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Nicho de mercado: qual é o meu?

Você sabe o que é nicho de mercado e como descobrir qual é o seu? No post de hoje, vamos te explicar e mostrar como ele vai te ajudar a conquistar o sucesso para sua empresa. Confira!



Com o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, os empreendedores buscam cada vez mais tomar cuidado e ter maior atenção ao escolher o nicho de mercado que pretendem atuar.


As pessoas que conseguem conquistar um nicho de mercado pouco explorado, na maioria das vezes, conseguem bons resultados e grandes diferenciais competitivos perante ao mercado.


De acordo com o artigo do site Marketing Media, o conceito o conceito de marketing de nicho é antigo: em 1902 ele já era usado.


Foi neste ano que Francis Woodward, da companhia alimentícia Genessee, escolheu uma revista voltada para as donas de casa para anunciar sua gelatina como “a sobremesa favorita da América”.


A iniciativa foi bem sucedida, as vendas aumentaram significativamente, chegando a um milhão de dólares em 1906.



Mas afinal, o que é nicho de mercado?


Nicho de mercado, de modo geral, é um sub-mercado onde uma parcela dos clientes de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um produto ou serviço.


Geralmente, os profissionais de marketing costumam identificar um nicho de mercado subdividindo um segmento, ou definindo um grupo que procura por benefícios distintos.


Definir um nicho de mercado vai te a concentrar seus esforços onde eles tem maior probabilidade de dar certo.


Cada um desses segmentos é representado na sua empresa por um perfil de consumidor específico, com necessidades e anseios próprios, uma persona.


Você sabe o que é persona? 

Persona ou buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa.


O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.


A definição de persona é mais específica que a de público-alvo. A persona entra em detalhes de comportamento, características pessoais e profissionais, desejos, objetivos e necessidades.


Ela é a personificação do seu cliente ideal, obtida através de pesquisas com o público-alvo.

O termo persona já existe há algum tempo no mundo do marketing, mas foi com o inbound marketing que ganhou força nos últimos anos.


Definir a persona de uma empresa com precisão é a chave para o sucesso de qualquer estratégia. Então, deixe de lados os achismos e as construa com bases e dados reais e sólidos.


Uma empresa poderá ter diversas personas. Contudo, não é recomendável a utilização de mais de cinco.


Para cada persona, a empresa deverá realizar um trabalho de comunicação completo, o que pode se tornar muito caro e pouco eficiente.


Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:


  • Um nome fictício, para facilitar a conexão;

  • Uma breve história sobre o dia a dia da persona;

  • Profissão;

  • Hábitos de compra;

  • Estilo de vida;

  • Redes sociais favoritas;

  • Hobbies;

  • Valores;

  • Dores relacionadas ao seu produto;

  • Dúvidas;

  • Ambições.


A persona é que irá guiar os esforços mais direcionados de marketing da sua empresa, visando atrair e converter os clientes certos.


Um dos pilares da sua estratégia de marketing digital que irá depender diretamente de uma boa definição de persona é a produção de conteúdo.


E conteúdo envolve não só o desenvolvimento de artigos para responder perguntas dos seus potenciais clientes, mas também textos e materiais relacionados a promoções, ofertas e detalhes sobre o seu produto.


Ou seja, o seu conteúdo irá variar de acordo com a jornada de compra do seu potencial cliente. Se ele está mais no início da jornada, ele irá buscar textos, vídeos e imagens sobre o problema.


Por outro lado, em um momento mais fundo de funil, mais para o final da jornada, o interesse serão informações sobre o produto e sobre as condições de compra.


Toda essa produção de conteúdo depende de uma boa definição de persona. Se você definir de forma incorreta, o que vai acontecer é que sua empresa irá atrair a pessoa errada e, ou não irá conseguir vender, ou irá gerar uma venda ruim, que no fim das contas trará prejuízo à empresa.


Alguns exemplos de nicho de mercado são:


  • Moda – Roupas para mulheres plus size;

  • Alimentos – Emagrecimento com dieta Low Carb;

  • Artigos esportivos – Futebol.


O nicho de mercado traz vantagens para você iniciar o seu negócio, principalmente porque permite você explorar o seu público por meio de necessidades específicas.



Como descobrir o meu nicho de mercado?


Primeiramente, para descobrir o seu nicho de mercado é preciso subdividir o seu mercado principal. Por exemplo:


Esportes > Tênis > Raquete  > Raquete de Tênis > Raquete de Tênis para mulheres > Raquete de Tênis para mulheres canhotas.


Percebe que “Raquete de Tênis” e “Raquete de Tênis para mulheres”, já podem ser consideradas nichos de mercado.


Além disso, para te ajudar, selecionamos algumas dicas para você entender melhor como descobrir o seu nicho de mercado.


Como descobrir o que o meu futuro cliente precisa:


A comunicação e a proximidade com seus clientes fazem toda a diferença na hora de partir para um novo nicho. Como descobrir do que seus clientes sentem falta se você não se comunica com eles?


Com tantas tecnologias e recursos disponíveis, hoje não é mais preciso bater de porta em porta para perguntar aos seus clientes o que eles procuram.


Você poderá captar todas as informações necessárias para descobrir exatamente o que seu cliente procura, através de uma abordagem não evasiva, como a inserção de questionários curtos no seu site.


Além disso, investindo em pesquisas de avaliação presenciais feitas por promotores em pontos estratégicos, você poderá captar todas as informações necessárias para descobrir exatamente o que seu cliente procura.


Perguntas que você deve responder para encontrar o seu nicho de mercado:


  • Você tem interesse e paixão pelo nicho de mercado escolhido?;

  • Você possui conhecimento específico relacionada a esse nicho de mercado?;

  • Qual o benefício que você pode oferecer às pessoas através desse conhecimento?;

  • Qual o tamanho e a demanda desse nicho de mercado?;

  • Quais são os desejos, necessidades e problemas da sua persona?



Considere seus interesses


O primeiro passo é escolher a sua área de atuação. Porém, para chegar a uma conclusão sobre o que fazer e para quem falar, é preciso tomar algumas atitudes.


Inicialmente, é preciso criar uma lista com as afinidades que você possui. Assim, será mais fácil ter uma ideia de todas as possíveis áreas que você poderá atuar.



Isso é importante, pois, antes de escolher o segmento, é necessário saber que a empresa deve oferecer um diferencial para o mercado.


Ou seja, ocupar um espaço pouco explorado de uma forma diferente dos demais “players” daquele determinado mercado.


Considere as tendências

É interessante avaliar as tendências para escolher o seu nicho de mercado. Além das tendências de consumo gerais, procure inovações no segmento que atua.


Se trabalha com moda, por exemplo, acompanhe desfiles, revistas e blogs sobre o assunto. Além disso, explore bem esses dados e trabalhe com base nas previsões de futuro ao escolher o seu nicho.



Verifique a competitividade do nicho escolhido


É preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar o tamanho dos seus concorrentes e quais são as estratégias utilizadas para conseguir clientes.


A ideia é encontrar um nicho que será possível competir de forma saudável e crescer com um diferencial apresentado e as estratégias utilizadas para conquistar e cativar a sua audiência.


Escolha um público específico


Depois de definir o seu nicho de mercado, chegou o momento de escolher as formas de comunicação da sua empresa e os canais de venda.


Para que o empreendedor tome uma decisão de forma correta, é preciso que responda algumas questões:


  • Quais são os locais que o meu público-alvo utiliza para buscar informações?

  • Quais as maiores necessidades desse público?

  • De que modo eu posso oferecer a solução para a necessidade do meu público-alvo?

  • O que eles esperam do meu produto/serviço?



Teste o seu produto no mercado

A forma como os testes serão realizados dependerá do tipo de negócio e do nicho de mercado.


Depois de realizar todas essas etapas, o empreendedor será capaz de definir a área de atuação da empresa e as melhores estratégias de marketing para atrair o público certo para o empreendimento.


Importância de definir um nicho de mercado

Vendendo como um especialista de um nicho de mercado você irá atingir um menor número de pessoas, já que está focando em resolver um problema específico.


No entanto, essa comunicação será muito mais certeira, pois você se comunicará diretamente com potenciais clientes que anseiam por uma solução para seus problemas.


Benefícios de definir um nicho de mercado:


Plano de marketing efetivo

Com um nicho de mercado bem definido, você consegue criar um plano de marketing realmente eficiente, se comunicando diretamente com sua persona.


Menor número de concorrentes

Em mercados amplos, você vai se deparar com inúmeros concorrentes de peso. Pense nas empresas que você conhece e que trabalha com uma grande gama de produtos e setores.


Se você encontra um nicho, consequentemente estará trabalhando com grupo de consumidores carente de serviços em um mercado pouco explorado.


É mais fácil de destacar e gerar autoridade para seu empreendimento dessa forma. Depois que a estabilidade for alcançada, você pode explorar novos nichos de mercado se preferir.


Facilidade em fechar parcerias estratégicas

Conhecendo seu mercado de atuação, você saberá facilmente diferenciar um bom parceiro de negócios, que realmente pode trazer bons resultados para sua empresa, de um parceiro ruim que será apenas um desperdício de tempo e energia.


Preços mais vantajosos

Como estará atuando em um mercado pouco ou nada explorado, você poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucros, ainda que tenha menos venda.


Segmentação de mercado para não errar na escolha do seu nicho


Os critérios para a segmentação de mercado mais utilizadas são:


Segmentação geográfica


Local físico onde seu público está localizado. Podendo ser classificado como país, estado, cidade e bairro.


  • Casa de bolos – Casa de bolos na região dos jardins;

  • Lojas de roupas femininas- Loja de roupas femininas no Rio de Janeiro.

  • Oficinas automotivas > Oficina automotiva na zona sul de São Paulo.


Segmentação demográfica


Contém características como idade, sexo, profissão, classe social, grau de instrução, religião, nacionalidade, tamanho da família, raça, etc.


Exemplos de nichos de mercado segmentado de maneira geográfica:


  • Planos em academia – Planos de exercícios para terceira idade;

  • Loja de livros – Loja de livros para universitários;

  • Cafeteria – Cafeteria gourmet para amantes de café.



Segmentação psicográfica

Esse tipo de nicho de mercado utiliza fatores como a personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores para segmentar seu público.


Cada vez mais as pessoas usam seus hábitos de consumo como forma de autoexpressão. Além disso, é muito mais comum que os clientes procurem as empresas que dividam seus valores.


Exemplos de nicho de mercado segmentado de maneira psicográfica:

  • Restaurante – Restaurante especializado em comida vegetariana;

  • Loja de roupas – Loja de roupas para fãs de sertanejo;

  • Doceria – Doceria especializada em doces sem glúten.


Segmentação comportamental

Relacionados ao comportamento com relação a um produto ou a seu conteúdo.

O quanto seu público conhece do assunto que você escreve, onde procuram por essas informações, conhecimentos, sua atitude, uso e resposta a um produto ou serviço.

Exemplos de nichos de mercado segmentado de maneria comportamental:


  • Loja de tênis – Loja de tênis para corredores;

  • Supermercado – Supermercado especializado em vendas por atacado;

  • Peças de computadores – Peças de computadores para gamers.

Nichos de mercado promissores para os próximos anos


  • Beleza;

  • Sustentabilidade;

  • Fitness;

  • Viagens;

  • Tecnologia;

  • Moda;

  • Marketing.


Maiores dificuldades para encontrar seu público-alvo

Escolher um nicho de mercado não é tarefa fácil. Por isso, precisamos levar em consideração alguns fatores, como:


  • Seu interesse, ou seja, paixão por aquele nicho de mercado;

  • Seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho;

  • Tamanho e demando do nicho de mercado.


O grande segredo é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas em mercados maiores e identificar se as pessoas estariam dispostas a pagar um valor a mais por um produto ou serviço.


Inclusive é muito comum que um nicho seja iniciado por alguém que não encontrou a solução ideal para seu problema e decidiu oferece-la para outras pessoas com a mesma necessidade.


Diferença entre nicho de mercado e segmento

Enquanto um segmento é um grande grupo de consumidores com características semelhantes, um nicho é um recorte deste grupo.


É um mercado menor, cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Ele seria, assim, um segmento dentro do segmento.


Vantagens do nicho de mercado


  • Quanto mais específico for seu nicho, mais fácil é para traçar o perfil do seu público-alvo;

  • Identifica as características e o comportamento homogêneo do seu público;

  • Essa homogeneidade permite que você estabeleça uma comunicação mais relevante para seu público e ofereça um atendimento personalizado.

  • Suas peças publicitárias serão direcionadas diretamente para os problemas do seu nicho;

  • Você poderá filtrar os canais de comunicação em que suas campanhas publicitárias serão executadas.



Gostou das dicas? No blog da Promopress Gráfica, www.promopress.com.br, você encontra outras maneiras de melhorar o desempenho da sua empresa no mercado. Confira!


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