O ano é 2020, as pessoas estão cada vez mais ansiosas, entrando em estado de depressão, e o motivo é só um: estresse no trabalho.
Pode não parecer, mas esse é um dos maiores problemas da atualidade, responsável por inúmeras patologias.
De acordo com a Previdência Social, o stress, até o presente momento, é a terceira maior causa que afasta os funcionários do ambiente de trabalho.
A estimativa é que até o final da década esse esgotamento físico ou emocional seja o principal motivo para afastamentos e faltas dentro de uma empresa.
Como as organizações estão buscando cada vez mais por profissionais que possam trabalhar inúmeras horas seguidas, esse número tende a aumentar.
Por que cumprir as metas de maneira ousada e agressiva passou a ser uma obrigação do funcionário, apontam as pesquisas.
Mas seria apenas esse o motivo responsável pelo estresse no trabalho?
Nosso artigo de hoje vai responder essa questão e tantas outras a respeito desse assunto, além de apontar alguns passos que ajudarão a controlar essa patologia.
O estresse no trabalho em números
Em 2013, uma empresa especializada em recrutamento e seleção, chamada Robert Half, realizou uma pesquisa em 13 países, onde os resultados chamam bastante atenção.
Segundo o levantamento, os brasileiros são os que mais sofrem com estresse no trabalho.
42% dos profissionais são estressados por conta do emprego;
A média dos demais países é de 11%;
44% do resultado se dá pela falta de reconhecimento pelo desempenho das funções;
O excesso de trabalho é responsável por 52% da amostra.
Levando em consideração o fator reconhecimento por múltiplas funções, vemos claramente que há uma contradição.
Segundo Marcela Esteves, gerente da divisão de finanças e contabilidade da Robert Half, as companhias precisam equilibrar essa equação.
Para encarar esse problema:
Mais de 50% das empresas acreditam que precisam reestruturar as tarefas e funções de trabalho;
60% das organizações apostam no trabalho em equipe como uma possível solução.
Fases do estresse
De acordo com estudos, o estresse pode ser classificado em três fases:
Alerta: é quando o stress pode ser considerado positivo, o que estimula o prestador de serviços a agir efetivamente, gerar resultados e crescer na carreira.
Resistência: fase em que o stress se manifesta fisicamente, afetando o corpo.
Esgotamento: é quando os sinais de depressão são percebidos fortemente, assim como o desinteresse pela vida e cansaço crônico.
Sintomas de estresse no trabalho
Você pode até não se dá conta, mas o esgotamento físico e emocional apresenta vários sinais que vale a pena ficar de olho.
Perda de interesse no trabalho;
Falha de memória;
Desmotivação;
Irritabilidade acima do normal;
Dificuldade para manter a concentração;
Insônia;
Sensação de desgaste ao acordar;
Depressão;
Excesso de ansiedade;
Fadiga;
Isolamento social.
Além disso, ainda existem algumas causas comuns de stress no ambiente de trabalho:
Tensão gerada por conta das crescentes expectativas;
Pavor em ser demitido;
Excesso de horas extras por conta dos cortes de pessoa.
Todos esses fatores acarretam uma série de problemas de saúde, como é o caso de:
Gastrite
Dor no estômago
Dores de cabeça
Pressão alta
Vulnerabilidade do sistema imunológico
Problemas respiratórios
Taquicardia
Quanta coisa, não é mesmo? Não parece, mas o estresse no trabalho é um problema grave que precisa ser levado a sério!
E os resultados para a empresa?
Não são os mais satisfatórios, caro leitor! Um funcionário estressado tende a apresentar resultados negativos para a empresa.
Dentre eles:
Ausência no trabalho;
Queda na produtividade;
Conflito entre os outros colaboradores da equipe;
Acréscimo no número de erros.
Ressaltando que essas são apenas algumas consequências decorrentes do estresse no trabalho.
Mas não entre em desespero, porque é possível combater o stress de maneira saudável e sem sofrimento.
#Não seja multitarefa
Sem sombra de dúvidas, se sobrecarregar com tarefas é um dos fatores que gera muito estresse no trabalho.
Não é possível fazer tudo bem feito ao mesmo tempo, e você sabe bem disso! Por isso, vá com calma, faça as tarefas dentro do seu limite.
Organize os seus afazeres, priorize os mais importantes para o momento e execute-os de maneira efetiva.
Não tente carregar o mundo nas costas, porque além de pesado, você não terá boas experiências.
#Identifique as fontes de stress
A melhor maneira de resolver um problema é identifica-lo, não é mesmo?
Um bom jeito de identificar as fontes de estresse no trabalho é analisar as suas atitudes e hábitos.
Muitas vezes, ignoramos os fatores que, de fato, causam o stress.
Por que você pode até se preocupar com os prazos curtos, mas não consegue enxergar que é o seu atraso e não a demanda que gera o seu estresse no trabalho.
#Planeje o seu dia seguinte
A falta de planejamento leva a desorganização, e sem dúvida alguma esse é um tipo de situação extremamente estressante.
Desenvolver atividades aleatórias e sem controle podem causar problemas relacionados ao não cumprimento das metas.
A dica é simples e bastante proveitosa: organize uma lista com as tarefas que serão desempenhadas no dia seguinte!
Isso aliviará a sua mente, deixando-a menos sobrecarregada de tantas informações.
#Evite atrasos
Okay, imprevistos tendem a acontecer no dia a dia, e não tem como prevê-los, mas evite ao máximo chegar atrasado ao trabalho.
Reza a lenda que quando você se atrasa, literalmente, você estraga tudo, porque isso gera desconforto e atrapalha os seus compromissos e atividades do dia.
#Sinta-se bem no ambiente de trabalho
Nós passamos uma grande parcela do dia dentro da empresa, em média de 8h ou até mais, por isso, é muito importante garantir que esse tempo seja o mais agradável.
Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental para que o convívio seja leve e descontraído.
É importante que você se sinta bem dentro da empresa onde trabalha, pois assim o seu dia será bem produtivo.
Outras dicas para controlar o estresse no trabalho
Aceite o fato de que erros acontecem;
Não fique se cobrando o tempo inteiro;
Procure se comunicar com os seus superiores e demais colegas de trabalho;
Prefira o progresso à perfeição;
Cerque-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho;
Quebre hábitos ruins que contribuem para o estresse no trabalho;
Mude seus pensamentos negativos;
Conecte-se com outras pessoas no trabalho;
Faça pequenas pausas ao longo do dia;
Pratique atividades físicas regularmente;
Alimente-se de maneira saudável;
Evite o perfeccionismo;
Durma bem;
Tente enxergar a vida sob um ponto de vista mais positivo;
Tenha momentos relaxantes com a família e os amigos, afinal, a vida não é só trabalho.
Somente você é responsável pelo seu bem-estar, sendo assim, priorize-o para que as suas metas sejam alcançadas.
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Um abraço,
Equipe Promopress
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