Conhece todos os termos da indústria gráfica? Provavelmente não. No post de hoje, vamos te ajudar com um dicionário de produção gráfica. Confira!
Mesmo que a pessoa tenha muitos anos de experiência nessa área, ainda se depara com termos complicados de entender.
São muitas as expressões que circulam no segmento gráfico, indicando uma finalidade ou característica do universo de serviços de impressão.
Além disso, muitos dessas palavras estão no idioma inglês, dificultando ainda mais a compreensão daqueles que não tem habilidade com a língua.
Primeiramente, vamos entender o conceito de produção gráfica.
A produção gráfica é um conjunto de etapas que engloba materiais, serviços, custos e prazos de entrega, para que o resultado final do trabalho seja o pretendido. Podem ser trabalhos mais simples (um cartão de visita) a mais complexos (embalagens com diferentes materiais e técnicas).
FONTE: https://bit.ly/2WwWB0Y
Pensando nisso, elaboramos um mini dicionário de produção gráfica para facilitar o entendimento e te tornar ainda mais expert nesse ramo.
Dicionário de produção gráfica – Conceitos
A
A0/A1/A2/A3/A4/A5/A6/A7
Essas combinações estão relacionadas aos formatos do papel.
A0 – 841 x 1189 mm A1 – 594 x 841 mm (Metade da A0) A2 – 420 x 594 mm (Metade da A1) A3 – 297 x 420 mm (Metade da A2) A4 – 210 x 297 mm (Metade da A3) A5 – 148 x 210 mm (Metade da A4) A6 – 105 x 148 mm (Metade da A5) A7 – 74 x 105 mm (Metade da A6)
Acabamento
No dicionário de produção gráfica, acabamento significa a finalização da produção de um material gráfico.
Remete ao enobrecimento do impresso, tornando-o ainda mais bonito e aumentando a sua durabilidade. São exemplos de acabamento:
Corte e vinco;
Refile;
Entre outros.
Adobe
Empresa desenvolvedora de softwares gráficos como Photoshop, Illustrator, InDesign e Premiere.
Arquivo aberto e fechado
O arquivo está aberto quando pode ser editado e salvo no formato desejado. O arquivo está fechado quando não pode ser feito nenhuma alteração.
Apara
Sobra de papel que ocorre quando o corte da guilhotina ultrapassou o limite.
Arte
Arquivo original criado para a impressão.
Arte final
Versão da arte pronta para ser enviada para a gráfica e, consequentemente, será feita a impressão.
B
Birô
Local onde é feito o processo de separação de cores e saídas de filmes (fotolitos), papéis fotográficos ou chapas de impressões.
Bitmap
Formato específico de arquivos de imagens. Traduzido do inglês, quer dizer “mapa de bits”. Trata-se de uma imagem digital formada por pontos chamados pixels.
Boneco
Layout preliminar mostrando a posição das ilustrações, textos e outros elementos, conforme aparecerão no produto impresso.
Conjunto de páginas brancas dobradas e arranjadas para mostrar a sequência, o tamanho, a forma, o estilo e aparência geral de um livro, panfleto ou outra peça impressa.
Dicionário de produção gráfica – Conceitos
C
Caderno
União de páginas em blocos, que quando unidos formam uma publicação final.
Capa dura
Tipo de encadernação, onde e a capa a contracapa são confeccionadas com um material rígido, revestido com impressão. As mais comuns são as capas de livros, monografias, etc.
Capa
Frente de um livro ou encadernação. Capa externa frontal.
Contra-capa
Verso de um livro ou encadernação. Capa externa traseira.
Chapado
Quando se usa na impressão, 100% de determinada cor. Na impressão, refere-se a áreas que são completamente cobertas com uma ou mais cores sólidas.
CMYK
Composição das cores para a impressão, Cyan, Magenta, Yellow e Black, (ciano, magenta, amarelo e preto).
Corte e vinco
Acabamento feito em equipamento que possui facas físicas e lâminas afiadas nas partes onde o corte será executado.
Curvas
Ato de vetorizar, quando a fonte é convertida em curvas, ela passa a ser um objeto vetorial, ou seja, não é possível editá-la.
CTP
CTP ( Computer to plate) é um processo computadorizado de gravação das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser.
D
Decalque
Erro de impressão causado pela transferência de um impresso a outro. Normalmente ocorre quando os materiais são impressos com excesso de tinta.
Diagramação
Concepção, organização e configuração de todos os elementos que compõem um trabalho de comunicação visual gráfica.
DPI
Do inglês “dots per inch”, significa pontos por polegada, sendo a forma de medir a resolução de uma imagem. Aconselha-se utilizar 300dpi para impressão e 72dpi para internet.
F
São diferentes tipos de letras.
Formato
Tamanho de um arquivo.
Extensão de um arquivo
Fotolito
Fotolito é um filme transparente que serve como matriz para impressão de qualquer material gráfico. Sua origem está no processo de foto e gravação.
G
Gama (ou Gamut)
Escala de combinações de cores possíveis de reproduzir a partir de um determinado conjunto de corantes num equipamento ou num sistema de reprodução gráfica.
Ganho-de-ponto
Aumento do tamanho dos pontos de uma retícula de meio-tom que ocorre durante os processos de pré-impressão.
Gradiente
É quando temos a transição gradativa e suave das cores, ou seja, degradê
Indica a espessura de determinado papel.
Dicionário de produção gráfica – Conceitos
J
JPEG
A sigla significa Joint Photografic Expets Group. É a opção de salvar um determinado arquivo em formato de imagem.
K
Significa a cor black (preto) na escala CMYK.
L
Layout
É um esboço ou rascunho que permite mostrar a estrutura física de uma peça gráfica. Engloba diversos elementos, como textos, imagens, gráficos, etc.
M
Marca de corte
Normalmente usados para a diagramação de materiais gráficos, as marcas de corte são fundamentais para delimitar onde o layout vai ser cortado.
Matriz
Dispositivo de uma impressora que transfere a imagem entintada para uma blanqueta intermediária, ou diretamente para o papel ou para outro suporte de impressão, tal como o clichê tipográfico, a chapa offset, o cilindro rotogravura, a fôrma flexográfica e a tela serigráfica.
O
Opacidade
É a opção de dar transparência para determinada imagem ou texto, podendo ser parcialmente ou totalmente visível em um layout.
Overprint
Significa impressão sobreposta. Ou seja, é uma técnica para que a cor de fundo não vaze.
P
Paleta de cores
Tabela contendo diversas tonalidades de cores que um design poderá usar. Além disso, pode servir como prova para o impressor conferir a tonalidade dos impressos.
Pantone
Empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema de cores mais utilizados globalmente.
Portable Document Format, a sigla PDF significa Formato de Documento Portátil, e refere-se a um formato de arquivo.
Pixel
Menor unidade de imagem.
PNG
Do inglês “Portable Network Graphics”. É uma extensão que permite salvar imagens bitmap com uma boa resolução e baixa compressão.
Prova
É a impressão de teste de uma impressão que vai ser produzida em grande escala, servindo para ser conferida e revisada antes da impressão final.
R
Refile
É um tipo de acabamento do produto final, sendo cortado na marca de corte.
É a qualidade de uma imagem, geralmente com base na sua quantidade de pixels em cada polegada.
RGB
Sistema de cores aditivas, formado pelas cores vermelho, verde e azul.
S
Sangria
Termo técnico usado para elementos e objetos que ultrapassem o limite físico de seu documento.
T
Tiff
Tagged Image File. Formato de arquivo digital usado para transferir imagens em mapa de bites entre programas de aplicativos.
Traçado
Disposição das páginas a serem impressas em um dos lados da folha, arranjadas em ordem adequada dentro do caderno a ser impresso, geralmente contendo um número de páginas múltiplo de oito.
V
Vetor
São imagens formadas através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas, polígonos, textos, formas preenchidas, etc.
Gostou das dicas? Acesse, www.promopress.com.br e confira outros artigos sobre produção gráfica.
Gostou das dicas? Acesse,www.promopress.com.bre confira outros artigos sobre produção gráfica.
Comments