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Como definir a persona ideal para o seu negócio?



Porquê definir uma persona para o seu negócio?

A criação de “Personas” é uma das ferramentas utilizadas nos processos de Design Thinking. Trata-se da criação de um personagem com nome, foto, descrição das habilidades, atitudes, restrições, dados demográficos e objetivos. Com o uso desse método é possível identificar arquétipos ou personagens fictícios, que são percebidos por meio de comportamentos que são notados após uma gama de observações.


Essa ferramenta tem o objetivo de representar as motivações, expectativas, necessidades, frustrações e desejos e, é capaz de unir as características significativas de um grupo sendo possível compreender como esse grupo utiliza os produtos e serviços estudados.


O uso de personas auxilia na produção de um projeto com a estratégia correta para atender ao público alvo, visto que com essa ferramenta é possível entregar aos stakeholders os problemas que eles deverão trabalhar. Ou seja, é um conceito completo, capaz de retratar o perfil ideal de cliente para o seu negócio.


É importante frisar que esse é um conceito diferente de público alvo, pois ao definir uma persona é importante garantir uma atenção especial às dificuldades e além disso, como o negócio ou produto vai poder ajudá-la, assim é possível saber quais serão as estratégias ideais para agregar maior valor ao seu produto ou serviço.


Como definir uma persona?

O primeiro passo para a criação de uma persona é a coleta de dados. É fundamental realizar uma pesquisa detalhada para entender os principais problemas da persona, com bases em algo verídico. É importante que os “achismos” sejam deixados de lado e que não sejam feitas suposições sobre os clientes, visando captar qualquer diversidade que eles possam representar.


Essa pesquisa pode ser realizada online, via telefone ou até presencialmente. Durante esse processo é fundamental observar os clientes e anotar quaisquer características que possam ser relevantes.


Algumas das perguntas que devem ser respondidas durante essa pesquisa são por exemplo, quais os valores? Quais marcas o cliente utiliza? Quais as dores? Quais metas? O que o cliente faz no dia a dia? O que ele consome? Quais seus principais sonhos? Como o negócio pode impactar a vida dele? Entre diversas outras que podem ser importantes para o produto ou negócio. Além das informações básicas como idade, profissão, onde mora, grau de escolaridade, entre outros pontos importantes.


Resultado positivos que a construção de uma persona pode oferecer ao seu negócio


Após isso, é fundamental analisar todos os dados que foram coletados. Todos os integrantes do grupo devem expor as informações de maneira sintetizada para que seja possível identificar possíveis similaridades ou padrões. Separando por exemplo entre temas, como profissões, idade e se houver informações repetidas entre esses temas é importante deixá-las mais próximas.


Com esse agrupamento de características prontas é possível definir as que mais aparecem e começar a montar a persona, a partir das respostas sobre o que essa pessoa pensa ou sente, o que ela escuta, o que ela vê, o que ela fala e faz, quais os objetivos e dores, que foram os questionamentos abordados nas pesquisas.


Com estas informações de maneira nítida é mais fácil realizar o que chamamos de prototipagem, que, nada mais é do que a definição de um nome, um cargo, uma idade, formação e as características comportamentais. Após a prototipagem, é necessário validar as informações, buscando os clientes que têm perfil parecido com a personas definidas.


Este conceito pode ser aplicado para todas as áreas da empresa, principalmente no setor de comunicação, mídia impressa, pois se torna mais acessível desenvolver estratégias que impactem seu cliente em potencial e conquiste novas conversões.

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