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A influência das cores nas vendas

Dentre empreendedores e profissionais de marketing e publicidade, a influência das cores nas vendas é um dos assuntos mais comuns de se ouvir nas conversas. O tema não diz respeito apenas à estética do negócio, mas ao sucesso dele como um todo, afinal, a escolha certa dos tons pode atrair os clientes e, consequentemente, levá-los a compra de determinado produto.


Foi-se o tempo em que a famosa frase de Henry Ford “pode escolher a cor que quiser para o seu carro, desde que seja preto” era usada como foco de gestão empresarial.


Numericamente falando, mais da metade dos consumidores desistem de uma compra porque não encontram o que procuram na cor desejada, e mais:


  • 93% dos consumidores levam em consideração as cores de um produto no momento de efetuar uma compra;


  • 84,7% das pessoas acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores.


Conhecer o perfil do seu consumidor ainda é o fator mais importante para se trabalhar as estratégias mais adequadas, mas com a ajuda das cores certas é possível unir o útil ao agradável, como já diz o famoso ditado popular.


Como você já sabe, as cores fazem parte da identidade visual da empresa, devendo estar presentes não apenas na fachada do negócio, mas em todos os demais elementos, como layout do site, ilustração dos cartões de visita, personalização dos perfis das redes sociais e, claro, em todo o material promocional utilizado pela organização, como brindes, anúncios, banners, panfletos e assim por diante.


A influência das cores na comunicação visual


A cor é a primeira lembrança que um consumidor terá de qualquer marca, por isso que integrar os tons em todo o material promocional e online é fundamental para uma melhor fixação de uma empresa na mente do seu público-alvo.


Estudos têm demonstrado que a cor de um produto influencia cerca de 60% a 80% na decisão de compra de um consumidor.


Só para você ter uma ideia, as cores vermelho e laranja aumentam a pulsação e geram ansiedade no cliente, o que contribui para que ele queira um atendimento rápido e, consequentemente, passe menos tempo no estabelecimento.


Sacou agora o porquê os restaurantes fast foods usam tanto desses tons em sua comunicação visual?


A cor é um dos recursos estéticos mais poderosos usados para impactar pessoas, por isso é importante deixar de lado o gosto pessoal, e focar em sua importância para os consumidores que veem a sua marca, entram na sua loja ou visitam o seu website.


Cores primárias


Podemos afirmar que vermelho, amarelo e azul são cores primárias, ou seja, aquelas que são misturadas para dar origem aos demais tons, e a mistura das 3 entre si geram o tom preto.


Cores secundárias


Já as cores secundárias diz respeito a mistura de dois tons primários, onde apontamos laranja, verde e violeta (ou roxo), sendo o laranja a mistura do vermelho com o amarelo, o verde é a mistura do amarelo com o azul, e o violeta (ou roxo) é a mistura do vermelho com azul.


Cores terciárias


O terceiro, e último conjunto de matizes, é o que chamamos de cores intermediárias (ou terciárias), que nada mais é do que a mistura dos tons primários e secundários, que geram seis cores intermediárias ou terciárias: amarelo-laranja, verde-amarelo, vermelho-laranja, azul-verde, vermelho-violeta e azul-violeta.


Efeito das cores no cérebro


Pesquisas recentes, realizadas por neurocientistas e pessoas ligadas ao marketing, apontam uma grande influência das cores no cérebro humano. A seguir, listaremos algumas cores e os seus efeitos no comportamento dos consumidores.


Amarelo


– Efeito: transparência nas negociações ou nos objetivos de lucratividade. Quando combinada com outras cores passa a ideia de credibilidade.


Laranja


– Efeito: dinamismo, mudança e expansão.


Vermelho


– Efeito: emoção, virilidade, masculinidade, dinamismo e sexualidade. Em termos de consumo, a cor pode estimular o uso.


Rosa


– Efeito: os tons mais claros passam a ideia de inocência, e o tradicional de rompimento dos preconceitos e feminilidade, enquanto que o pink transmite o desejo de iniciar ações individuais.


Verde


– Efeito: por remeter à natureza, a cor transmite equilíbrio, frescor e harmonia, reforçando a ideia de coerência.


Azul


– Efeito: sucesso e produtividade são os adjetivos ligados à cor. Quando usada em tons mais claros, transmite sensações de higiene e frescor, e em tons mais escuros relaciona-se ao poder.


Roxo

– Efeito: a cor remete a um universo misterioso, despertando o interesse por desvendar um enigma. A cor ainda é relacionada à sensatez, calmaria e pensamentos abstratos.


Cinza


– Efeito: é uma cor neutra relacionada à sensação de prazer. Coordena as emoções, representa a ausência de energia e está ligada à indecisão.


Preto


– Efeito: regula a memória emocional, sugere distinção, nobreza, curiosidade, suspense e mistério.


Branco


– Efeito: transmite calmaria e frescor, além de sugerir a pureza. Quando misturado com outras cores, o tom proporciona harmonia.


Reação dos consumidores


Estudiosos de marketing afirmam que para cada cor existe uma resposta diferente em cada ser humano.


Cores quentes, por exemplo, são associadas à energia e sentimentos vibrantes, enquanto que cores frias são associações de segurança e calmaria.


Emoções e sentimentos


A psicologia associa perfeitamente a influência das cores nas vendas. De uma maneira bem simplificada, vamos listar as emoções e os sentimentos que cada uma transmite às pessoas.


Amarelo


Dentre as cores quentes, é a mais clara, e é a que mais se assemelha ao sol, logo, está ligada a luminosidade, brilho e alegria.


Em termos de design, os tons mais escuros, e até mesmo o próprio ouro, rementem a um ambiente vintage, enquanto os mais suaves passam uma sensação de tranquilidade.


Laranja


Amigável e convidativa, a cor é capaz de chamar atenção sem excessos. É considerada afirmativa, vibrante, enérgica e bastante expansiva, refletindo bastante entusiasmo.

Por ser associada a elementos da natureza e espontaneidade natural, a cor é muito usada para indicar vitalidade e saúde.


Vermelho


Essa é a cor quente que mais chama a atenção, não é à toa que os marqueteiros a usam bastante em CTA, o famoso call to action, ou botão de posicionamento de compra, que leva o consumidor a de fato se interessar em clicar em determinado link, que o levará para a página final da compra de determinado produto.


É também uma cor associada a calor, excitação, fogo, violência, amor e paixão, sendo bastante versátil: sugerindo energia, quando usada em tonalidades suaves, ou elegância e força de marca, quando utilizada de forma mais escura.


Rosa


É uma cor jovem, passional, divertida e excitante, bastante utilizada para focar a atenção em determinado ponto. Quando utilizada com outras cores transmite a ideia de seriedade, sofisticação, ou carrega um ar meio retrô.


É também associada a feminilidade, romance, delicadeza, proteção e suavidade, sendo uma das escolhas da indústria de saúde.


Verde


Renovação, segurança, crescimento, cooperação e proteção são as palavras que melhor descrevem essa cor. Os tons mais claros carregam uma energia mais vibrante, os tons mais escuros transmitem a sensação de abundância e estabilidade, enquanto que os tons de verde oliva são associados, de fato, à natureza.


Por ser considera uma cor de possibilidades, é bastante usada em ambientes de tomadas de decisões.


Azul


É uma das queridinhas de todo mundo, que passa a ideia de confiança, serenidade e quietude, além de ser associada à paz de uma maneira menos óbvia do que o branco, tendo uma conotação espiritual e religiosa em muitas culturas.


Em termos de design, os tons mais escuros são ótimos para sites corporativos, pois transmitem a ideia de segurança, confiança e força, enquanto que os tons mais claros passam a impressão de relaxamento, e os mais brilhantes são dinâmicos, energéticos e refrescantes.


Apenas para fins de curiosidade mesmo, na língua inglesa a cor possui uma conotação de tristeza.


Roxo


Essa é a cor predileta entre as adolescentes, pois possui a calmaria do azul e o estímulo do vermelho. Por tradição, é o tom da nobreza e da realeza, além de ser associada a criatividade e imaginação.


Numa linguagem de design, podemos dizer que os tons mais lilases são vistos como românticos, enquanto que os tons mais escuros são as melhores associações com o luxo e a riqueza.


Cinza


É considerada uma cor neutra, formal e conservadora, usada no mundo corporativo para indicar responsabilidade, conhecimento e profissionalismo.


Além do mais, é um clássico e elegante tom, que carrega uma autoridade consigo.

Preto


Assim como o cinza, o tom é um dos que compõem a escala neutra das cores, sendo a mais forte e autoritária de todas. Formalidade, elegância e poder são as palavras que melhor descrevem o tom.


Por sua facilidade de leitura e neutralidade, a cor é bastante utilizada nas tipografias, e dependendo dos seus acompanhamentos, pode ser vista como moderna ou conservadora, tradicional ou não convencional, porém, bastante sofisticada.


Branco

É uma cor fortemente associada à ideia de paz, pureza, limpeza, segurança, simplicidade e virtude.


Quando usada com qualquer outra cor, pode indicar sensações de frio ou calor, dependendo das associações escolhidas.


A influência das cores na hora da compra

De uma maneira bem simples de entender, vejamos como cada cor influencia os

consumidores.


Amarelo: usado para atrair a atenção dos consumidores, sendo contraindicado para planos de fundo de sites.


Laranja: excitante, agressivo e estimulador de ações: compre, venda, assine.


Vermelho: cria senso de urgência e aumenta o batimento cardíaco. Bastante indicado em promoções de lojas.


Rosa: tom romântico bastante usado para comunicar com o público feminino.


Verde: é uma cor relaxante para os olhos, muito indicada na comunicação com públicos que possuem limite orçamentário, como por exemplo clientes de lojas de departamento.


Azul: como transmite segurança e confiança, a cor é associada a compra consciente.


Roxo: relaxante e calmante – geralmente, em produtos anti-envelhecimento, sendo contraindicado para o público masculino.


Preto: cor poderosa, usada para estimular a compra por impulso.


Viu só quantas informações relevantes discutimos nessa matéria? Muitos empreendedores não percebem a influência das cores nas vendas, mas como vimos elas fazem parte das estratégias de marketing que não devem ser deixadas de lado.


E se você quiser se aprofundar nesse assunto, baixe gratuitamente o nosso e-book As 8 cores que mais vendem, e conheça melhor o perfil de cada uma das nuances abordadas nesse material desenvolvido para o sucesso do seu negócio.

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