Você sabe o que é marketing social? Nesse post, vamos explicar qual a importância dessa estratégia para a sua empresa e, principalmente, para a sociedade. Confira!
O marketing social está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Com o aumento da conscientização, seja ela ambiental, social, cultural, etc, passou-se a ver o marketing social como uma oportunidade.
Ou seja, oportunidade pode aumentar os bons resultados, trazer credibilidade para a marca, divulgar produtos/serviços e ainda trazer benefícios para a sociedade.
O que é marketing social?
Nascido na década de 70, o marketing social surgiu quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os métodos do marketing tradicional poderiam ser usados para causas sociais.
O objetivo de toda campanha de marketing social é de diminuir ou eliminar problemas frequentes na sociedade, relacionados principalmente a questões de saúde, educação, alimentação e moradia.
Pode-se dizer que o marketing social é um conjunto de estratégias e processos de inovação social, voltado para criar mudanças de comportamentos e atitudes, tanto do público específico quanto coletivo.
Para Kotler (2006), “marketing social é um processo que aplica princípios e técnicas para criar, comunicar e entregar valor de forma a influenciar comportamentos do público-alvo que beneficiem a sociedade”.
Para Vaz (1995), “a modalidade de ação mercadológica institucional, que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição”.
Exemplos de marketing social
Marketing de cunho geral:
Incentivo para que os homens cuidem da sua saúde;
Incentivo para que alunos voltem para a escola;
Incentivo para que mulheres façam o pré-natal;
Incentivo para ter educação financeira.
Marketing que estimule mudanças individuais:
Incentivo para que as pessoas não bebam;
Incentivo para que as pessoas não fumem;
Incentivo para que as pessoas não usem drogas;
Incentivo para que as pessoas consumam menos gordura e açúcar.
Marketing que estimule mudanças de valores:
Incentivo para o respeito de diferenças sociais;
Incentivo para o respeito de diferentes religiões;
Incentivo para o respeito de diferentes cores;
Incentivo para o respeito de diferentes sexualidades.
Por que investir em marketing social?
O fato é que a aposta nessa estratégia tem impacto positivo na imagem corporativa perante o mercado, pois associa a marca a uma causa social importante.
Assim, aos poucos, a empresa vai conquistando mais consumidores, aqueles que se identificam com as propostas das campanhas de marketing social e, por isso, se tornam clientes.
Com isso, você conseguirá uma vantagem competitiva no mercado, o que significa que ela terá um diferencial em relação aos concorrentes para oferecer aos consumidores.
Outras vantagens de investir em marketing social:
Aumento da credibilidade da marca;
Maior rentabilidade;
Benefícios para a sociedade;
Valorização do produto e serviço;
Reconhecimento social;
Aumento das vendas;
Associação de projetos sociais;
Branding;
Fortalecimento da marca.
Qual a diferença entre o marketing social e comercial?
Depois de ser focado apenas no produto, satisfação, retenção de clientes e na gestão de marcas, o marketing chegou então à sua versão 3.0.
O marketing social é essa nova versão, que tem como objetivo unir todas estas versões, de forma colaborativa, para um mundo melhor, sem perder o foco no cliente e nos negócios.
A principal diferença entre os dois está no intuito. Ou seja, empresas que apenas usam o “rótulo” do marketing social são facilmente desmascaradas pelos consumidores.
Mais do que passar uma imagem de empresa com responsabilidade social, as marcas precisam ter em sua identidade esse dna, mostrando autenticidade em suas ações para conquistar a confiança.
Como elaborar um plano de marketing social?
Defina um objetivo
Descreva o histórico, o propósito e o objetivo do plano. Utilize perguntas como:
Qual a questão social abordada?
Qual o problema a ser abordado e como ele aconteceu?
Análise swot
Utilize a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Que consiste em definir:
Forças: vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes;
Fraquezas: desvantagens internas em relação aos concorrentes;
Oportunidades: aspectos externos positivos que podem dar uma vantagem competitiva para a empresa;
Ameaças: aspectos externos negativos que podem dar desvantagem competitiva para a empresa.
Perfil do público-alvo
Mais importante do que o objetivo definido, é saber quem precisa ser atingido por esta campanha.
Uma conscientização que busca atingir o abandono de filhos recém nascidos, precisa ter como alvo mulheres, entre faixa etária X a Y, provavelmente grávidas, etc.
Problemas sociais
Qual o problema em si? O que faz com que ele ocorra? Você deve descobrir o problema real que está por trás daquele assunto social que está gerando tantos problemas.
Em problemas ambientais, como acúmulo de lixo nas ruas e avenidas, a partir de análises você pode sugerir o aumento de lixeiras para coleta de resíduos recicláveis, por exemplo.
Mídia
Onde será veiculada essa campanha de marketing social? Em cartazes? No rádio? Na televisão? Nas redes sociais ou em todos os veículos?
As mídias utilizadas devem ser pensadas de acordo com o público-alvo da sua campanha. Vale lembrar que o seu orçamento é fundamental para você saber o que pode e o que não pode realizar.
Existem algumas maneiras de usar o marketing social. São elas:
Marketing de filantropia
Se caracteriza pela doação da empresa para uma entidade beneficiária que usará o investimento para implantar ações de melhorias e mudanças sociais.
Marketing de campanhas sociais
O objetivo é veicular mensagens de interesse público, conscientizando o consumidor por embalagens de produtos, veiculando uma propaganda na televisão que gere consciência ou destinando um dia de vendas à entidades.
Marketing de patrocínio de projetos sociais
Pode ser através da parceria com governos ou empresas terceiras.
Além disso, pode desenvolver o patrocínio próprio, no caso de empresas que possuem alguma fundação ou instituto.
Marketing de relacionamento em ações sociais
Voltado para equipe de vendas que tem o objetivo de orientar os consumidores a serem usuários de serviços sociais.
Marketing de promoção social de produto ou marca
Acontece quando a empresa usa o nome de uma entidade ou logotipo de uma campanha, levando ao aumento das vendas e agregando mais valor.
O marketing social, nesse caso, pode ser aplicado somente pela empresa ou mediante parceria com uma entidade do terceiro setor que necessite de apoio.
Marketing social – Cases de sucesso
Correios
Todos os anos, no Natal, os Correios recolhem milhares de cartas para o papai noel, escritas por crianças em situações de vulnerabilidade em todas as partes do Brasil.
Essa é uma ação de marketing social na qual qualquer pessoa pode adotar uma das cartas e realizar o sonho da criança que a escreveu comprando de presente aquilo que ela pediu.
Mc Dia Feliz
Criado pelo Instituto Ronald McDonald, o evento é a campanha mais expressiva do país voltada às crianças e adolescentes com câncer. Desde 1988, a campanha já arrecadou mais de R$ 200 milhões.
Anualmente, no último sábado de agosto, os recursos obtidos com a venda dos sanduíches Big Mac, são direcionados a instituições que trabalham para melhorar a vida dessas crianças.
Criança Esperança
Com início em 2004, o Criança Esperança tem como objetivo mobilizar a sociedade para a situação de vulnerabilidade de milhares de jovens e crianças brasileiras.
Todos os anos, esse projeto arrecada doações em dinheiro para apoiar diversos projetos sociais com foco na construção de um futuro melhor para as crianças nas cinco regiões do Brasil.
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