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Como fazer um folder

Você sabe como fazer um folder? Nesse post, vamos te mostrar e explicar a importância desse impresso tão utilizado pelas empresas. Confira!


Em meio a tantas ações de marketing digital, muitas empresas acabam deixando de lado várias formas de instigar os clientes e ganhar visibilidade.


A utilização do folder é um ótimo exemplo e uma medida efetiva na divulgação da sua marca.


Você tem uma empresa ou está organizando um evento, mas ele não está ganhando

a popularidade e notoriedade que ele precisa? Pois bem, já ouviu aquele ditado que

a propaganda é a alma do negócio?


Provavelmente é isso que está faltando para que o seu negócio ganhe a visibilidade pretendida, sendo necessário investir em publicidade.



Mas afinal, o que é um folder?


O folder é nome utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras.


Ele é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou quando

é preciso dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária.


Você já deve ter se deparado com os mais diversos folders espalhados ao longo de suas experiências com outras empresas.



O grande diferencial dos folders é que eles podem ser personalizados do jeito que preferir, ou seja, você pode criar um folder que transmita exatamente a essência da sua empresa.


Algumas pessoas confundem o folder com flyers e panfletos, por mais que sejam parecidos, o folder é o impresso que possui no mínimo uma dobra, enquanto os outros não são dobrados.


Contudo, há folders com padrões diferenciados, dotados de dobras criativas com inúmeras páginas, isto é, tudo depende da produção criativa do artista gráfico e das necessidades da empresa para a qual ele está trabalhando.


Quando usar o folder?


Por ser um produto de mais valor agregado, inclusive em relação à informação, o folder deve ser utilizado em momentos quando o cliente já está preparado para a compra, ainda que parcialmente.


É o caso de quando um cliente entra na loja e solicita mais informações sobre um produto  ou então quando o vendedor consegue manter um diálogo com essa pessoa de interesse.


É diferente do panfleto, que normalmente é distribuído em quantidade, mas sem que haja uma preocupação com a qualidade para a compra de quem recebe.


No geral, o folder é indicado para esclarecer pontos sobre produtos e serviços, divulgar lançamentos, promover a empresa e assim por diante.



Principais fatores que comprovam a importância do folder:


  • Um dos materiais mais consultados pelo público quando você não está perto;

  • Representação visual da sua empresa de forma criativa e cativante;

  • Facilidade na distribuição;

  • Lembrança da sua empresa sempre ativa na mente dos consumidores;

  • Comunicação de forma clara e objetiva;

  • Recursos para chamar atenção do consumidor.


Como fazer um folder – Planejamento


Definir o formato do folder é algo que depende do objetivo a ser alcançado, verba disponível, pois a faca especial para cortes diferenciados tem um custo mais alto e do tipo de produto ou serviço.


Para definir estas questões e apresentar um material adequado as suas necessidades,

é fundamental planejamento, organização das ideias e conteúdos e criação de texto na linguagem adequada.


Além disso, é importante a escolha das imagens perfeitas para ilustrar a alma do seu negócio. Para isso, é importante reunir sua equipe comercial e operacional para obter informações do mercado.



Como fazer um folder – Quais as características visuais?


O tamanho e o formato de um folder pode variar de acordo com a imaginação de quem está criando. É possível criar um folder com formatos personalizados e incluir dobras e cortes especiais.


Os tipos de papeis mais utilizados são Couché, sendo liso ou fosco, Triplex e Offset, com diferentes gramaturas.


O intuito é sempre fazer com que o cliente fique atraído por essa peça gráfica, de maneira que ele tenha tempo para ler, compreender, tirar suas dúvidas e demostrar interesse.


Para isso, é necessário utilizar elementos com muita harmonia. Se o contraste de cores for muito intenso, a leitura será atrapalhada, o que vai fazer com que o cliente perca o interesse, por exemplo.



O folder é dividido em dois grupos: institucional e o promocional. O folder institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo.


Já o folder promocional é o que usamos para a divulgação de preço, vantagens

e informação direta dos produtos ou serviços.


Podemos também produzir o folder institucional e o promocional juntos, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar com informações que podem prejudicar a marca ou perder o foco e o objetivo da divulgação.


Como fazer um folder – Qual o melhor formato?


Existem diversos tipos e formatos de folders. Um impresso em formato A4 dobrado ao meio, por exemplo, já pode ser considerado um folder.


Já os formatos A2 e A3, maiores que o A4, oferecem a possibilidade de modelos maiores

e com mais dobras.


Eles recebem eventualmente duas dobras verticais, o que proporciona um impresso com seis lados e, com isso, mais espaço para inserção de imagens e informações.


Como fazer um folder – Quais informações deve conter?


Considerando um folder com 2 dobras (3 abas) com a seguinte estrutura:

A lâmina com os números 2,6 e 1 são a capa e a com números 3,4 e 5 o miolo.


Capa


A capa de um folder pode conter:


  • Chamada: com uma fonte maior e uma frase curta;

  • Subtítulo: um complemento para a sua chamada e explique-a, caso necessário;

  •  Uma imagem, foto ou ilustração que represente o que você está divulgando.


Apresentação


Neste caso, fale um pouco sobre a parte institucional da sua empresa ou use esta aba como a área de apresentação do serviço ou produto com alguns destaques ou diferenciais.


Produtos e serviços


A área interna do folder é normalmente destinada a apresentar seus produtos e serviços. Procure fazer essa divisão de maneira organizada e com áreas de respiro.


Além disso, respeite a área de leitura da esquerda para direita e, se possível, subdivida seus tópicos em 3 ou 6 grupos, respeitando as dobras.


Contatos


O verso de um folder resume as informações para contato da empresa. São elas:

  • Marca;

  • Assinatura da marca;

  • Endereço completo;

  • Telefones;

  • E-mail;

  • Site;

  • Localização da empresas;


Como fazer um folder – Dicas


Saiba a mensagem que deseja transmitir


Defina qual a mensagem que deseja transmiti, podendo ser a promoção de um produto até a apresentação dos valores da sua empresa.


Essa será a base de todas as informações contidas no folder.



Coloque-se no lugar do cliente


Antes de começar a criação do folder coloque-se no lugar do cliente. Será que as informações que você quer transmitir são realmente úteis e atraentes? Você teria uma boa percepção da marca ao ter contato com o folder?


Defina o conteúdo


Faça perguntas para si mesmo, como “qual é o propósito desse material?”, “qual a mensagem que eu quero passar?”, “qual público preciso atingir?”.


Quando obter essas respostas, você conseguirá definir o conteúdo do seu impresso.


Busque referências


Infelizmente não existe uma fórmula exata de como fazer um folder. Por isso, é fundamental que você procure referências, pesquise na internet e se atente aos que você recebe no dia-a-dia.


Observe de que forma os elementos são distribuídos no papel: textos, imagens, espaços em branco, cores, etc.



Como fazer um folder- Vantagens


Manter a eficiência


Você pode usar os folder para que seus potenciais clientes em um material uma referência facilmente acessível para suas informações.


Criar boas impressões


O uso do folder ajuda a transmitir um olhar profissional, te apresentando como um especialista na sua área. Os clientes irão olhar para o seu folder e ficar encantados com o cuidado em cada detalhe.


Construir a sua marca


A marca é a identidade da empresa, ou seja, uma forma de ser reconhecida no mercado. Portanto, deve-se traduzir a imagem que deve ser passada para o mercado, e o folder faz muito bem esse papel.


O produto, seus funcionários e seu estilo de negócio compõem a identidade visual da sua marca e os folders podem ser projetados com diferentes cores, texturas e características especiais para que você possa demonstrar os objetivos do seu negócio.



Como fazer um folder- Vantagens


Manter a eficiência


Você pode usar os folder para que seus potenciais clientes em um material uma referência facilmente acessível para suas informações.


Criar boas impressões


O uso do folder ajuda a transmitir um olhar profissional, te apresentando como um especialista na sua área. Os clientes irão olhar para o seu folder e ficar encantados com o cuidado em cada detalhe.


Construir a sua marca


A marca é a identidade da empresa, ou seja, uma forma de ser reconhecida no mercado. Portanto, deve-se traduzir a imagem que deve ser passada para o mercado, e o folder faz muito bem esse papel.


O produto, seus funcionários e seu estilo de negócio compõem a identidade visual da sua marca e os folders podem ser projetados com diferentes cores, texturas e características especiais para que você possa demonstrar os objetivos do seu negócio.



Mostrar seu produto


Os melhores folders contêm à frente dos seus potenciais clientes seus produtos, usando fotos de alta qualidade, cases, etc.


Antes de um cliente abrir o seu folder ele já terá uma ideia do que você está vendendo, além do mais importante, saber o porque eles precisam daquele produto.


Como fazer um folder – Colocando em prática


Slogan 

Crie uma frase pequena e fácil de lembrar sobre a principal característica do seu produto ou serviço.


Dependendo do produto ou serviço a ser apresentado o texto pode ter em média entre 500 e 800 caracteres, por exemplo.


Benefícios

Especifique os principais benefícios secundários para o seu produto ou serviço e escreva pequenos textos com em média 500 e 800 caracteres também.


Não esqueça de criar um pequeno slogan para cada um destes textos;


Imagens


Faça fotografias em um estúdio pago ou caseiro. Se preferir, compre fotos condizentes em sites de bancos de imagens



Software


Use o Photoshop para tratar as imagens, isto é, recortá-las, dar brilho, destacar, etc. Em seguida, abra o InDesign ou programa similar e estabeleça o tamanho do folder, que nesse caso pode ser uma folha A4 horizontal com duas divisões, que seriam as dobras.


Margens


Ainda no InDesign, coloque margens e estabeleça ao menos 5 mm de sangria para que o corte a ser realizado pela máquina, na gráfica, não ultrapasse esse limite, fato que eliminaria elementos importantes da diagramação.



Diagramação 1


Insira o logotipo da empresa, uma imagem do produto, o slogan e o texto com sua principal vantagem, na primeira página do folder.


Diagramação 2


Nas cinco páginas seguintes, insira os demais benefícios [de preferência um por página] em ordem de importância. Coloque imagens e infográficos produzidos no Photoshop para ilustrar;


Revisão


Nunca mande um arquivo para impressão final sem uma prova daquele material. Por mais que na sua tela aparenta estar tudo lindo, a prova geralmente revela um problema no arquivo.


Pode ser que a cor da fonte fique muito fraca, que a textura que você criou para o fundo fique muito forte ou marca, e até encontrar erros ortográficos.


Defina a quantidade


Escolha sabiamente a quantidade de materiais a serem produzidos. Se você tiver que imprimir mais depois, sairá mais caro do que imprimir tudo de uma vez só.


Por outro lado, se você produzir demais, terá que armazenar seus impressos, ou acabará não usando tudo, desperdiçando recursos.


Impressão


Após o desenvolvimento completo do folder é imprescindível escolher uma gráfica com excelência em qualidade para que este projeto seja finalizado da maneira mais profissional possível.


A qualidade da impressão e o tipo de acabamento, podendo ser fosco, brilho, com verniz, etc, são de extrema importância para o sucesso da promoção de vendas por meio do folder.


Pense também na distribuição


Você já produziu o seu folheto ou seu folder. Mas e agora? Onde e como você distribuirá este material?


Você poderá fazer ações de panfletagem, distribuir em eventos, deixar em estabelecimentos parceiros. Planeje previamente para ser mais assertivo.



Avalie os resultados


Não é fácil mensurar o resultado de um folder. Mas existem indicadores que podem sinalizar que este material foi bem sucedido.


Pergunte aos seus clientes como ficaram sabendo da divulgação feita no material e verifique se durante o período de veiculação desta peça houve mais visitas ao seu site, mais pedidos de orçamento de um determinado produto ou serviço, se foram feitas mais vendas, etc.

Como fazer um folder – Erros comuns


Alguns erros são comuns no momento da criação de um folder que podem comprometer os resultados desejados e desperdiçar o dinheiro investido.


Pensando nisso, listamos alguns erros frequentemente cometidos para você tomar cuidado. São eles:


Falta de guias


Para que a impressão dos folders aconteça exatamente como o planejado, é fundamental criar guias para o processo.


As linhas de corte dão a orientação sobre o formato esperado, enquanto as marcas de sangria ajudam a evitar que possíveis distorções comprometam a apresentação final.


Quando esses elementos não estão presentes no arquivo enviado para a gráfica, há riscos de que o produto final não seja exatamente como o esperado.


Linhas muito finas


Por melhores que sejam os processos de uma gráfica, há um limite para que uma impressão aconteça de forma perfeita.


Quando essas linhas possuem espessuras menores do que 0,8 pt, em geral, há chances de parecerem falhadas ou nem se quer serem impressas.


Não é falta de qualidade na impressão, e sim uma limitação técnica natural que deve ser levada em consideração na elaboração do projeto.


Falta de conversão das cores


Não é incomum que um projeto finalizado tenha um tom na tela, enquanto o folder tem outro na vida real.


Como as cores são elementos importantes da comunicação visual, isso exige cuidados específicos.


Para evitar essa falha, o ideal é realizar a conversão de cores. Em geral, o mais recomendado é fazê-la para o padrão CMYK. Isso diminui as distorções e garante maior fidelidade.



Erros de revisão


Um telefone incorreto, a falta de determinada informação ou mesmo um erro gramatical podem comprometer todo o trabalho.


Para evitar esses pontos, o melhor é fazer uma revisão criteriosa para que tudo saia como o previsto.



Qual a diferença entre folder e folheto?


A principal diferença está na finalidade. O folder pode ser usado para mostrar portfólios de produtos e serviços, educar o mercado, apresentar a empresa ou para realizar alguma atividade de marketing.


Já o folheto é usado quando é necessário uma publicidade de grande alcance. Com relação à quantidade de informações o folder abriga um conteúdo bem mais extenso, pois seu tamanho é maior.


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