Você sabe qual a importância das equipes de marketing e vendas estarem alinhadas dentro da empresa? Confira nesse post.
Marketing e vendas são uns dos setores mais importantes de uma corporação, considerando que a partir deles que os lucros começam a surgir.
A união dessas equipes pode se tornar uma boa estratégia para atingir os resultados com maior eficiência.
Essa união é chamada de smarketing, que vem da palavra em inglês sales, que significa vendas em português, e marketing.
No Brasil, essa estratégia é mais conhecida como vendarketing, a junção de vendas com marketing.
Segundo a Hubspot, organizações que possuem os times de vendas e marketing bem alinhados conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual.
FONTE: https://bit.ly/2l4TJpg
Isso porque, enquanto o marketing cuida da prospecção de clientes e os alimenta com materiais relevantes, a equipe de vendas aborda esses possíveis consumidores individualmente e tenta conquistá-los.
É importante lembrar que uma falha na comunicação nesse processo pode fazer com que essa ação seja direcionada para o público errado, o que não converterá em vendas.
Marketing e vendas – O que fazer para alinhar as duas equipes?
Sincronize as atuações
Para uma campanha ter o sucesso esperado, é preciso que as equipes de marketing e vendas estejam por dentro do que cada uma está fazendo.
Do que adianta lançar uma promoção de produtos, se o vendedor não estiver sabendo para passar essa informação para o cliente?
Quando a relação entre marketing e vendas está em sintonia, o resultado das ações serão muito melhores.
Tenha um canal de comunicação aberto
Realizar reuniões entre as duas equipes pode trazer grandes benefícios para a empresa.
Seja para para passar alguma informação, checar metas por meio de relatórios e até mesmo para tirar alguma dúvida pendente. Ter um canal de comunicação aberto intensifica o senso de colaboração entre as partes envolvidas.
Entendimento compartilhado
É fundamental a integração entre as equipes de marketing e vendas, especialmente, para o entendimento compartilhado delas.
Isso quer dizer que as equipes devem desenvolver em conjunto pontos relevantes da campanha, como a persona.
São alguns pontos que devem ser pensados em conjunto:
Funil de vendas;
Alinhamento entre os MQL (leads de marketing com qualificação);
Alinhamento entre os SQL (leads qualificados do setor de vendas).
Software integrado
O trabalho do marketing e vendas de maneira integrada funciona da seguinte maneira:
marketing faz a captação e nutrição de leads, os leads são enviados a vendas até que a conversão seja finalizada. Em seguida, eles são devolvidos ao marketing, que tentará estratégias de up e cross-selling.
Para que todas essas etapas funcionem, é preciso que se implementem um software integrado na corporação. Caso contrário, elas não funcionarão.
Erros que você não pode cometer ao alinhar as equipes de marketing e vendas
Apesar de ser uma tarefa importante, fazer isso não é tarefa fácil, sendo muito comum ocorrer problemas no alinhamento entre os times.
Por isso, listamos alguns erros que precisam ser evitados neste momento.
Não documentar o que cada equipe deve realizar
A princípio, é preciso definir quais são as responsabilidades de cada time e o que cada um deve entregar para o outro.
Se o que cada um deve fazer não for documentado, todo o alinhamento é prejudicado, pois além de permitir a criação de expectativas que poderão não ser atendidas, isso impede que os profissionais saibam exatamente quais são as suas responsabilidades e o que precisam fazer para cumpri-las.
Falhar na comunicação entre os times
É de extrema importância evitar ruídos na comunicação entre as equipes, isso porque qualquer desentendimento pode gerar atritos entre os membros do grupo, fazendo com que dificulte a realização das tarefas.
Não ter objetivos claros
Definir os objetivos que pretendem alcançar para cada ação é fundamental no momento do seu planejamento.
Não ter objetivo em comum pode fazer com que as equipes pensem diferente, fazendo com que a campanha tome caminhos errados.
Sem a utilização de métricas, a mensuração de resultados estará comprometida, ocasionando na perda de informações necessárias para o seu negócio.
Por que alinhar marketing e vendas é importante para o inbound?
Você sabe o que é inbound marketing?
Inbound Marketing, em tradução, poderia ser chamado de “marketing de entrada”, mas também tem sido chamado de “marketing de atração” e “novo marketing”.
O Inbound é uma estratégia inovadora que surgiu para trazer uma nova visão de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te procurem.
Antigamente, o velho marketing, oferecia produtos e serviços para o público geral. O Inbound faz totalmente o contrário. Ele busca atrair clientes até a empresa, fazer com que eles te encontre, se comunicar com eles, entender a sua necessidade, ajudá-los e por fim, encantá-los.
Ele utiliza estratégias baseadas em conteúdos, se concentrando em criar e compartilhar conteúdos de qualidade, para trazer as pessoas certas para a empresa.
Por isso, é preciso ter em mente o interesse do seu público-alvo, o que eles gostariam de ver, de forma que supram as necessidades e resolvam o seu problema.
Fazendo isso, você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e fidelizar esses clientes.
O Inbound Marketing é baseado em quatro ações da sua metodologia. São elas:
Atrair o tráfego de visitantes;
Converter visitantes em leads;
Fechar leads em clientes;
Encantar os clientes para que se tornem possíveis defensores da sua marca.
Smarketing é um componente importante do sucesso de inbound, devido à sua posição na fase de fechamento da metodologia.
Especificamente, o ponto na fase de fechamento onde o marketing pode entregar com mais eficácia leads qualificados às vendas, para que eles possam ser fechados como clientes.
Sem smarketing, um número significativo dos seus leads, provavelmente, definhará e nunca se tornarão clientes.
Há 5 práticas recomendadas cruciais para alinhamento bem-sucedido de marketing e vendas.
Primeiro, ambas as equipes devem ter as mesmas metas organizacionais. Para ficar no mesmo time, você deve alinhar o marketing e as vendas em torno da mesma meta. Em uma configuração empresarial, essa meta normalmente está focada em receita. Uma meta compartilhada para uma empresa educacional seria o número de alunos matriculados. Uma meta de organização sem fins lucrativos pode estar focada em doações ou presentes.
Segundo, as metas dos visitantes e leads devem estar ligadas às contas de venda. Se as vendas não puderem contar com o marketing para fornecer leads, as equipes não estão trabalhando juntas e o nível de sucesso (ou falta dele) aparecerá nos resultados finais.
Terceiro, o marketing e as vendas devem ter visibilidade nas metas e progresso do outro. Dessa maneira, cada equipe fica esclarecida sobre como todos estão se saindo e podem fazer ajustes em tempo real de acordo com isso.
O quarto é a compensação básica sobre marketing compartilhado e metas de vendas. Dinheiro pode ser uma vantagem valiosa para começar o alinhamento organizacional.
Quinto, não se esqueça das suas personas.
FONTE: https://bit.ly/2VKTvCo
Percebeu como marketing e vendas são essenciais para garantir bons resultados no seu negócio?
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