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12 dicas para aumentar as vendas

Com um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais de vendas precisam estar muito bem preparados para atender os clientes de maneira eficaz, e com isso aumentar as vendas e o faturamento da empresa.



Sabemos que essa tarefa nem sempre é fácil, afinal, a concorrência está constantemente dificultando o papel do vendedor com suas condições comerciais mais vantajosas, e isso não acontece apenas em alguns segmentos de mercado, mas em todos.


Foi-se o tempo em que o termo vendas era usado para definir uma ocupação. Hoje em dia é uma profissão de respeito, onde o vendedor é um dos grandes responsáveis pelo crescimento de uma corporação, e não apenas pelo seu desempenho.



O bom atendimento, a confiança no que está vendendo e a maneira como está vendendo são alguns dos fatores relevantes que um bom vendedor deve levar em consideração para, de fato, conseguir cumprir o seu principal objetivo, que é aumentar o faturamento da empresa.


E para dificultar ainda mais, junte o avanço da tecnologia, juntou? A tarefa fica quase impossível de ser cumprida, não é mesmo? Mas não se desespere, porque com as dicas certas você conseguirá cumprir essa tarefa de maneira mais tranquila.


No artigo de hoje vamos abordar 12 dicas para aumentar as vendas na sua empresa!


Para aumentar as vendas não basta apenas vender!


A venda por si só não traz muitos benefícios para a empresa. Claro que ela é importante, mas não basta apenas efetuá-la.


É necessário vender com qualidade e transformar clientes em amigos, evitando assim problemas, reclamações e até mesmo um retrabalho para efetuar a venda.



Claro que vender mais é o objetivo de toda empresa, mas o grande desafio está em vender corretamente, e para isso é necessário estar preparado.


Vender é o primeiro requisito para vender mais, porém, vender direito e satisfazer os clientes são tarefas trabalhosas para todo bom vendedor.


Para ser um bom vendedor, um profissional precisa:


  • Ser persistente

  • Ter espírito de liderança

  • Estar constantemente atualizado

  • Ter força de vontade

  • Ser empreendedor


Afinal de contas, um vendedor é um homem de negócios, e como tal não basta apenas conhecer o mercado, a empresa, os produtos, os concorrentes e o processo de vendas, é necessário muito mais.


Todo vendedor é um empreendedor


Não tem como negar: um vendedor é um empreendedor, ele não é apenas um funcionário da empresa que cumpre horário e metas.


Ele sabe a sua importância para a organização, acredita no que faz e entende que sem cliente nenhuma empresa sobrevive.



Aliar seus conhecimentos juntamente com a força de vontade é a aposta certa para obter os resultados desejados, e não tem mágica. Para aumentar as vendas é preciso muito mais do que boa vontade.


É necessário criar uma rotina, ter muita disciplina e cumprir as metas pessoais, porque é isso que faz um empreendedor, e é isso que separa um profissional de verdade de um amador das vendas.


12 passos para aumentar as vendas


Até aqui falamos sobre o perfil do bom vendedor, agora vamos abordar a maneira certa de como ele deve agir para alcançar os seus objetivos profissionais.


#1 – Planejamento é essencial!


Antes de falar com o cliente, planeje-se! Muita gente não sabe, mas uma venda inicia-se antes mesmo do primeiro contato com o cliente.


É necessário estudar quem é ele, o que faz e quais as suas necessidades de compra. Além do mais, planeje como você irá atendê-lo, apresentar os seus produtos e efetuar o fechamento.


Ganhe a confiança dele e transmita credibilidade, os frutos desse trabalho serão colhidos futuramente, acredite!


#2 – Crie um vínculo!


Uma das melhores maneiras para vender mais é conseguir criar um vínculo com o cliente, porque a venda deve ser uma parceria, não uma mera troca.


Busque entender as necessidades do seu cliente, aprenda a lidar com ele e acompanhe o seu ritmo de comunicação.


Se ele chega falando baixinho, por exemplo, não seja muito expansivo, isso acarretará no desconforto e possível desistência de compra.


#3 – Seja diferente!


Foi-se o tempo em que as pessoas entravam em uma loja apenas para comprar o melhor produto pelo menor preço com a entrega mais rápida. Isso qualquer um promete!


O seu consumidor busca um diferencial, e é aqui que você precisa se posicionar. O que você faz que o seu concorrente não faça? Não seja simplesmente o melhor, seja diferente!

#4 – Segmente o seu mercado!


Toda empresa possui um segmento de mercado em que atua, a fim de aumentar as vendas de forma mais fácil.


É necessário entender o perfil do cliente ao invés de prospectar o mercado por inteiro, porque é como diz a lógica do atirador: é bom dar poucos e precisos tiros.


Por isso, segmente o seu marcado na hora de vender. Elimine os clientes errados para melhorar o seu desempenho e aumentar as taxas de conversão.


#5 – Não minta!



Todo mundo sabe que mentir não leva a lugar nenhum, e no mundo dos negócios essa é uma regra de ouro, porque mentir para o cliente pode ser fatal tanto para a venda quanto para a empresa.


O bom vendedor não é aquele que elogia falsamente o cliente só porque quer vender determinado produto, mentir não vai aumentar as suas vendas, acredite!

#6 – Tenha uma reputação!


Os consumidores querem fechar negócios com as pessoas especialistas de mercado, não com aqueles vendedores que parecem não saber o que estão dizendo.



Se você não parecer ser um expert naquilo que faz, as pessoas não vão querer te ouvir. Elas querem falar com os especialistas, porque são justamente eles que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.


E é aquele ditado, não basta ser bom, tem que parecer bom!


#7 – O cliente sempre tem razão!


Não é necessário você concordar com o cliente quando ele estiver errado, pelo menos não batendo de frente. Especialistas afirmam que existem maneiras de mudar isso sem ser grosseiro.


Se o cliente não gosta de determinada marca ou produto, por exemplo, o vendedor não precisa concordar com ele. Basta dizer que outras pessoas também não gostam, mas que existem outras opções disponíveis que podem agradá-lo.


#8 – Foque na solução!


Não trabalhe focado apenas no dinheiro do seu cliente. Okay que é isso que vai pagar a compra no final, mas não leve apenas esse fator em consideração.


Tenha como objetivo atender as necessidades do seu consumidor, deixando-o satisfeito. Além de ser comercialmente correta, essa postura mostra que você é um bom profissional que se preocupa com o cliente.


#9 – Invista na sua marca!


Lembre-se que é ela que irá transmitir os valores da sua empresa para os seus clientes, portanto, é essencial que ela seja atraente, bonita e comunique o que você precisa.



Trabalhe bem a comunicação visual do seu negócio, tanto nos materiais online quanto nos que serão usados no meio off-line, como papelaria corporativa, impressos promocionais, banners e todos os demais materiais gráficos.


#10 – Use e abuse da tecnologia!


O mundo e o mercado estão em constante evolução, e para acompanha-los é preciso caminhar juntos.


Automatizar o envio de e-mails marketing, gerar listas de e-mails de forma mais fácil, acompanhar os resultados da equipe comercial e outros pontos são algumas das maneiras para aumentar as vendas na empresa.


Não descarte o uso das redes sociais para o seu negócio, o mundo tornou-se digital, e quem não acompanha essa evolução praticamente não existe no mercado!


#11 – Personalize o atendimento!


Quem trabalha com um fluxo constante de clientes precisa entender que cada um pensa e age de uma maneira diferente, logo, necessita de um atendimento diferenciado.


Tente pelo menos lembrar o nome de cada cliente, isso mostra a atenção que é dada a ele, e acredite: isso faz toda a diferença.


#12 – Fidelize o consumidor!


Vender é apenas uma das etapas para você conquistar o seu consumidor. Sabe o que ele gostaria de receber da sua empresa? Um brinde personalizado!


Não precisa ser algo gigantesco, que irá gerar grandes gastos para a sua empresa, mas pode ser uma lembrancinha que o faça sempre se lembrar de você.


Brindes personalizados, como cadernos, calendários, agendas entre outras opções, são ideais para presentear os clientes.


Não sabe onde encontrar um bom fornecedor? Conte com a Promopress, uma empresa gráfica que trabalha para satisfazer os clientes, com diversas opções de brindes personalizados para o seu negócio.


Taxa de conversão de vendas

Mencionamos na dica #4 o termo taxa de conversão, mas você sabe ao certo do que se trata? Para quem não sabe, ou está em dúvida, a gente já explica!


Essa chamada taxa de conversão é o número de clientes que compraram de você ou que estão interessados no produto/serviço que a sua empresa oferece.


E como faz para aumentar essa taxa?


Muitos empreendedores usam algumas técnicas para aumentar as vendas, confira algumas que selecionamos para você!


  • Oferecer amostras grátis.

  • Apostar em um pós venda bem feito.

  • Não desistir da venda enquanto não ouvir pelo menos 5 NÃO.

  • Melhorar a arrumação da loja ou local de venda.

  • Oferecer garantias de satisfação (30, 60, 90 dias).

Como você viu, para aumentar o número de vendas não basta apenas saber falar, é preciso trabalhar muito bem as estratégias certas para o negócio prosperar.


Espero que esse artigo tenha sido útil para você.


Um grande abraço!

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