Você sabe como engajar sua equipe de vendas? Nesse post, vamos dar dicas de como colocar essa estratégia em prática. Confira!
A equipe de vendas é fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso e alcançar as metas que foram traçadas.
A função da equipe de vendas é colocar em circulação os produtos fabricados e/ou adquiridos e que precisam ser entregues a seus respectivos consumidores.
São vendedores qualificados que devem conhecer profundamente o produto ou serviço que está oferecendo, desenvolvendo interação e afinidade com os seus clientes.
No entanto, uma equipe desmotivada e sem engajamento não consegue atingir os objetivos que seus gestores estipularam no planejamento elaborado.
Uma pesquisa global realizada pela Aon Hewitt, com 400.000 funcionários de 258 organizações, aponta que empresas que engajam e motivam seus colaboradores, possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis, ou seja, sabem como tornar sua equipe mais produtiva.
Com base em pesquisas, Isabel Armani, diretora de performance, talento e remuneração da Aon Hewitt, afirma que um colaborador desmotivado e sem compromisso com o emprego pode custar em média 10.000 dólares a mais na receita anual de uma empresa e não sabe como tornar sua equipe mais produtiva.
FONTE: https://bit.ly/2IXwbOz
Para que você consiga engajar sua equipe de vendas, é preciso colocar em prática algumas etapas de maneira eficiente.
Pensando nisso, listamos algumas dessas etapas para te ajudar.
Como engajar sua equipe de vendas – Dicas
Defina metas alcançáveis
As metas são fundamentais para engajar a sua equipe de vendas, pois definem a direção a ser seguida.
No entanto, precisamos ter em mente que as metas muito fáceis de serem alcançadas podem gerar desmotivação, da mesma forma que metas inalcançáveis também.
Por isso, é essencial existir uma análise e planejamento antes de defini-las, pensando no desenvolvimento e produtividade da sua equipe.
Com isso, os seus vendedores estarão engajados e motivados a vender mais e conquistar os resultados traçados.
Dê feedback
O feedback é uma das estratégias mais eficientes quando se trata de motivar e engajar sua equipe de vendas.
Portanto, crie uma cultura de feedback, capacitando a si mesmo como gestor, para passar essa avaliação de forma correta.
Dê retornos sobre o desempenho e resultados dos colaboradores com frequência, apontando onde cada um pode melhorar e como fazer isso.
Além disso, é importante estar aberto para receber feedback, isso mostrará que você está mais próximo do seu time e com o intuito de melhorar sempre.
Com base em uma pesquisa realizada pela HubSpot , funcionários que recebem o feedback de maneira correta são quase 50% mais produtivos e 30% mais engajados.
FONTE: https://bit.ly/2vkScyT
Apresente cases de sucesso
Apresentar cases de sucesso também ajuda a engajar a sua equipe de vendas, isso porque, faz com que eles vejam que outras empresas conquistaram esse engajamento também.
Além de mostrar os benefícios que sua empresa vai ter, mostre como isso pode mudar na vida profissional e pessoal dos colaboradores, como comissões e satisfação pessoal.
Realize treinamentos
Quanto maior o aprendizado e conhecimento, mais fácil será atingir as metas e melhorar os resultados, assim conseguindo motivar e engajar sua equipe de vendas.
Evoluir profissionalmente já nos gera uma motivação pessoal, afinal, o aprendizado garante uma grande satisfação de autorrealização.
Outra vantagem de realizar treinamentos com a sua equipe de vendas, é explorar novas oportunidades de carreira, garantindo um crescimento dentro da própria empresa.
Saiba lidar com situações difíceis
É normal ocorrer problemas durante o processo de vendas de um produto ou serviço.
O que diferencia um vendedor comum de um excelente vendedor é a maneira com que ele resolve esses problemas.
E para isso, é preciso que você, como líder e gestor, estimule essa ação e saiba como transmitir isso de maneira eficiente.
Não basta trazer os problemas para si e resolver por conta própria. É fundamental passar isso para a sua equipe e mostrar que todos devem estra preparados para essas ocasiões.
E a principal consequência disso é o engajamento e motivação de toda equipe de vendas, tonando sua empresa ainda mais competitiva no mercado.
Mensure resultados
Mensurar resultados é fundamental para motivar e engajar a sua equipe de vendas.
Mostre o rendimento e desempenho de cada integrante da sua equipe. Isso faz que eles se responsabilizem pelos próprios resultados e invistam todos os seus esforços em melhorias contínuas.
Além disso, é uma forma de reconhecer esses esforços e valorizar o desempenho de cada um, fazendo que engaje ainda mais a equipe.
Tenha um programa de incentivo
Ter um programa de incentivo é um grande diferencial, que aumenta ainda mais o engajamento da sua equipe de vendas.
Existem diversos benefícios que podem ser oferecidos a partir do atingimento de uma determinada meta. São eles:
Valores em dinheiro;
Viagens;
Automóveis;
Experiências;
Cursos;
Eletrônicos;
Vale-presentes;
Entre outros.
Ao gerar um senso competitivo de maneira positiva, o engajamento é elevado e, consequentemente, integrado por toda a equipe.
No entanto, é preciso ter em mente alguns aspectos que influenciam diretamente no desenvolvimento desse programa de incentivo. São elas:
Estabeleça objetivos;
Defina metas individuais;
Fixe as metas coletivas;
Deixe a comunicação clara e objetiva;
Mensure resultados;
Dê feedbacks constantes;
Documente os resultados;
Considere as necessidades do consumidor.
Seja um bom líder
O papel da liderança é fundamental no momento de engajar a equipe de vendas e conquistar os resultados esperados no mês.
Ter uma comunicação clara e objetiva é essencial, fazendo com que essa relação entre líder e equipe se torne cada vez mais transparente.
Esteja disponível para ouvir os seus colaboradores. Esteja aberto para receber sugestões e ideias e gerar possibilidades.
Dessa forma, você conseguirá uma equipe motivada e engajada.
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