Você sabe qual afunção do foldere por que ele é tão importante para a divulgação da sua marca? Confira nesse post!
A palavra folder vem do inglês ‘to fold” que significa dobrar. Ele é uma peça ainda mais trabalhada que o panfleto ou flyer, exigindo um cuidado maior e com muita criatividade.
Um folder pode ter apenas uma dobra, considerado como quatro páginas, dobra sanfona, carteira, entre outras variações, o que permite comunicar um número maior de informações.
Ele pode ser produzido com dois objetivos. São eles:
Função do folder promocional
A função do folder promocional é promover um determinado produto ou serviço, podendo ser usado, por exemplo, em um lançamento de produto ou uma marca nova no mercado.
Função do folder institucional
O folder institucional tem o objetivo de promover as informações institucionais, além de manter-se em um nível de competitividade, fortalecendo a imagem visual do negócio, firmando alianças e atraindo consumidores.
Características de um folder
O tamanho do folder varia de acordo com a necessidade da empresa. Ele pode ser totalmente personalizado com a quantidade de dobras e cortes especiais que desejar.
Normalmente esse material é impresso no papel Couché, Triplax e offset, variando as suas gramaturas.
Função do folder – Como criar?
Existem algumas ferramentas muito utilizadas para a produção de folders, mas também há sites que já possuem modelos prontos para você se inspirar.
Dentre essas ferramentas estão:
Photoshop;
CorelDraw;
Ilustrator;
Fireworks.
Além disso, é preciso seguir algumas regras para uma boa elaboração de um folder. São elas:
Ter criatividade;
Ser objetivo;
Ter uma chamada atrativa;
Conter informações de contato;
Estudar a concorrência;
Destacar promoções e novidades;
Usar imagens atrativas;
Informar as características do produto ou serviço;
Atrair interesse do público.
Por que investir na produção de folders?
O folder pode ser uma ótima peça de divulgação para sua marca, fazendo com que ela seja sempre lembrada. Dentre os benefícios podemos citar:
Consegue se destacar entre muitos materiais promocionais;
Quanto melhor o folder, menor a chance das pessoas descartá-los rapidamente;
Chama a atenção para o seu negócio;
Promove seus produtos e serviços com maior facilidade;
Garante, na maioria das vezes, se bem produzido, um grande retorno de investimento.
Função do folder – 7 dicas para produzir um folder eficaz
Coloque-se no lugar do cliente
Para começar a criação de um folder, busque colocar-se no lugar do seu cliente. Será que as informações que você deseja transmitir são realmente úteis e atraentes? Você teria uma boa percepção da marca ao ter contato com o folder?
Planeje o folder
Sessões de brainstorming são ótimas para planejar o material. Busque as referências, inclua novas ideias e procure passar a identidade da empresa.
Pense numa maneira simples de atrair as pessoas, destacando as informações relevantes de forma sucinta a respeito da empresa ou do produto a ser vendido.
Procure passar para o cliente soluções, frases positivas, motivacionais, e sobretudo, informá-lo acerca do que você pretende vender.
Coloque só o necessário
Você provavelmente já ouviu as estatísticas desanimadoras sobre a atenção do brasileiro médio.
Por isso, coloque em seu folder apenas informações essenciais, um telefone e um endereço online para maiores informações. Se o cliente se interessar ele saberá onde te procurar.
Deixe claro quais são as vantagens
O público só se sentirá confiante e dará credibilidade ao anúncio, caso perceba as vantagens reais. Portanto, dê ênfase para os benefícios que aquele produto ou serviço vai trazer para o cliente.
Use chamadas atrativas
O que mais chamará a atenção das pessoas, sobretudo em cartazes fixos, será o título da propaganda. Nesse caso, tente ir além do convencional e use termos realmente atrativos, seguindo uma linha diferenciada e que realmente faça com que todos parem para ler o que está explanado.
Escolha bem as cores, imagens e as ilustrações
Ao fazer um folder, o design é importantíssimo. É necessário pensar nas cores e ilustrações que combinam com a mensagem central e com o texto, levando em consideração que a parte visual precisa chamar atenção do leitor para que ele se interesse pelo material.
Seja cuidadoso na revisão e impressão
Quando se trata de um folder, é de extrema importância a revisão do conteúdo para que o material não seja impresso com erros e, consequentemente tenha prejuízos.
Além da revisão, a impressão precisa ser muito bem feita, por isso é importante contar com uma gráfica com experiência no mercado.
Vantagens do folder
Conseguir se destacar entre os muitos materiais promocionais que recebemos no dia a dia e fazer com que as pessoas se interessem por você. Além disso, quanto melhor o folder, menor a possibilidade das pessoas ignorarem seu trabalho e jogar o material fora sem ao menos se interessar em ver do que se trata;
Chamar a atenção para o seu negócio, seus produtos ou seus preços (ou todos esses elementos ao mesmo tempo);
Promover seus produtos e serviços com mais facilidade, pois desperta a curiosidade das pessoas. Afinal, se o folder é assim tão bom, imagine o cuidado que sua empresa tem com os demais serviços?
Garantir um bom retorno sobre o investimento. Mesmo que esse tipo de material seja um pouco mais caro, costuma ter uma eficiência muito maior. Assim, o valor investido na produção e distribuição da peça acaba trazendo bons resultados financeiros para a empresa, impulsionando cada vez mais as vendas e popularizando a marca diante dos consumidores.
FONTE: https://bit.ly/2Q1innJ
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