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Pós-venda eficaz: dicas para gerar resultados

Uma dúvida bastante comum que se passa pela cabeça de quem trabalha com atendimento ao cliente se diz a maneira em como fazer um pós-venda eficaz.

Todos sabem que o sucesso de uma empresa depende de vários fatores, e esse é um deles que, por vezes, é deixado de lado.


Ele é tão importante ou mais relevante que as demais etapas do processo comercial, porque é a partir dele que se começa o verdadeiro relacionamento com o cliente.

É importante marcar presença na rotina das pessoas que fazem a sua empresa ser o que ela é, até porque é depois de fechar uma venda que o trabalho começa de verdade.


Mas como fazer para ter bons resultados a partir de um pós-venda eficiente?


Não existe fórmula mágica, muito menos um roteiro preciso, por isso, elencamos algumas dicas que farão dessa etapa um vínculo entre sua empresa e seus clientes.


O que é um pós-venda eficaz?


Antes de começarmos as orientações para gerar resultados, vamos entender o conceito do termo.


De maneira bem resumida, podemos dizer que um pós-venda é o atendimento fornecido ao cliente após a compra de um produto ou serviço.


Porém, o conceito não se limita apenas ao que está mencionado acima, até porque o sucesso vem sempre acompanhado de trabalho.


Podemos dizer, então, que oferecer um atendimento de qualidade, que atenda todas as necessidades do cliente faz parte do pacote?


Sem sombra de dúvidas, porque essas ações visam à fidelização e lealdade das pessoas que compram com a sua empresa.


Todos os procedimentos, que têm como objetivo manter um relacionamento satisfatório e duradouro, fazem parte de um bom pós-venda.


Que deverá ser feito com qualquer prospect que se tornou um cliente do seu negócio.


Tipos de pós-venda


Toda empresa que busca ser bem-sucedida precisa contar com essa estratégia, que possui dois tipos:


1 – Pós-venda ativo

É o famoso contato entre o vendedor e o comprador pouco tempo depois da venda ter sido feita.


Perguntar ao cliente sobre a sua satisfação em relação à experiência de compra é fundamental nesse momento.


Pois mostra que a sua empresa está interessada nele, demonstrando comprometimento com o seu bem-estar.


Para finalizar, é interessante pedir a permissão do cliente para ligar quando surgir um produto novo ou algum serviço que seja do seu interesse.


2 – Pós-venda receptivo


Ao contrário do anterior, é o cliente que entra em contato com a empresa para tirar alguma dúvida sobre a compra de um produto ou serviço.


Essa é uma ótima oportunidade para a sua empresa decolar no relacionamento com essa pessoa.


Ofereça mais informações sobre o produto, e aproveite para convidá-lo a fazer uma outra visita a sua empresa – isso torna o relacionamento mais amigável.


Ações que funcionam


Existem muitos procedimentos para um pós-venda eficaz, dentre eles destacamos os seguintes:

  • Tenha interesse pelo cliente;

  • Cumpra o que foi prometido;

  • O cliente merece o melhor (sempre);

  • Nunca esteja tão ocupado, a ponto de não conseguir atender o cliente;

  • Esteja um passo à frente.


Além disso:


#Sempre agradeça a compra


Quando as pessoas estão comprando algo, elas têm em mente de que estão fazendo o melhor investimento de suas vidas.

Ao fechar uma venda, não se esqueça de agradecer o cliente pela compra e preferência da sua empresa.


#Lançamentos e novidades

É interessante sempre segmentar os seus clientes por gostos, preferências, desejos e necessidades.


Pois desta forma você poderá ajuda-los enviando novas ideias e informações sempre que possível a respeito de algum produto/serviço novo.


#Disponibilize tempo para o cliente

Para um pós-venda eficaz é necessário investimento de tempo por parte do vendedor para com o cliente.


Não adianta ser atencioso na venda, sendo que quando o cliente recebe o produto e surge uma dúvida a sua equipe não estará disponível para solucioná-la.


Lembre-se de que estar sempre disponível para sanar dúvidas aumenta o grau de confiança e credibilidade das pessoas nas empresas.


#Pesquisa de satisfação

É importante não deixar de interagir com o cliente, entender se ele gostou do produto e se está satisfeito com o mesmo.


A pesquisa ser objetiva, por isso, atente-se bem às perguntas relevantes que poderão ser feitas ao consumidor.


Caso as repostas não sejam positivas, não as ignore. Tente identificar os pontos de melhoria.


#Envie e-mails

Quando o assunto é fazer um pós-venda eficaz, o e-mail é uma das melhores ferramentas que podem ajudar.


Ele é mais conveniente para quem recebe, dando a liberdade de abri-lo sempre que tiver com um tempinho livre.


Além disso, a empresa poderá realizar avaliações sobre o atendimento prestado e entender a experiência de compras do usuário.


#Ligações

Um bom jeito de estreitar o relacionamento com o cliente é através de uma ligação, porém, é precisa saber o momento certo para fazê-la.


Quando ele atende um momento inapropriado, é provável que se crie uma imagem negativada empresa na mente dele.


Nesse tipo de situação, peça desculpas e pergunte se você poderá retornar o contato em um momento mais adequado.


O ideal é entrar em contato por telefone em dias especais, como o aniversário dele, onde você pode oferecer algum desconto ou até mesmo apresentar uma novidade da empresa.


#WhatsApp

O aplicativo é uma ótima ferramenta de trabalho, já que as pessoas passam boa parte do seu tempo conectadas.


Por isso, envie as novidades do seu negócio ou informe sobre alguma promoção da sua empresa pelo whatsapp (essas práticas são muito bem aceitas).


#Surpreenda sempre

Depois que o cliente receber o produto em sua casa, marque na agenda uma data para entrar em contato com ele, a fim de saber se está tudo certo com o que foi comprado.

Ou até mesmo para saber se existe alguma dúvida ou se o serviço foi executado corretamente dentro do prazo previsto.


#Seja compreensível e saiba ouvir

Sempre que um cliente reclama de algo que o está incomodando, ele quer ser ouvido, amparado e compreendido.


Quando isso acontece, mais ou menos 90% do trabalho para ganha-lo como parceiro a longo prazo é cumprido.


Sair do digital e visitar o cliente pessoalmente, uma vez ou outra, é uma forma de estreitar as relações e, consequentemente, é um ponto positivo.


#Seja ético

Todas as empresas possuem os seus problemas internos, mas o cliente não quer nem merece ouvi-los.


Por isso, jamais exponha as adversidades ou picuinhas que acontecem dentro da sua empresa. É fundamental ser cortês, educado e profissional.

Esperamos que com essas dicas você tenha um pós-venda eficaz.

Esse conteúdo sobre pós-venda eficaz foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!


Um abraço,

Equipe Promopress

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