interessadas

Após a definição da sua persona, é fundamental no momento da definição do público-alvo para eventos, é conversar com pessoas que possam ter interesse.


Essa pesquisa se torna ainda mais eficiente quando já se tem planejado e elaborado a proposta desse evento, tornando ainda mais atraente para a persona.


Além disso, você obtém informações importantes sobre os potenciais clientes, como a sua linguagem e como abordá-lo da melhor maneira possível.


Segmente o seu público-alvo

Imagine que você desenvolveu um produto bom, que pode ser a solução para muitas pessoas. Para divulgá-lo, você observou que será necessário educar o mercado, mostrando as aplicações do produto e o que ele é capaz de proporcionar.


Porém, você observou que dentro do seu público-alvo há consumidores que já têm esse conhecimento e que anseiam por conteúdo mais específico, para tirar dúvidas. Como então gerar materiais para esses dois grupos?


O primeiro passo é realmente criar a segmentação. Ela pode ser pelo nível de conhecimento da solução proposta, como comentado acima, ou alguma outra característica, como idade, profissão, linguagem, etc.


Criados os grupos, você deve entender a necessidade de cada um e produzir os conteúdos que atendam a cada conjunto, sempre tentando aprofundar mais sobre o assunto trabalhado.




Diversity People Seminar Learning Cityscape Concept


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