O ano está acabando, e muitas empresas já estão se organizando para vender mais no natal, uma das épocas em que o mercado mais fatura.
O comércio varejista costuma atingir níveis bem altos de vendas nessa época do ano, afinal, todo mundo gosta de presentes.
E não é novidade para ninguém que quem sai na frente, consequentemente, tem maiores chances de ganhar os consumidores.
Afinal, ninguém espera até às vésperas do natal para comprar os presentes, não é mesmo?
No artigo de hoje vamos discutir 5 dicas de ouro para a sua empresa vender mais no natal.
Como vender mais no natal?
Uma pesquisa realizada em 2016 pela SPC, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, aponta duas informações interessantes:
Cada brasileiro deve gastar, mais ou menos, R$ 460,00 com presentes;
Com a compra dos presentes, o natal deve injetar cerca de R$ 50 bilhões na economia.
Esses números chamam bastante atenção para os empreendedores, que agora precisam se preparar para atingir as suas metas.
Porque não adianta apenas você fazer uma promoção de natal com a sua marca, é preciso planejar as melhores estratégias para atingir o seu público.
Mais do que aumentar o seu faturamento essa época do ano, é importante atender as expectativas dos seus consumidores.
Afinal, são eles a principal razão de você fazer o seu melhor todos os dias.
Comece repensando o seu planejamento
Da mesma maneira que ocorre na loja física, a sua marca possui uma boa imagem nos canais digitais?
Reveja como anda a reputação do seu negócio na internet, lembre-se de que todo mundo está online, e na era digital as empresas sobrevivem disso.
Não estamos dizendo que o seu espaço físico perdeu o lugar para os meios digitais, pelo contrário, eles complementam um ao outro.
Por isso, promova os seus produtos através das redes sociais, e-mail marketing e SMS, criando conteúdo relevante para os seus consumidores.
Aproveite o momento para incluir as ofertas de natal em suas campanhas.
Facilite a compra dos presentes
Devido à correria, muitas pessoas deixam as compras de natal para a última hora, e na maioria das vezes nem sabem o que levar.
Esse é o momento de você trabalhar a venda direcionada com esses clientes por meio de perguntas estratégicas.
Dessa forma é possível orientar e direcionar esses consumidores aos presentes que eles precisam no seu estabelecimento.
Além deles levarem o que estão procurando, a chance de retorno a sua loja para futuras compras é garantida, porque sentiram-se encorajados.
Lembre-se da agenda cheia desses clientes e envie lembretes que informem as datas de compra que possibilitam receber o produto antes do feriado.
E com a proximidade da data, encaminhe e-mails com desejo de boas festas, sem nenhum apelo de vendas.
O cliente vai entender o valor da mensagem e, com certeza, retornará sempre que possível.
Fonte: Sebrae
Entre com tudo no espírito da data
As pessoas gostam de viver os momentos, e nada melhor do que incorporar o espírito natalino na sua loja.
Inclua imagens nos e-mails enviados e defina o layout como se fosse a sua loja física decorada com motivos natalinos.
Sinalize ao cliente ou prospect que já está hora de pensar nas compras de natal.
Se você oferecer presentes sob medida ou personalizados, esclareça quanto aos prazos de entrega.
Condições especiais como frete grátis ou embalagens diferenciadas também são boas opções.
Uma boa maneira de fazer isso é trabalhar o layout do seu site de acordo com a sua campanha, e por que não fazer o mesmo com a decoração do ambiente?
Ter uma temática sobre o momento em funcionamento é uma boa maneira para engajar os clientes e, consequentemente, vender mais no natal.
Outra ideia legal é investir em materiais gráficos, como banners, wobblers, cartazes, displays e flyers para a divulgação da sua campanha.
As pessoas são impactadas pelo visual!
Fonte: Sebrae
Até aqui mencionamos três estratégias para você acrescentar no seu plano de vendas para o natal.
Agora vamos destacar cinco dicas bastante úteis que valem estar no seu planejamento para vender mais no natal.
1 – WhatsApp
Sim, caro leitor! O whatsapp é uma ferramenta essencial para as vendas, ainda mais nesse momento.
Uma das razões dele ter se tornado tão importante assim é o fato das pessoas estarem ligadas boa parte do tempo aos seus celulares.
Elas checam o aplicativo diversas vezes no dia, por isso, aproveite para efetuar um venda em questão de minutos.
Utilize a ferramenta para enviar as promoções para os clientes, lançamentos de produtos, negociações e acertos de pagamentos.
2 – Vitrine
Não tem como falar de datas comemorativas no varejo sem mencionar a importância de se ter uma vitrine condizente com o tema.
A vitrine é o que vai diferenciar a sua loja das demais, e é ela também que vai fazer as suas vendas aumentarem no natal.
A dica é apostar em uma vitrine bem elaborada, de maneira que chame a atenção de quem está passando em frente.
E mais do que chamar atenção, o objetivo dela é fazer com que as pessoas entrem na sua loja.
As cores são essenciais para prender a atenção dos consumidores no seu negócio. Baixe agora mesmo o nosso e-book sobre a influência delas nas vendas.
3 – Disposições dos produtos
Às vezes, entramos em algumas lojas e acabamos tendo dificuldades para encontrar o que procuramos, não é mesmo?
No natal esse problema aumenta ainda mais, porque as pessoas pegam os objetos para olharem, e nem sempre os devolvem para o mesmo lugar.
Tente manter a loja organizada! Caro que nem sempre será possível fazer isso durante o dia, por causa do fluxo de clientes dentro.
Mas assim que o seu estabelecimento fechar, ou antes de abrir, vale a pena dar uma organizada, deixando os produtos bem dispostos.
4 – Promoções de natal
Quem não gosta de promoções, não é mesmo? Ainda mais nessa época do ano em que as pessoas saem para comprar muitos presentes.
Lembre-se que a ocasião pede uma lembrancinha para o amigo secreto da empresa, outra para os familiares e até mesmo para os amigos.
Sabe aqueles produtos que sobraram da Black Friday ou até mesmo os que já não estão saindo com tanta frequência? Aproveite para promocioná-los!
Esses, muitas vezes, funcionam como chamarizes convidativos para os clientes entrarem na sua loja e conhecerem outros produtos.
5 – Vendedores treinados
Dentre todas as dicas, essa é uma das que mais merecem atenção! Todo mundo gosta de ser bem atendido.
Porém, ainda existem lojas em que entramos e somos mal atendidos, e no natal esse incidente acontece bastante.
Porque as equipes de vendas estão saturadas pela quantidade de clientes que circulam no interior das lojas.
A dica aqui é treinar os seus vendedores para esse momento, por isso, vale muito a pena investir em treinamentos de atendimento.
Lembre-se de que os clientes estão cada vez mais exigentes, e um bom atendimento irá fazer toda a diferença para o faturamento da sua loja.
O natal é uma das datas comemorativas em que o mercado varejista mais fatura, então por que não aproveitar o momento para vender mais, não é mesmo?
Aproveite as dicas que mencionamos no artigo, e boas vendas!
Um grande abraço!
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