Você sabe a diferença entre as ferramentas CorelDraw e Illustrator? Confira no post de hoje!
Lançado em 1987, o Illustrator é um editor gráfico de propriedade da Adobe, responsável também por programas como Photoshop e InDesign.
Atualmente, é usado em empresas e estúdios de design como principal ferramenta de criação de artes gráficas, modelos para corte e impressão 3D, assim como bases para animações digitais.
Já o CorelDraw, um pouco mais jovem que seu concorrente, teve sua primeira versão pública lançada em 1989 pela produtora canadense Corel.
Focado na criação de artes gráficas bidimensionais, é bastante popular entre gráficas ou agências de design de pequeno e médio porte.
A disputa entre CorelDraw e Illustrator no mercado de edição vetorial é muito debatida em blogs, sites e fóruns.
No entanto, é preciso ponderar a respeito das aplicações de cada software nos diversos campos do design gráfico.
CorelDraw e Illustrator, qual são as suas diferenças?
CorelDraw
Ainda hoje o Corel Draw é o software de edição gráfica mais utilizado no Brasil, sendo muito popular com os profissionais mais experientes.
Esse fato tem ligação com sua presença mais duradoura no mercado e, por consequência, sua utilização pela maioria das gráficas.
Além disso, com uma interface mais simples e amigável para iniciantes, o Corel é usualmente o primeiro contato do profissional iniciante com esse tipo de programa.
Essa simplicidade também é presente nas exigências de hardware do programa, que pode rodar em computadores mais modestos.
No entanto, ele não é perfeito. Essa simplicidade às vezes se torna falta de recursos, especialmente quando se pretende trabalhar com ilustrações e layouts voltados para a web.
Extensa lista de formatos suportados;
Tem uma licença mais acessível;
Ferramentas para editoração de grandes projetos gráficos, como livros e revistas.
Illustrator
Já o Illustrator, aparenta ir por um caminho diferente: para usuários iniciantes, ele não tem uma interface tão amigável e simplificada assim, pelo menos para quem não utiliza outros softwares da família Adobe.
No entanto, seus painéis móveis (como no Photoshop) trazem formas de personalização da interface e suas ferramentas e recursos têm características mais artísticas e performance mais detalhada.
Não é à toa que dominar esse programa, é hoje quase pré-requisito para se trabalhar em agências de publicidade.
Reconhecidamente estável para tarefas de todos os níveis de complexidade;
Esquemas de cores mais complexos, como degradês, apresentam alta fidelidade;
Ferramentas dedicadas para a criação de artes digitais 2D e 3D, como as funções Extrude e Bevel.
Acesse nosso site www.promopress.com.br, no blog da Promopress você encontra outras dicas incríveis.
Comentarios