Você sabe o que é brand experience? Nesse post, vamos te explicar por que a sua marca deve investir nesta estratégia. Confira!
O conceito de brand experience vem crescendo nos últimos anos dentro do marketing. Com o mercado cada vez mais competitivo, este conceito se encaixa perfeitamente para a conquista do consumidor.
Com isso, os esforços para diferenciação de marcas por meio das ações de marketing de experiência ficam cada vez mais relevantes e impactantes.
Essas estratégias não podem ser encaradas como uma despesa ou um custo a mais para a empresa, mas como um investimento, que se feito de forma correta, pode trazer grandes resultados.
Mas afinal, o que é brand experience?
Brand experience é uma estratégia de marketing com o objetivo de agregar valor a marca. Para isso, são trabalhados fatores como sensações, sentidos e sentimentos que geram impactos nas pessoas.
Para que essas atividades sensoriais sejam realizadas, é preciso que essa estratégia crie estímulos relacionados à marca, como um design diferente, a comunicação, os ambientes da empresa, etc.
Assim, o consumidor terá a possibilidade de analisar e testar a marca, antes de realmente decidir pela compra de um produto ou serviço.
Sendo assim, ele terá a oportunidade de confirmar se aquele produto é útil para ele ou não.
Essas ações de brand experience fornecem aprendizados e a possibilidade de prever o comportamento dos consumidores, com o intuito de aumentar o fluxo de consumo.
“São as experiências que cada consumidor tem com uma marca que vão construindo o que a marca representa”, define a especialista de branding e comunicação da 3M, empresa de soluções comerciais.
Esses estímulos podem ser provocados pelos seguintes fatores:
Identidade visual – ela deve se assemelhar ao perfil do consumidor;
Conceito – deve se relacionar ao público-alvo;
Atendimento ao cliente – atendimento diferenciado, ágil e eficiente;
Promessa inovadora e descomplicada – a marca deve entregar ao consumidor o produto certo, no momento certo e no lugar certo.
Por que investir em brand experience?
Atrai e fideliza clientes
A pesquisa de marca permite identificar exatamente quais tipos de clientes estão alinhados com a cultura e o propósito da empresa.
Ou seja, ter um perfil de consumidor claramente definidos, permite que você crie a mensagem adequada e direcione-as para as pessoas corretas.
Além disso, experiências positivas associadas a outras ações de relacionamento com o cliente, tendem a gerar um sentimento único, o afeto.
Essa é uma das sensações que a estratégia de brand experience quer passar para os clientes, permitindo que eles se fidelizem à sua marca e, ainda, indiquem para outras pessoas.
Agrega valor para a marca
Investir em brand experience ajuda a elevar a percepção de valor da marca pelos consumidores.
Com isso, reflete em um melhor desempenho financeiro e começa a atrair mais e melhores investidores interessados no negócio.
O resultado é que a própria marca se torna um dos ativos mais valiosos na hora de negociar fusões ou venda de ações da empresa.
A estratégia facilita o processo de venda, resultando do desejo que ela desperta no consumidor.
O contato positivo estabelecido com a marca em situações prévias à compra, ajuda o cliente no momento de decisão, já que o consumidor não precisa ser convencido da qualidade do produto.
Reduz custos de marketing
Uma marca que investe em brand experience aumenta a eficiência das estratégias de marketing.
Ao compreender melhor o seu público-alvo, por meio das pesquisas realizadas, as empresas podem desenvolver campanhas altamente relevantes e direcionadas aos clientes de maior interesse.
Vantagens do brand experience
Foco no que o consumidor procura;
Estabilidade da marca no mercado;
Demonstração clara e objetiva consistência da marca e da empresa no mercado;
Marca lembrada acima dos concorrentes;
Reinvenção de produtos e aplicação de novidades que poderão ser bem aceitas pelos consumidores.
Cases de sucesso
Nike
A Nike inaugura em Ipanema, no Rio de Janeiro, sua primeira “loja de experiência” da América Latina.
A Nike Megastore, possui apenas 15 unidades em todo o mundo, estando presentes no Japão, China, Estados Unidos, França, Espanha e Reino Unido.
Além dos produtos, a loja trará serviços diferenciados para os clientes, atendimento premium, além do conceito de shoppability (comprabilidade), onde os clientes não precisarão do vendedor para efetuar a sua compra.
Todo espaço é projetado para ajudar o consumidor a procurar e experimentar sozinho os produtos, seguindo o conceito do brand experience.
Guinness
Poucas marcas têm um poder de inovação em branding gigante ao ponto de se tornarem parte de um roteiro turístico.
No entanto, o museu da Guinness em Dublin é um desses raros exemplos.
Todo o roteiro e as atrações do museu são uma experiência direta com a cerveja, porém tudo estruturado para focar em diferentes aspectos de uma única característica: o sabor.
Os resultados que impressionam são justamente o impacto da marca para o turismo da cidade. De acordo com a revista Forbes, mais de 50% das pessoas que estão a passeio por Dublin visitam o local.
Dessas, 92% são turistas de outros países. Isso mostra como o brand experience aliado a uma estratégia de inovação, pode ir além e oferecer uma experiência genuína sem parecer uma propaganda barata.
Ray ban
A loja flagship da Ray Ban, inaugurada no bairro do SoHo, em Nova York, conta com uma impressora em 3D para criar armações.
Oficialmente, a própria Ray Ban afirma que o local é parte da loja, do espetáculo, parte da galeria, centro de expressão criativa, etc.
Atualmente, a loja está disponibilizando um oftalmologista. Os clientes podem agendar uma consulta no site, onde já sairão com um diagnóstico e indicações dos melhores produtos para o seu caso.
Coca-Cola
A Coca-Cola é o maior exemplo de como uma marca pode engajar seus seguidores e criar experiências positivas, tudo isso através de um posicionamento bem definido e uma comunicação que influencia diretamente a vida de seus consumidores.
Com mais de 110 anos, a Coca-Cola coleciona campanhas de sucesso em sua história.
Podemos destacar a campanha “Bebendo uma Coca-Cola com”, que colocou mais de 600 nomes e apelidos nas embalagens de seus produtos.
A iniciativa aumentou a identificação dos consumidores com a marca, incentivando-os a compartilhar momentos e a contar suas histórias.
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