No post de hoje, vamos dar dicas para você aprender a lidar com diferentes tipos de clientes. Confira!
Atualmente, criar um bom relacionamento com o cliente pode ser determinante para o sucesso de um empreendimento, podendo ser até um diferencial diante da concorrência.
Não basta apenas ofertar bons preços, é fundamental estar atento as necessidades individuais.
Conhecer os tipos de clientes e saber lidar com eles é essencial para qualquer empresário, afinal, o consumidor é a razão de qualquer negócio.
Cada cliente possui um perfil psicológico próprio, o que leva a diferentes expectativas em relação ao processo de compra.
Por isso, muitas empresas estão investindo cada vez mais em processos, sistemas e treinamentos para melhorar o relacionamento da organização com o cliente.
O problema é que às vezes tudo isso não é o suficiente. E o motivo é simples: as pessoas são diferentes, e os consumidores precisam de um tratamento distinto, de acordo com as suas necessidades e com as suas características pessoais para serem conquistados.
Pensando nisso, vamos dar dicas para você aprender a lidar com determinados tipos de clientes.
10 tipos de clientes que você precisa aprender a lidar
Você precisa aprender a lidar com o cliente promotor
O sonho de qualquer empresa é ter clientes promotores, que são amantes da sua marca e, por isso, fazem divulgação positiva e gratuita do seu negócio.
No entanto, para isso acontecer, a empresa precisa demonstrar a qualidade dos produtos e serviços, além de um excelente atendimento.
Com o passar do tempo e a repetição de boas experiências, o cliente adquire confiança na marca e torna-se um promotor.
Cliente indeciso
O cliente indeciso geralmente fica inseguro ao fechar uma compra. Começa a se questionar se realmente precisa daquele produto, se o item é realmente o que busca ou se a loja é realmente o melhor local para ele realizar a compra.
Sabemos que os indecisos são desgastantes para os vendedores, mas nessa situação a melhor forma de convencê-lo é focando na necessidade do cliente. Confira algumas dicas:
Faça perguntas para buscar informações sobre o que ele está procurando.
Faça uma apresentação do item em funcionamento, mostrando sua eficácia.
Tranquilize-o, mostrando confiança de que ele está efetuando uma excelente compra.
Se mesmo assim ele ainda ficar com dúvida, mostre para ele como será ruim se ele não adquirir aquele determinado produto.
Cliente “pidão”
Barganhar é um ato comum no comércio, que remonta a séculos, porém, há quem abuse dessa prática. Em muitos os casos, os clientes exageram nos pedidos como condição para fechar um contrato ou uma venda.
Nessas situações, a empresa deve encontrar um meio termo entre oferecer somente o que pode e não “entrar na onda” do cliente “pidão”.
Os atendentes e vendedores devem saber, com antecedência, até que ponto podem ir numa negociação. Dessa maneira, evita-se que a empresa prometa algo que não pode cumprir.
Cliente racional
O cliente racional vem normalmente para o processo de compra bem informado. Ele confia na sua análise e não muda de opinião com facilidade.
Além disso, observa atentamente a relação de custo-benefício e, geralmente, espera que o vendedor responda suas dúvidas de forma clara e objetiva.
Aprender a lidar com esse tipo de cliente não é complexo, mas para isso o vendedor deve mostrar argumentos de vendas verdadeiros e consistentes.
Além do mais, saber ouvi-lo e demonstrar domínio sobre aquele determinado assunto é fundamental. Não esconda informações, o cliente racional sempre estará atento aos detalhes.
Cliente apressado
O cliente apressado quer tudo para já! Se faz o pedido, fica o tempo todo perguntando quando vai chegar.
Se ele está na sua loja, fica o tempo inteiro olhando para o relógio e perguntando para os atendentes se vai demorar.
Por isso, você deverá ser bem firme com ele. Informe que não há como passá-lo na frente ou que você não tem controle do processo de entrega.
Nunca seja grosseiro, tenha apenas firmeza nas suas afirmações. Ele deverá perceber que sua empresa se importa com ele, mas que há questões que estão acima de suas capacidades.
Cliente desaparecido
Este é aquele tipo de cliente que combina e confirma todas as reuniões para se encontrar com você, mas não está no escritório quando você chega.
A maneira mais correta para lidar com esses acontecimentos é sutilmente sugerir que esse cliente agora está em dívida com você, mostrando para ele que seu tempo é valioso.
Mostre que o produto que está vendendo merece sua atenção. Além disso, reprograme rapidamente o compromisso para que você não perca essa oportunidade.
Cliente reclamão
O cliente reclamão costuma ser dramático e fala muito. Mesmo com o problema resolvido, ele pode continuar expressando insatisfação com o negócio.
A empresa deve ficar atenta a esse tipo de cliente, pois pode revelar problemas nos processos internos da organização, que só são descobertos por meio da comunicação com o consumidor.
Portanto, a equipe de atendimento deve ter condições de registrar todas as reclamações, bem como poder acompanhar o andamento dessas demandas.
Cliente nervoso e grosseiro
O cliente nervoso é um dos mais difíceis de lidar. Afinal, é preciso saber manter o controle de maneira que a agressividade dele não interfira no seu atendimento.
Geralmente esse tipo de consumidor discute por qualquer coisa, sejam eles motivos relevantes ou mesmo aqueles que têm pouca importância. Ou seja, tudo vira uma questão para uma possível discussão.
Deixe o cliente falar, isso pode ajudá-lo a liberar a sua raiva. Evite interrompê-lo, caso contrário, ele poderá ficar ainda mais nervoso;
Tente acalmá-lo. Frases como: “o senhor(a) tem razão” ou “farei o que estiver ao meu alcance para resolver o seu problema”. Elas funcionam bem nesse momento;
Continue utilizando o tom de voz adequado, mesmo que ele esteja gritando;
Seja ágil e eficiente durante a venda.
Cliente tímido
Não gosta de falar e nem demonstra o que pensa, deixa o vendedor falando sozinho e não responde aos seus argumentos de vendas, bem como não se impressiona com as vantagens dos produtos, mas gosta de ouvir opiniões e conselhos.
Aprender a lidar com esse tipo de cliente é complicado. Por isso, estimule o diálogo através de perguntas hábeis para obter suas opiniões, evite falar muito, ter paciência e não pressioná-lo, conquistar a confiança do cliente.
Cliente negociador
O cliente negociador é bem recorrente. A característica mais forte desse tipo é de querer tirar vantagem a todo custo.
Isso quer dizer que ele só leva um produto se sentir que de alguma forma está se beneficiando mais que os outros consumidores naquela compra.
A dica nesse caso é simples: dê a atenção necessária ao cliente, tirando todas suas dúvidas, apresentando sugestões e mostrando-se aberto a negociações.
Mas é importante ter um limite e não ceder a todas as ofertas do cliente. Afinal, o lucro da venda é essencial, e o preço é relativo à qualidade do produto ou do serviço.
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