Erros que você deve evitar no trabalho
- atendimento3114
- 10 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Quem nunca cometeu um deslize no ambiente de trabalho que atire a primeira pedra. No post de hoje, vamos te dar dicas para evitar que esses erros aconteçam. Confira!


Há coisas que nunca saem de moda. Uma delas é a etiqueta corporativa. Pena que muitos profissionais vivem esbarrando nas regras do bom convívio.
Por mais banais que pareçam, algumas atitudes comprometem a imagem de qualquer funcionário, por melhor que ele seja. O pior é que quem comete os deslizes, muitas vezes, nem se dá conta.
Na maioria das vezes, alguns comportamentos nem são propositais, a rotina faz com que eles pareçam normais, mas não são, e hora ou outra podem fazer com que o profissional se prejudique até mesmo com a perda de seu trabalho.
Por isso, listamos alguns erros frequentes que podem manchar a sua carreira profissional.
Erros que você deve evitar no trabalho
Falta de comprometimento
Alguns profissionais buscam satisfazer primeiramente os seus próprios interesses, sem considerar as necessidades da empresa e de seus colegas de equipe.
Isso demonstra pouco comprometimento com com os projetos e atividades de trabalho e falta de respeito com os propósitos organizacionais.
Atrasar-se habitualmente
Atrasos podem ser interpretados como falta de organização e planejamento ou desinteresse no trabalho. A empresa pode perder oportunidades de negócios por conta deste deslize.
Arrogância
Arrogância e soberba normalmente são o reflexo de uma experiência de vida limitada e da preocupação de que aqueles com maior experiência sejam superiores a eles.
Pessoas arrogantes tendem a fazer generalizações a partir de suas mínimas e limitadas experiências de vida e a impor sua visão de mundo pequena sobre os outros.
Invés disso, desafie seus pontos de vista, não seja agressivo, apenas cético e curioso.
Não admitir o erro
Não admitir o próprio erro e ainda tentar colocar a culpa em outra pessoa depõe muito contra você.
A postura esperada por qualquer chefe é que o funcionário seja honesto e maduro o suficiente para assumir suas falhas e corrigir os seus erros.
Excesso de ambição
Ser ambicioso é bom, porque incentiva as pessoas a se projetarem para cima, na vida pessoal e profissional.
A ambição é um dos motores de arranque dos nossos sonhos, é o que nos faz levantar de manhã para conquistar um novo dia.
Mas devemos nos preocupar com os excessos. Especialmente quando se torna uma obsessão, a ambição será muito prejudicial.
Para especialistas em comportamento no ambiente de trabalho, as empresas reconhecem um profissional com comportamento ambicioso e estimulam o sentimento entre os funcionários por acreditarem que essas pessoas, quando agem na medida certa, só trazem benefícios e crescimento tanto para a empresa quanto para o profissional.
Falta de qualidade
Não é só executar uma função, mas entregar as tarefas com qualidade. No entanto, muitos profissionais acabam não prezando por ela.
O ideal é sempre superar as expectativas, entregar algo além do esperado pode fazer com que o profissional se sobressaia.
Egoísmo
Se você não ajuda seus colegas de trabalho ou está muito ocupado pensando no seu próprio sucesso, este é um grande erro.
Como aponta a pesquisa que mostra que quando você ajuda os seus colegas, você está construindo uma rede ampla de contatos e apoio, que serão recompensados generosamente.
Fazer fofoca
Falar mal do chefe ou da empresa, além de ser antiético, é uma das principais causas de demissão. Fazer comentários maldosos sobre o colega de trabalho, do mesmo modo, arranha a sua imagem.
O perigo aumenta quando as informações são registradas nas redes sociais. Especialistas recomendam muito cuidado com os desabafos.
Comodismo
Profissionais que só fazem aquelas determinadas atividades há anos e não acham que precisam buscar novos conhecimentos, colocam seus empregos em risco.
As empresas buscam para suas organizações, profissionais que demonstram responsabilidade em relação às atividades desempenhadas, contribuindo para o seu crescimento.
Quer conservar o seu trabalho? Mova-se! Mantenha-se envolvido nas atividades da área e empresa e não espere que o gestor venha falar sempre o que dever ser feito.
Vestir-se inadequadamente
Muito se fala sobre trajes no ambiente de trabalho, no entanto, o assunto continua atual. O fato é que as pessoas, principalmente as mulheres, vão ao trabalho como se estivessem indo a uma festa.
Por outro lado, existem profissionais que não cuidam da imagem. Cabelos e barbas devem estar sempre bem feitos, sapatos engraxados, roupas bem passadas.
O tipo de traje vai depender muito do perfil da empresa, mas uma coisa é certa, você não deve chamar mais atenção que a sua competência.
Sem limites nas redes sociais
A menos que você seja analista de mídias sociais, você não deve ficar curtindo e compartilhando posts de 5 em 5 minutos durante o expediente.
Mesmo que a empresa libere o uso dessas redes, o uso sem limites dá a impressão que você está deixando de executar suas tarefas para se divertir.
“Esquecer” do trabalho
Alguns profissionais vão até a área de café para tomar um lanche ou aliviar um pouco a tensão e perdem a noção do tempo.
Demonstram falta de compromisso e responsabilidade e acumulam trabalho. Outros passam grande parte do tempo na internet pesquisando assuntos de ordem pessoal.

Acesse nosso sitewww.promopress.com.br, no blog da Promopress você encontra outras dicas sobre o mercado de trabalho e muito mais!
Comments