Buscar

Acabamentos: Laminação

Você sabe o que é laminação? Esse é o terceiro e último artigo sobre acabamentos e vamos explicar a sua importância para o enriquecimento dos materiais impressos. Confira!



De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Gráfica – Abrigraf, entidade que representa mais de 19 mil empresas no segmento gráfico do país, os impressos promocionais estão alcançando quase 9% de toda produção do setor no Brasil.


Mesmo diante de toda competitividade do mercado, onde todos tentam se sobressair, nem todos se deram conta que investir em materiais impressos, de qualidade, seja um diferencial.


Por isso, se você quer oferecer ao seu público materiais impressos com maior qualidade e sofisticação, então você precisa entender melhor sobre laminação.



O que é laminação?


Trata-se de um processo de acabamento gráfico que deve ser solicitado assim que for feito o pedido do material impresso na sua gráfica de confiança.


Pode ser feita em diversos tipos de papel, como offset, couché, duplex, triplex, entre outros, como também em qualquer material, como cartão de visita, pasta, adesivo, caderno, etc.


Laminar um papel é submetê-lo a uma camada de material plástico bem fino e transparente. É importante lembrar que existem três maneiras de realizar esse acabamento. São elas:


Laminação a quente


Consiste no processo em que o material é fornecido em bobinas. A aplicação da camada se dá com o auxílio de uma termolaminadora.


A temperatura gerada pelo equipamento faz o elemento se unir ao papel.


Laminação a frio


Os equipamentos de laminação a frio tendem a ser mais baratos, oferecem várias opções de filmes, como polipropileno, poliéster, policarbonato ou vinil.


Além disso, pode ser do tipo permanente com alta ou baixa adesão, reposicionáveis, como ou sem proteção UV.


Aplicação líquida


Neste segmento, a produção conta com um método específico, no qual se utiliza tinta para dar cor à superfície do papel desejado pelo cliente.


A aplicação deve ser feita de maneira bastante cuidadosa para não pintar de forma que não provoque manchas e borrões.



Tipos de acabamento conseguidos com a laminação


A laminação proporciona vários tipos de acabamentos, que variam conforme o seu plástico aplicado.


Laminação Acetato Semitone

O semitone oferece mais clareza que os outros filmes opacos. O impresso fica mais nítido e torna o conteúdo mais legível. Seu processo de colagem é muito bom e sua superfície é mais resistente.


Laminação Nylon

Resistente ao calor, à tração, agentes químicos, rasgo e arranhadura. Sua durabilidade é maior.


Laminação PET Brilho



Resistente ao calor e agentes químicos. Usado em impressos que precisam de mais proteção.


Laminação BOPP 

Com alto brilho e foscos. Sua resistência ao atrito aumenta e ainda servem de barreira contra umidade.


Laminação soft touch 

Ideal para capas duras, convites diversos e cardápios. A modalidade soft touch deixa o material com uma textura mais aveludada.


A laminação de um material impresso é feita com os seguintes objetivos:


  • Acrescentar brilho ou outros efeitos especiais à superfície do papel, como no caso da laminação fosca ou com glitter por exemplo;

  • Aumentar o brilho de materiais que já possuem um certo brilho, como o papel couché;

  • Fornecer uma proteção mecânica e evitar o desgaste da impressão causado por “esfregamento” ou manuseio. Pastas, agendas e cadernos quase sempre são laminadas com esta finalidade;

  • Proteger o material contra desbotamento ou desgaste causado pelo ambiente, mesmo impressões feitas em gráficas podem desbotar se expostas ao sol por longos períodos.



Laminação fosca e brilho – Qual usar?


A laminação (BOPP), seja ela fosca ou brilho, é uma película plástica com aplicação semelhante ao da plastificação, mas com melhor aceitação do público pelo seu acabamento impecável.


Cada um tem seus valores e aplicações distintos e mostraremos agora quais as principais qualidades de cada um.


A laminação fosca é indicada para a aplicação em impressos de fundo chapado, pois este processo consegue encobrir pequenos defeitos da impressão.


Porém, não é muito indicado para impressos que tenham detalhes diminutos.


Além disso, a fosca diminui o surgimento de marcas digitais no cartão, oriundas da gordura localizada na ponta dos dedos e na palma das mãos, conferindo ainda mais qualidade visual para seu material conforme ele é manuseado.


Já a brilho, adere um acabamento brilhante a superfície do seu impresso, aumentando a nitidez deste e proporcionando cores mais vívidas.


Sua única desvantagem é que o seu manuseio deve ser evitado, para que não fique com marca de digitais no mesmo.



Gostou das dicas? Confira os demais artigos da nossa série de acabamentos que estão imperdíveis. Acesse nosso site, www.promopress.com.br.

85 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png