top of page
Buscar

Marketing e vendas – O poder das duas equipes

Você sabe qual a importância das equipes de marketing e vendas estarem alinhadas dentro da empresa? Confira nesse post.



Marketing e vendas são uns dos setores mais importantes de uma corporação, considerando que a partir deles que os lucros começam a surgir.


A união dessas equipes pode se tornar uma boa estratégia para atingir os resultados com maior eficiência.


Essa união é chamada de smarketing, que vem da palavra em inglês sales, que significa vendas em português, e marketing.


No Brasil, essa estratégia é mais conhecida como vendarketing, a junção de vendas com marketing.


Segundo a Hubspot, organizações que possuem os times de vendas e marketing bem alinhados conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual.



Isso porque, enquanto o marketing cuida da prospecção de clientes e os alimenta com materiais relevantes, a equipe de vendas aborda esses possíveis consumidores individualmente e tenta conquistá-los.



É importante lembrar que uma falha na comunicação nesse processo pode fazer com que essa ação seja direcionada para o público errado, o que não converterá em vendas.


Marketing e vendas – O que fazer para alinhar as duas equipes?


Sincronize as atuações


Para uma campanha ter o sucesso esperado, é preciso que as equipes de marketing e vendas estejam por dentro do que cada uma está fazendo.


Do que adianta lançar uma promoção de produtos, se o vendedor não estiver sabendo para passar essa informação para o cliente?


Quando a relação entre marketing e vendas está em sintonia, o resultado das ações serão muito melhores.


Tenha um canal de comunicação aberto

Realizar reuniões entre as duas equipes pode trazer grandes benefícios para a empresa.


Seja para para passar alguma informação, checar metas por meio de relatórios e até mesmo para tirar alguma dúvida pendente. Ter um canal de comunicação aberto intensifica o senso de colaboração entre as partes envolvidas.


Entendimento compartilhado


É fundamental a integração entre as equipes de marketing e vendas, especialmente, para o entendimento compartilhado delas.


Isso quer dizer que as equipes devem desenvolver em conjunto pontos relevantes da campanha, como a persona.


São alguns pontos que devem ser pensados em conjunto:


  • Funil de vendas;

  • Alinhamento entre os MQL (leads de marketing com qualificação);

  • Alinhamento entre os SQL (leads qualificados do setor de vendas).


Software integrado


O trabalho do marketing e vendas de maneira integrada funciona da seguinte maneira:

marketing faz a captação e nutrição de leads, os leads são enviados a vendas até que a conversão seja finalizada. Em seguida, eles são devolvidos ao marketing, que tentará estratégias de up e cross-selling.


Para que todas essas etapas funcionem, é preciso que se implementem um software integrado na corporação. Caso contrário, elas não funcionarão.



Erros que você não pode cometer ao alinhar as equipes de marketing e vendas


Apesar de ser uma tarefa importante, fazer isso não é tarefa fácil, sendo muito comum ocorrer problemas no alinhamento entre os times.




Por isso, listamos alguns erros que precisam ser evitados neste momento.


Não documentar o que cada equipe deve realizar


A princípio, é preciso definir quais são as responsabilidades de cada time e o que cada um deve entregar para o outro.


Se o que cada um deve fazer não for documentado, todo o alinhamento é prejudicado, pois além de permitir a criação de expectativas que poderão não ser atendidas, isso impede que os profissionais saibam exatamente quais são as suas responsabilidades e o que precisam fazer para cumpri-las.


Falhar na comunicação entre os times


É de extrema importância evitar ruídos na comunicação entre as equipes, isso porque qualquer desentendimento pode gerar atritos entre os membros do grupo, fazendo com que dificulte a realização das tarefas.


Não ter objetivos claros


Definir os objetivos que pretendem alcançar para cada ação é fundamental no momento do seu planejamento.


Não ter objetivo em comum pode fazer com que as equipes pensem diferente, fazendo com que a campanha tome caminhos errados.


Sem a utilização de métricas, a mensuração de resultados estará comprometida, ocasionando na perda de informações necessárias para o seu negócio.



Por que alinhar marketing e vendas é importante para o inbound?


Você sabe o que é inbound marketing?


Inbound Marketing, em tradução, poderia ser chamado de “marketing de entrada”, mas também tem sido chamado de “marketing de atração” e “novo marketing”.


O Inbound é uma estratégia inovadora que surgiu para trazer uma nova visão de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te procurem.


Antigamente, o velho marketing, oferecia produtos e serviços para o público geral. O Inbound faz totalmente o contrário. Ele busca atrair clientes até a empresa, fazer com que eles te encontre, se comunicar com eles, entender a sua necessidade, ajudá-los e por fim, encantá-los.


Ele utiliza estratégias baseadas em conteúdos, se concentrando em criar e compartilhar conteúdos de qualidade, para trazer as pessoas certas para a empresa.


Por isso, é preciso ter em mente o interesse do seu público-alvo, o que eles gostariam de ver, de forma que supram as necessidades e resolvam o seu problema.


Fazendo isso, você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e fidelizar esses clientes.


O Inbound Marketing é baseado em quatro ações da sua metodologia. São elas:


  • Atrair o tráfego de visitantes;

  • Converter visitantes em leads;

  • Fechar leads em clientes;

  • Encantar os clientes para que se tornem possíveis defensores da sua marca.


Smarketing é um componente importante do sucesso de inbound, devido à sua posição na fase de fechamento da metodologia.


Especificamente, o ponto na fase de fechamento onde o marketing pode entregar com mais eficácia leads qualificados às vendas, para que eles possam ser fechados como clientes.


Sem smarketing, um número significativo dos seus leads, provavelmente, definhará e nunca se tornarão clientes.


Há 5 práticas recomendadas cruciais para alinhamento bem-sucedido de marketing e vendas.


  1. Primeiro, ambas as equipes devem ter as mesmas metas organizacionais. Para ficar no mesmo time, você deve alinhar o marketing e as vendas em torno da mesma meta. Em uma configuração empresarial, essa meta normalmente está focada em receita. Uma meta compartilhada para uma empresa educacional seria o número de alunos matriculados. Uma meta de organização sem fins lucrativos pode estar focada em doações ou presentes.

  2. Segundo, as metas dos visitantes e leads devem estar ligadas às contas de venda. Se as vendas não puderem contar com o marketing para fornecer leads, as equipes não estão trabalhando juntas e o nível de sucesso (ou falta dele) aparecerá nos resultados finais.

  3. Terceiro, o marketing e as vendas devem ter visibilidade nas metas e progresso do outro. Dessa maneira, cada equipe fica esclarecida sobre como todos estão se saindo e podem fazer ajustes em tempo real de acordo com isso.

  4. O quarto é a compensação básica sobre marketing compartilhado e metas de vendas. Dinheiro pode ser uma vantagem valiosa para começar o alinhamento organizacional.

  5. Quinto, não se esqueça das suas personas.



Percebeu como marketing e vendas são essenciais para garantir bons resultados no seu negócio?



Confira outras dicas do mundo empresarial no blog da Promopress Gráfica. Acesse www.promopress.com.br.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page