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Atendimento ao cliente

Você sabe como crescer empresarialmente com um bom atendimento ao cliente? Nesse post, vamos te ajudar a colocar em prática algumas ações muito importantes. Confira!



As empresas vivem um momento em que para se sobressaírem da concorrência, é preciso se destacar e ter excelência no atendimento é uma ótima maneira para isso acontecer.


Quando somos bem tratados por um atendente, por exemplo, nos tornamos bem mais propícios a aceitar propostas e acordos.


Diferentemente de quando somos pressionados e não nos sentimos confortáveis com o tratamento da empresa.



O que é atendimento ao cliente?


O atendimento ao cliente nada mais é do que um suporte que você dá para uma pessoa que busca um produto ou serviço, que quer tirar uma dúvida ou está procurando uma solução para seu problema.


Isso vale para antes, durante ou depois da compra de um determinado produto, por exemplo. As empresas visam tornar a experiência do cliente mais fácil e agradável.


Para conquistar e se relacionar melhor com o cliente, cada vez mais, as empresas vem investindo em capacitação para seus colaboradores, pois é o bom atendimento ao cliente que faz toda a diferença.


Já o contrário, pode levar uma negociação por água a baixo e até manchar a reputação da empresa perante seus atuais e futuros clientes.


Além disso, não importa se o seu objetivo é manter clientes ou gerar novos leads, é preciso ter qualidade no atendimento ao cliente, que deve estar alinhado ao valor que sua empresa quer passar.



Assim, você tem uma grande oportunidade de estar em contato com seu target, impulsionar a gestão de relacionamento com o cliente e demonstrar que está preocupado com ele.


Mas, infelizmente, é muito comum ouvir casos de clientes decepcionados e insatisfeitos com o atendimento. Isso faz com que eles desistam da marca.


Por que o atendimento ao cliente é importante?


Quando os clientes procuram atendimento, isso significa que confiam na sua empresa e acreditam que você poderá ajudá-los em qualquer situação.


Desenvolvendo um bom atendimento ao cliente, você pode:


  • Conquistar e fidelizar novos clientes;

  • Evitar a perda de clientes diante de uma situação de crise;

  • Transformar o cliente em um defensor da marca.


Se você não atender aos desejos e expectativas dos clientes, é provável que eles abram mão dos produtos e serviços da sua marca e encontrem outra empresa que ofereça relacionamento próximo, inteligente e humano, assim como o atendimento que estão procurando.



Como fazer para alcançar um bom atendimento ao cliente?


Todos sabem que quando o cliente é mal atendido e sai infeliz do local, a chance dele passar uma imagem negativa da empresa é gigantesca.


Afinal, ele cria uma corrente negativa ao redor da empresa. Porém, o mesmo acontece de forma positiva, quando ele sai feliz e satisfeito.


A seguir, selecionamos algumas dicas que você pode aderir para alcançar a excelência no atendimento ao seu cliente.


Planejamento


Não tem como negar: o primeiro passo para o sucesso de um bom atendimento é o planejamento.


A sua equipe precisa conhecer os clientes para conseguir encantá-los e conquistá-los, além do mais, é necessário pensar estrategicamente em como chegar a essas personas e fazer com que elas conheçam a sua empresa.


Uma dica é investir em conteúdo, organização e inteligibilidade. Tudo isso é essencial para conseguir a excelência no atendimento ao consumidor.



Treinamento da equipe


Como o seu grande objetivo é prestar um atendimento excepcional ao cliente, instrua a sua equipe sobre determinados padrões de comportamento.


Para isso, você pode investir em treinamentos para os colaboradores de duas formas:


  • Requisite um treinamento interno com um especialista;

  • Envie os funcionários para um curso.


Tudo depende da sua necessidade e do seu orçamento, lembre-se sempre disso!



Seja empático com os clientes


A proposta de um bom atendimento é que o cliente fique relaxado, a ponto de sentir a necessidade de fechar uma venda.


No entanto, nem sempre isso acontece, porque o atendimento pode gerar ansiedade, que é totalmente o contrário de tudo o que se espera.


Para que a sua estratégia de atendimento funcione, é necessário se colocar do outro lado da mesa e enxergar pelo ponto de vista dos consumidores.


Sendo assim, é possível ser mais assertivo na comunicação e nas ofertas, além de evitar momentos que deixam o cliente irritado e confuso, tornando assim a conversa mais agradável.



Proatividade


Uma maneira de atingir a excelência no atendimento é fazer com que o cliente enxergue que a sua empresa está totalmente envolvida com ele.


É fundamental que todos os que estão envolvidos nesse processo sejam dinâmicos, proativos e de fácil adaptação às necessidades dele.


Se o seu cliente tem possíveis dúvidas, aponte soluções! Dê sugestões, apresente produtos que possam resolver aquele problema, mostre algo que mereça destaque.



Transforme problemas em metas


Existem reclamações com relação ao atendimento? Apontaram que algum produto não estava fresco? Houve críticas quanto ao sabor?


Esses são problemas que interferem diretamente na experiência do consumidor e precisam ser consertados.


Uma boa forma de solucionar isso é transformar os problemas em metas. Transforme-os nas suas soluções.


Por exemplo, se as reclamações de atendimento são um problema, é possível estabelecer a meta de receber X elogios por semana na caixa de sugestões.


Se o produto não está fresco, uma meta pode ser encontrar novos fornecedores, entre outros. Dessa maneira é mais fácil e mais rápido solucionar os problemas.



Meça os resultados


Agora que tudo está funcionando é o momento de avaliar os resultados em pequeno, médio e longo prazo, a fim de corrigir as pequenas falhas.


Porque erros vão acontecer, mas é de suma importância corrigí-los e melhorar a forma de atender os clientes, até chegar à perfeição.


Não esqueça jamais: relacionamento é a alma do negócio!


Não pense em atendimento como aquele estilo de telemarketing tradicional, que trata o cliente como se fosse um robô, sim, senhor.


A excelência no atendimento ao cliente só vai ser conquistada se você realmente saber o que ele quer, falar a língua dele e oferecer aquele produto sem parecer invasivo ou chato.


Depois da pesquisa e planejamento que são essenciais, chegou a hora da prática. Você vai transformar todos aqueles dados em uma verdadeira pessoa.



Qualidade no atendimento como crescimento empresarial


A qualidade no atendimento das empresas é um fator determinante para seu crescimento hoje em dia.


A qualidade no atendimento não é mais uma estratégia de diferenciação e, sim, uma necessidade de sobrevivência.



É um fator fundamental para as organizações, pois através dela se obtém satisfação desejada e se pode levar ao êxito e a excelência.


Muitas empresas tem dificuldade em conseguir profissionais qualificados, pois a falta de experiência tem feito com que o mercado fique cada vez mais escasso.


Os métodos de treinamentos, capacitações, palestras e cursos, são oportunidades para que os profissionais adquiram conhecimento pessoal e profissional.



Por outro lado, para que possam contribuir no desenvolvimento das atividades executadas, atendendo o cliente com qualidade na busca de o satisfazê-lo sempre.


As organizações que se preocupam com o seu crescimento, tem que ter em mente a busca da qualidade no atendimento, visto que os clientes compram sempre que podem.


Portanto, se a empresa oferecer um atendimento de qualidade os mesmos podem voltar, comprando mais vezes.


Existem empresas que não focam nesse atendimento ao cliente, deixando de perceber que esse aspecto está ligado ao crescimento empresarial.


Isso faz com que surja uma grande dificuldade em se relacionar com consumidores, levando a desfazer laços com essas empresas, pois todos almejam ter qualidade no que recebem.


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