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Marketing e vendas – O poder das duas equipes

Você sabe qual a importância das equipes de marketing e vendas estarem alinhadas dentro da empresa? Confira nesse post.



Marketing e vendas são uns dos setores mais importantes de uma corporação, considerando que a partir deles que os lucros começam a surgir.


A união dessas equipes pode se tornar uma boa estratégia para atingir os resultados com maior eficiência.


Essa união é chamada de smarketing, que vem da palavra em inglês sales, que significa vendas em português, e marketing.


No Brasil, essa estratégia é mais conhecida como vendarketing, a junção de vendas com marketing.


Segundo a Hubspot, organizações que possuem os times de vendas e marketing bem alinhados conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual.



Isso porque, enquanto o marketing cuida da prospecção de clientes e os alimenta com materiais relevantes, a equipe de vendas aborda esses possíveis consumidores individualmente e tenta conquistá-los.



É importante lembrar que uma falha na comunicação nesse processo pode fazer com que essa ação seja direcionada para o público errado, o que não converterá em vendas.


Marketing e vendas – O que fazer para alinhar as duas equipes?


Sincronize as atuações


Para uma campanha ter o sucesso esperado, é preciso que as equipes de marketing e vendas estejam por dentro do que cada uma está fazendo.


Do que adianta lançar uma promoção de produtos, se o vendedor não estiver sabendo para passar essa informação para o cliente?


Quando a relação entre marketing e vendas está em sintonia, o resultado das ações serão muito melhores.


Tenha um canal de comunicação aberto

Realizar reuniões entre as duas equipes pode trazer grandes benefícios para a empresa.


Seja para para passar alguma informação, checar metas por meio de relatórios e até mesmo para tirar alguma dúvida pendente. Ter um canal de comunicação aberto intensifica o senso de colaboração entre as partes envolvidas.


Entendimento compartilhado


É fundamental a integração entre as equipes de marketing e vendas, especialmente, para o entendimento compartilhado delas.


Isso quer dizer que as equipes devem desenvolver em conjunto pontos relevantes da campanha, como a persona.


São alguns pontos que devem ser pensados em conjunto:


  • Funil de vendas;

  • Alinhamento entre os MQL (leads de marketing com qualificação);

  • Alinhamento entre os SQL (leads qualificados do setor de vendas).


Software integrado


O trabalho do marketing e vendas de maneira integrada funciona da seguinte maneira:

marketing faz a captação e nutrição de leads, os leads são enviados a vendas até que a conversão seja finalizada. Em seguida, eles são devolvidos ao marketing, que tentará estratégias de up e cross-selling.


Para que todas essas etapas funcionem, é preciso que se implementem um software integrado na corporação. Caso contrário, elas não funcionarão.



Erros que você não pode cometer ao alinhar as equipes de marketing e vendas


Apesar de ser uma tarefa importante, fazer isso não é tarefa fácil, sendo muito comum ocorrer problemas no alinhamento entre os times.




Por isso, listamos alguns erros que precisam ser evitados neste momento.


Não documentar o que cada equipe deve realizar


A princípio, é preciso definir quais são as responsabilidades de cada time e o que cada um deve entregar para o outro.


Se o que cada um deve fazer não for documentado, todo o alinhamento é prejudicado, pois além de permitir a criação de expectativas que poderão não ser atendidas, isso impede que os profissionais saibam exatamente quais são as suas responsabilidades e o que precisam fazer para cumpri-las.


Falhar na comunicação entre os times


É de extrema importância evitar ruídos na comunicação entre as equipes, isso porque qualquer desentendimento pode gerar atritos entre os membros do grupo, fazendo com que dificulte a realização das tarefas.


Não ter objetivos claros


Definir os objetivos que pretendem alcançar para cada ação é fundamental no momento do seu planejamento.


Não ter objetivo em comum pode fazer com que as equipes pensem diferente, fazendo com que a campanha tome caminhos errados.


Sem a utilização de métricas, a mensuração de resultados estará comprometida, ocasionando na perda de informações necessárias para o seu negócio.



Por que alinhar marketing e vendas é importante para o inbound?


Você sabe o que é inbound marketing?


Inbound Marketing, em tradução, poderia ser chamado de “marketing de entrada”, mas também tem sido chamado de “marketing de atração” e “novo marketing”.


O Inbound é uma estratégia inovadora que surgiu para trazer uma nova visão de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te procurem.


Antigamente, o velho marketing, oferecia produtos e serviços para o público geral. O Inbound faz totalmente o contrário. Ele busca atrair clientes até a empresa, fazer com que eles te encontre, se comunicar com eles, entender a sua necessidade, ajudá-los e por fim, encantá-los.


Ele utiliza estratégias baseadas em conteúdos, se concentrando em criar e compartilhar conteúdos de qualidade, para trazer as pessoas certas para a empresa.


Por isso, é preciso ter em mente o interesse do seu público-alvo, o que eles gostariam de ver, de forma que supram as necessidades e resolvam o seu problema.


Fazendo isso, você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e fidelizar esses clientes.


O Inbound Marketing é baseado em quatro ações da sua metodologia. São elas:


  • Atrair o tráfego de visitantes;

  • Converter visitantes em leads;

  • Fechar leads em clientes;

  • Encantar os clientes para que se tornem possíveis defensores da sua marca.


Smarketing é um componente importante do sucesso de inbound, devido à sua posição na fase de fechamento da metodologia.


Especificamente, o ponto na fase de fechamento onde o marketing pode entregar com mais eficácia leads qualificados às vendas, para que eles possam ser fechados como clientes.


Sem smarketing, um número significativo dos seus leads, provavelmente, definhará e nunca se tornarão clientes.


Há 5 práticas recomendadas cruciais para alinhamento bem-sucedido de marketing e vendas.


  1. Primeiro, ambas as equipes devem ter as mesmas metas organizacionais. Para ficar no mesmo time, você deve alinhar o marketing e as vendas em torno da mesma meta. Em uma configuração empresarial, essa meta normalmente está focada em receita. Uma meta compartilhada para uma empresa educacional seria o número de alunos matriculados. Uma meta de organização sem fins lucrativos pode estar focada em doações ou presentes.

  2. Segundo, as metas dos visitantes e leads devem estar ligadas às contas de venda. Se as vendas não puderem contar com o marketing para fornecer leads, as equipes não estão trabalhando juntas e o nível de sucesso (ou falta dele) aparecerá nos resultados finais.

  3. Terceiro, o marketing e as vendas devem ter visibilidade nas metas e progresso do outro. Dessa maneira, cada equipe fica esclarecida sobre como todos estão se saindo e podem fazer ajustes em tempo real de acordo com isso.

  4. O quarto é a compensação básica sobre marketing compartilhado e metas de vendas. Dinheiro pode ser uma vantagem valiosa para começar o alinhamento organizacional.

  5. Quinto, não se esqueça das suas personas.



Percebeu como marketing e vendas são essenciais para garantir bons resultados no seu negócio?



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