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O que é live marketing?

Você sabe o que é live marketing? Nesse post, vamos te explicar um pouco desse conceito e como ele é importante para as empresas atualmente. Confira!


Live marketing é um termo relativamente novo. Em 2013 foi introduzido no mercado do marketing brasileiro, após o 1º Congresso de Live Marketing.

Este congresso foi realizado pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), que reúne agências promocionais, anunciantes e veículos.

Na abertura do evento, Kito Mansano, presidente da Ampro, falou sobre a valorização da categoria.

Em seguida, o comitê live marketing, presidido por Marcel Sacco, CEO e sócio da Holding Clube, promoveu um debate que contou com a presença de Roberto Medina do Rock in Rio.

Ele contou como o Rock in Rio vem trabalhando o live marketing desde o primeiro evento em 1985.

Embora as ferramentas para atingir o público tenham mudado, a preocupação com a experiência das pessoas com as marcas já estava presente há 28 anos.

Para ele, o principal objetivo do live marketing é tocar as pessoas, o que deixa a atividade muito mais complexa do ponto de vista dos riscos envolvidos, como acidentes, por exemplo.


Mas afinal, o que é live marketing?

O conceito de live marketing pode ser definido como marketing “ao vivo”, que interage com o público, proporciona diálogo entre marcas e pessoas e promove engajamento.

É a compreensão completa e diferenciada entre produtos, serviços e branding em uma mesma experiência.

Também chamado de marketing de experiência, é a atividade de comunicação, no qual se incluem ações que proporcionam experiência de marca e interação com o público.

De acordo com a Ampro, é o guarda chuva que abrange todas as ações, eventos e campanhas que acontecem ao vivo na relação do shopper com a marca, produto ou serviço.

Live marketing no Brasil

De acordo com a Propmark, o segmento de live marketing vem sendo um dos principais aliados para as empresas enfrentarem os tempos de crise econômica do país, com o faturamento de R$43,9 bilhões.

Outra pesquisa realizada pela agência 96, revela que 90% dos respondentes compram mais produtos relacionados a promoção, contra 62% do estudo feito em 2013.

70% dos entrevistados trocam de marca para participar de uma promoção, ampliando em 27% sobre a última pesquisa.

41% dizem que a oferta promocional é um elemento essencial de adesão e 38% compram um produto antes de decidir em um sorteio, por exemplo.


Você sabe o que marketing promocional? 

O marketing promocional é qualquer forma diferenciada de oferecer um produto ou serviço para aumentar o interesse do cliente e melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

O objetivo de uma campanha de marketing promocional é tornar um produto ou serviço mais atrativo e conhecido para os consumidores.

Uma das principais vantagens é poder utilizar ações para fidelizar clientes e convencer os prospects clientes a experimentar aquele determinado produto ou serviço.

Diferença entre marketing promocional e live marketing Para que você entenda melhor a diferença entre os dois conceitos, citamos um exemplo que explica com clareza cada um deles.

Uma empresa que vende calçados ortopédicos quer realizar uma campanha de marketing para alavancar as suas vendas.

Se optarem por uma campanha de marketing promocional, o ideal seria elaborar materiais impressos, explicativos sobre os produtos, distribuí-los e dar descontos para quem levar esse material na loja.

Já uma campanha de live marketing, seria montar uma ação que permitisse que os clientes experimentassem os calçados em uma esteira comprovando a qualidade deles.

Sendo assim, no live marketing, a experiência do cliente é sensorial. Assim ele fica cada vez mais atraído para adquirir o produto do que aqueles que apenas conseguiu o cupom de desconto.


Onde aplicar o live marketing? As ações de live marketing podem envolver dezenas de atividades. São elas:

  • Eventos, feiras e congressos;

  • Ações de merchandising;

  • Ativações de marca, marketing de incentivo e endomarketing;

  • Ações digitais em mídias sociais.

Live marketing em eventos De acordo com dados divulgados pela Propmark, os investimentos realizados em ferramentas de live marketing podem ser agrupadas da seguinte forma:

  • Eventos, feiras e congressos (77%);

  • Ações promocionais (62%);

  • Marketing de incentivo (56%).

O live marketing agrega valor a eventos, já que cria diferenciação entre marcas e aumenta o engajamento.

Essa estratégia é essencial para diversos tipos de eventos, sejam eles palestras, shows, festas, feiras e conferências.

O teste de produtos e distribuição de brindes são técnicas bastante utilizadas para ações mais pontuais e pessoais.

Já em eventos maiores, é possível ousar mais, envolvendo apresentações de bandas e DJs, por exemplo.

Como em qualquer estratégia de marketing, a efetividade do live marketing depende do direcionamento do público-alvo.


Por isso, é preciso que as ações sejam planejadas e bem estruturadas. Além disso, definir o local adequado, datas, horários e duração daquela ação é fundamental para atingir seu público.


Capriche na divulgação O sucesso de um evento começa pela sua promoção. Fazer com que a ação da sua empresa seja amplamente conhecida e consiga instigar o comparecimento do público, são os primeiros desafios a serem vencidos.

Pense na estrutura do evento É importante fazer com que as ações planejadas de live marketing sejam coerentes com o tipo de espaço e de estrutura física disponíveis no local do evento.

Afinal, você não quer que sua iniciativa se transforme em um desastre, muito menos quer deixar seus convidados desconfortáveis, não é mesmo?

Fique de olho no orçamento As ações de marketing de experiência exigem um certo investimento. Por isso, tal impacto deve ser mensurado já na elaboração do orçamento de todo o evento corporativo.

Lembre-se de incluir o pessoal contratado para executar ou orientar determinadas ações, o custo de adaptação da infraestrutura, incluindo aí o aluguel de equipamentos e as despesas com brindes e pagamento de material de divulgação.

Não seja invasivo O marketing de experiência só é efetivo quando há uma interação real entre o convidado e a marca. Mas e quando essa interação é forçada, acabando por se tornar desconfortável para o público?

Para evitar cair nessa armadilha, lembre-se de que existem pessoas mais ou menos tímidas, que estão mais ou menos dispostas a participar de determinadas iniciativas propostas por sua empresa.

O importante é nunca deixar que a interação seja invasiva ou carregue um potencial constrangedor. O objetivo deve ser sempre promover uma ação aberta à interação voluntária.

Mantenha o foco Como toda ação corporativa, o live marketing precisa dar resultados concretos, que só serão alcançados com um planejamento estratégico.

Antes de elaborar uma iniciativa de marketing de experiência, defina as metas que você pretende alcançar.

Cases de live marketing

SKY e o mundo HD  A SKY apostou no social para mostrar a importância da qualidade da imagem e a garantia da qualidade do seu sinal HD.

A empresa promoveu uma ação social na escola municipal Carlos Gomes, em São Bernado do Campo, São Paulo, levando um oftalmologista até as crianças.

Nesta ação, a visão das crianças eram examinadas e quem tivesse alguma dificuldade para enxergar recebia óculos corretivos.

A ideia era mostrar que com o tratamento adequado as crianças poderiam conhecer o “mundo em alta definição” conectada a ideia de que a SKY tem a melhor definição em HDTV.

Easy taxi – bolachas de choop  O aplicativo que conecta taxistas a passageiros criou, em parceria com uma agência, uma campanha de live marketing tão boa que foi melhorada e veiculada novamente.

No primeiro momento, a empresa distribuiu 10.000 bolachas de chopp (porta-copos) com desconto em alguns bares de São Paulo, com a mensagem “Beba Sem Moderação, Só com a Easy Taxi”.

Na segunda versão, a companhia inseriu imãs nos copos (que levavam seu logo) e nas bolachas de chopp.

Ao tentar apoiar a cerveja sobre o objeto, em um dos lados, havia uma repulsão e a frase “Bebida e direção: não combinam”. No outro, as interfaces se atraiam, e havia um código de desconto para o aplicativo.

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