Você sabe o que é comunicação interna? Nesse post, vamos te explicar e dar dicas para evitar os erros frequentes nessa estratégia. Confira!
Quando falamos em ações de comunicação de marketing, o primeiro público-alvo que vem em nossa mente é o externo, principalmente, composto pelos nossos clientes.
Na maioria das vezes, o público interno não é lembrado, o que se torna um grande problema para as empresas. Afinal, os colaboradores são parte essencial para que os resultados sejam bons.
O que é comunicação interna?
Comunicação interna é uma estratégia planejada, com objetivos definidos para possibilitar a interação entre organização e seus colaboradores.
Com ela é possível aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização.
A comunicação interna garante que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso oficial da empresa, assim como à seus valores e crenças.
E isso, tanto nos bons, quanto nos maus momentos, é um diferencial que ajudará a fortalecer o seu negócio e a desfazer mal entendidos ou boatos.
Trata-se da transmissão e do compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo.
Uma boa comunicação interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontal, pois até mesmo o conceito básico da comunicação interna remete a uma via de mão dupla.
Tipos de comunicação interna nas empresas
Comunicação escrita
Esse tipo de comunicação é um dos mais usados no ambiente corporativo e pode ser colocado em prática de diversas maneiras.
Uma das mais conhecidas é através de um jornal mural em que os colaboradores são informados dos acontecimentos dentro da empresa, além de ficar sabendo das novidades.
Com o avanço da tecnologia e todos os meios que podem ser usados para fazer esse tipo de comunicação, é muito usado também o e-mail, quadro de avisos, blog corporativo, agenda, whatsapp, etc.
Comunicação verbal
A comunicação verbal é muito utilizada no dia-a-dia das empresas. Podendo ser por meio de palestras, confraternizações, reuniões, seminários, etc.
Esse tipo de comunicação interna é muito utilizada para interação entre colaboradores, gestores e líderes.
Comunicação vertical
Frequentemente utilizada para a comunicação de colaboradores com um nível hierárquico superior, como líderes e gestores.
Usada para a elaboração de planejamento e estratégias da empresa.
Comunicação horizontal
Diferente da comunicação vertical, esse estilo de comunicação visa informar todos os colaboradores,independente do seu nível hierárquico.
Com isso, a empresa faz com que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento interpessoal.
Comunicação diagonal
Visando uma comunicação inter hierárquica, equipes diferentes, gestores e diretores recebem o mesmo tipo de comunicação.
Ela é ideal para quem busca informar a empresa como um todo sobre novos projetos, contextualização, até mesmo transmitir mensagens institucionais.
Objetivos da comunicação interna
Informar
O principal objetivo da comunicação interna é informar, comunicar o que acontece e oferecer conteúdos que agreguem no dia-a-dia dos colaboradores.
Participar
Outro objeto super importante é fazer com que os colaborares participem de maneira colaborativa dos projetos da organização e das tarefas que lhe são designadas.
Alcance
O alcance das informações é um objetivo fundamental para a comunicação interna. Ele pode ser ilustrado com um cenário de uma grande empresa, com vários departamentos e perfis distintos de funcionários.
Dar voz às equipes
Dar voz às equipes é um dos propósitos da comunicação interna. Ela deve ser horizontal, ou seja, as informações devem ir e vir de todos os sentidos para que todos possam ouvir.
Vantagens da comunicação interna
Alinha os colaboradores
Apresentar e reforçar constantemente os objetivos da empresa é essencial para qualquer organização. Isso irá manter os colaboradores focados e alinhados em uma mesma direção.
Melhora o clima organizacional
Por meio da comunicação interna os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação.
A distância entre os departamentos diminuem e, com isso, as pessoas podem interagir mais e trabalhar em sintonia.
Evita rumores e fofocas
Quando você mantém todas as informações referentes a sua empresa presas nos setores mais altos e não informa seus funcionários do que realmente está acontecendo de forma verdadeira, você está abrindo possibilidades para especulações.
Abrindo um canal efetivo com os colaboradores, informe a eles a realidade da situação da empresa. As especulações diminuirão e ainda poderão ajudar a pensar em formar e ajudar a resolver situações difíceis.
Aumenta a produtividade
A partir do momento que os colaboradores se sentirem engajados com os objetivos da empresa, é natural que eles se esforcem mais para contribuir com a organização.
Cada colaborador passa a entender melhor o seu papel dentro da empresa, sua importância e o impacto que seu trabalho gera nos resultados globais da companhia.
Melhora a imagem da empresa
Quando você abre canais de comunicação em sua empresa, isso afeta não só seu público interno, mas também o externo.
Mostrar que você se preocupa com o seu funcionário e com a opinião deles é um grande diferencial frente a concorrência e é visto com bons olhos pela comunidade em geral.
Dicas para uma boa comunicação interna
Conheça bem a sua empresa e seus colaboradores;
Elabore um planejamento para essa área;
Incentive a comunicação clara e acessível;
Seja transparente com os colaboradores;
Desburocratize o contato entre os departamentos;
Utilize diferentes canais de comunicação;
Crie ações e eventos de relacionamento;
Reconheça os esforços dos colaboradores.
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