Você sabe comoidentificar seu público-alvo? No post de hoje, vamos te mostrar maneiras fáceis de definir o público que sua marca irá atingir. Confira!
O que é público-alvo?
Saber para quem sua empresa irá vender poderá ser determinante para seu sucesso, a curto, médio e longo prazo.
Público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, como gênero, faixa etária, estado civil, localização geográfica, faixa salarial etc, que podem estar interessados em comprar o seu produto. Ou seja, são seus potenciais clientes.
Antes de investir em um bom planejamento de comunicação e definir o público-alvo que sua empresa quer atingir, você precisa estabelecer respostas para as seguintes perguntas:
Qual público você quer atingir?
Onde meu público-alvo está presente?
Como posso impactá-lo?
Qual rede social ele utiliza com frequência?
Qual o meu objetivo com essa ação?
Qual será o meu resultado?
Como identificar meu público-alvo?
Para responder essas questões e determinar este perfil, realiza-se uma série de pesquisas envolvendo diversos fatores para definir quais características em comum desta fração da sociedade que irá ser o foco do seu negócio.
Essa pesquisa pode ser sobre seu comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, entre outros.
Uma alternativa para entender o perfil do seu cliente é investir na análise do mercado.
Uma loja especializada em utensílios maternos, provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas, por exemplo.
A partir disso, segmente o seu mercado. Procure criar subgrupos dentro de seu mercado que possam ter comportamentos de compra semelhantes e trabalhe de acordo com esses segmentos.
Monte suas ofertas para que atendam as exigências dos segmentos que identificou.
Você pode até pensar em algumas necessidades ainda não identificadas pelo seu público, mas cuidado, procure atendê-lo no que ele precisa antes de inovar na oferta.
E por fim, identifique os canais mais adequados com os segmentos definidos e procure falar com eles, utilizando a linguagem e a forma particular de casa um deles.
O uso correto da linguagem vai tornar a sua comunicação mais assertiva e despertar mais vontade no seu público em conhecer sua marca melhor.
Tendo uma boa definição do seu público-alvo, você poderá melhorar vários aspectos da sua comunicação, como:
Identidade e linguagem da sua empresa;
O tipo de conteúdo que vai produzir;
Irá definir quais canais e eventos participar;
Determinar quando e como oferecer promoções;
Identificar alterações e melhorias do produto.
Saber quem é o seu público-alvo traz mais profissionalismo para a sua marca, maior facilidade e agilidade nas decisões e tempo de qualidade para criar e ver sua loja do coração se desenvolvendo!
5 dicas para descobrir quem é seu público-alvo
Cadastro de clientes
Faça um cadastro detalhado dos seus cliente com as informações a seguir:
Nome;
E-mail;
Endereço;
Data de aniversário;
Produto adquirido;
Valor da venda.
Pesquise com quem já comprou
Depois do cadastro de clientes feito, envie um e-mail para todos os seus clientes com um questionário com perguntas como:
Qual a sua faixa etária?
Qual o seu estado civil?
Qual a sua cidade?
Tem filhos ? Qual faixa etária?
Você trabalha?
Qual a sua faixa salarial?
Crie grupos de segmentação
Imagine que você desenvolveu um produto bom, que pode ser a solução para muitas pessoas.
Para divulgá-lo, você observou que será necessário educar o mercado, mostrando as aplicações do produto e o que ele é capaz de proporcionar.
Porém, você observou que dentro do seu público-alvo há consumidores que já têm esse conhecimento e que anseiam por conteúdo mais específico, para tirar dúvidas.
Como então gerar materiais para esses dois grupos?
O primeiro passo é realmente criar a segmentação. Ela pode ser pelo nível de conhecimento da solução proposta, como comentado acima, ou alguma outra característica, como idade, profissão, linguagem, etc.
Criados os grupos, você deve entender a necessidade de cada um e produzir os conteúdos que atendam a cada conjunto, sempre tentando aprofundar mais sobre o assunto trabalhado.
Identifique as variáveis que motivam a compra
Produtos – Qualidade, variedade, disponibilidade, etc;
Preços – Formas de pagamento, descontos, etc;
Estrutura – Aparência/ design, segurança, sinalizações, etc;
Suporte ao cliente – Canais de atendimento, vendedores, etc;
Como conheceu a empresa – site, redes sociais, por outras pessoas, etc;
Canais que mais acessam – loja física, site, mídias sociais, etc.
Crie ofertas assertivas
Planeje suas ofertas para que atendam as necessidades do público-alvo que você identificou. Você pode até pensar em algumas necessidades que o seu público ainda não sabe que tem.
Mas cuidado, procure atendê-lo no que ele precisa, antes de inovar nas ofertas!
Saiba em quem eles confiam
Quais são as referências do seu setor? Quem são as pessoas capazes de criar opiniões e ditar rumos no mercado? Podem ser especialistas, celebridades, esportistas, etc.
Tudo vai depender do seu nicho de atuação e do público-alvo do seu produto. Ao identificá-los, você pode investir nessa conexão, de forma que transfira a credibilidade delas para seu produto.
Quais são os benefícios de identificar o seu público-alvo
Principalmente nas fases em que é preciso criar produtos e estudar o mercado, o público-alvo pode ser uma boa ferramenta inicial por exigir menos pesquisa do que as opções mais completas e dar um panorama do cliente ideal.
Esse conceito também pode ser muito útil na hora de fazer a precificação e começar a definir quais campanhas e canais podem ser mais efetivos na hora da divulgação.
Importância de escolher corretamente o público-alvo
Claro que, após definir bem seu público existem outras ações de marketing que devem ser levadas em consideração e que também são importantes.
Mas, de nada adianta pensar nessas estratégias se você não começar do início fazendo uma boa segmentação do seu público.
O público-alvo é, portanto, fundamental para alavancar seu negócio. Com a escolha certa ficará mais fácil empreender ações mais direcionadas e eficazes, com mais chances de dar certo e trazer resultados.
Isso evitará dados desnecessários, uma vez que você irá investir capital e marketing publicitário em públicos que não são seus, o que pode trazer impactos negativos e perdas para sua empresa.
Público-alvo e persona – Qual utilizar?
A definição de público-alvo é fundamental para qualquer negócio, até porque a persona se faz com uma pesquisa no seu público-alvo, ou seja, você terá que defini-lo primeiro.
O público-alvo ajuda bastante se o seu negócio tem grupos de interessados com diferentes perfis.
Se você vai oferecer uma solução para um grande público, sem limitação regional ou de características, seria praticamente impossível encontrar um padrão e, com isso, criar somente uma persona.
Nesse caso, poderiam ser criados mais de um personagem, mas não é muito interessante trabalhar com várias personas simultaneamente.
O ideal é que esse número não passe de três. Por isso, se o seu público for muito grande, trabalhar com personas pode se tornar bem complexo.
Porém, se o seu negócio tem o objetivo de propor soluções para um grupo menor, com definições claras, vale mais a pena trabalhar com persona.
Isso porque ela carrega informações mais específicas que ajudam a melhorar a eficiência do plano de ação.
Então, para definir qual é o melhor modelo para se trabalhar, entre o público-alvo e persona, é necessário avaliar o objetivo e alcance do seu negócio.
Tenha clareza que ambos os conceitos trazem benefícios para as ações, tornando-as mais eficientes, atraindo mais clientes e aumentando o retorno e reduzindo o custo necessário.
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