Buscar

Erros que você deve evitar no trabalho

Quem nunca cometeu um deslize no ambiente de trabalho que atire a primeira pedra. No post de hoje, vamos te dar dicas para evitar que esses erros aconteçam. Confira!




Há coisas que nunca saem de moda. Uma delas é a etiqueta corporativa. Pena que muitos profissionais vivem esbarrando nas regras do bom convívio.


Por mais banais que pareçam, algumas atitudes comprometem a imagem de qualquer funcionário, por melhor que ele seja. O pior é que quem comete os deslizes, muitas vezes, nem se dá conta.


Na maioria das vezes, alguns comportamentos nem são propositais, a rotina faz com que eles pareçam normais, mas não são, e hora ou outra podem fazer com que o profissional se prejudique até mesmo com a perda de seu trabalho.


Por isso, listamos alguns erros frequentes que podem manchar a sua carreira profissional.


Erros que você deve evitar no trabalho


Falta de comprometimento

Alguns profissionais buscam satisfazer primeiramente os seus próprios interesses, sem considerar as necessidades da empresa e de seus colegas de equipe.


Isso demonstra pouco comprometimento com com os projetos e atividades de trabalho e falta de respeito com os propósitos organizacionais.


Atrasar-se habitualmente

Atrasos podem ser interpretados como falta de organização e planejamento ou desinteresse no trabalho. A empresa pode perder oportunidades de negócios por conta deste deslize.


Arrogância

Arrogância e soberba normalmente são o reflexo de uma experiência de vida limitada e da preocupação de que aqueles com maior experiência sejam superiores a eles.


Pessoas arrogantes tendem a fazer generalizações a partir de suas mínimas e limitadas experiências de vida e a impor sua visão de mundo pequena sobre os outros.


Invés disso, desafie seus pontos de vista, não seja agressivo, apenas cético e curioso.


Não admitir o erro

Não admitir o próprio erro e ainda tentar colocar a culpa em outra pessoa depõe muito contra você.


A postura esperada por qualquer chefe é que o funcionário seja honesto e maduro o suficiente para assumir suas falhas e corrigir os seus erros.


Excesso de ambição

Ser ambicioso é bom, porque incentiva as pessoas a se projetarem para cima, na vida pessoal e profissional.


A ambição é um dos motores de arranque dos nossos sonhos, é o que nos faz levantar de manhã para conquistar um novo dia.


Mas devemos nos preocupar com os excessos. Especialmente quando se torna uma obsessão, a ambição será muito prejudicial.


Para especialistas em comportamento no ambiente de trabalho, as empresas reconhecem um profissional com comportamento ambicioso e estimulam o sentimento entre os funcionários por acreditarem que essas pessoas, quando agem na medida certa, só trazem benefícios e crescimento tanto para a empresa quanto para o profissional.


Falta de qualidade

Não é só executar uma função, mas entregar as tarefas com qualidade. No entanto, muitos profissionais acabam não prezando por ela.


O ideal é sempre superar as expectativas, entregar algo além do esperado pode fazer com que o profissional se sobressaia.


Egoísmo

Se você não ajuda seus colegas de trabalho ou está muito ocupado pensando no seu próprio sucesso, este é um grande erro.


Como aponta a pesquisa que mostra que quando você ajuda os seus colegas, você está construindo uma rede ampla de contatos e apoio, que serão recompensados generosamente.


Fazer fofoca

Falar mal do chefe ou da empresa, além de ser antiético, é uma das principais causas de demissão. Fazer comentários maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a sua imagem.


O perigo aumenta quando as informações são registradas nas redes sociais. Especialistas recomendam muito cuidado com os desabafos.


Comodismo

Profissionais que só fazem aquelas determinadas atividades há anos e não acham que precisam buscar novos conhecimentos, colocam seus empregos em risco.


As empresas buscam para suas organizações, profissionais que demonstram responsabilidade em relação às atividades desempenhadas, contribuindo para o seu crescimento.


Quer conservar o seu trabalho? Mova-se! Mantenha-se envolvido nas atividades da área e empresa e não espere que o gestor venha falar sempre o que dever ser feito.


Vestir-se inadequadamente

Muito se fala sobre trajes no ambiente de trabalho, no entanto, o assunto continua atual. O fato é que as pessoas, principalmente as mulheres, vão ao trabalho como se estivessem indo a uma festa.


Por outro lado, existem profissionais que não cuidam da imagem. Cabelos e barbas devem estar sempre bem feitos, sapatos engraxados, roupas bem passadas.


O tipo de traje vai depender muito do perfil da empresa, mas uma coisa é certa, você não deve chamar mais atenção que a sua competência.


Sem limites nas redes sociais

A menos que você seja analista de mídias sociais, você não deve ficar curtindo e compartilhando posts de 5 em 5 minutos durante o expediente.


Mesmo que a empresa libere o uso dessas redes, o uso sem limites dá a impressão que você está deixando de executar suas tarefas para se divertir.


“Esquecer” do trabalho

Alguns profissionais vão até a área de café para tomar um lanche ou aliviar um pouco a tensão e perdem a noção do tempo.


Demonstram falta de compromisso e responsabilidade e acumulam trabalho. Outros passam grande parte do tempo na internet pesquisando assuntos de ordem pessoal.


Acesse nosso sitewww.promopress.com.br, no blog da Promopress você encontra outras dicas sobre o mercado de trabalho e muito mais!


0 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png