Você sabe o que é marketing direto e como ele é utilizado para alcançar os resultados do seu negócio? Confira nesse post!
O marketing direto sempre teve um grande potencial de conversão e, por isso, é uma das estratégias mais usadas nas empresas.
É a melhor ferramenta para quem deseja criar um relacionamento mais próximo com seus leads e clientes. Ele prevê uma série de ações que independem de veículos de comunicação intermediário.
Mas afinal, o que é marketing direto?
Primeiramente, precisamos ter em mente que esse conceito veio mudando durante o passar dos anos e vem se reinventando a cada dia.
Antigamente, falar em marketing direto era relacionado imediatamente a mala direta, telemarketing, televendas, etc.
É verdade que todos esses métodos ainda existem, mas há também novas formas de praticar essa estratégia.
Atualmente, o marketing é aquele que foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço, sem intermediários.
Ele reforça o relacionamento com o cliente e faz com que este seja duradouro e saudável, trazendo-o para mais perto da empresa.
Embora essa estratégia não seja necessariamente barata, ela garante que a comunicação seja direcionada diretamente a quem tem realmente tem interesse naquele determinado produto ou serviço.
Quais são os objetivos do marketing direto?
Um dos objetivos principais do marketing direto é aumentar o conhecimento da marca, mesmo que a campanha não leve a venda, fazer com que a marca seja notada ainda é um resultado positivo.
Além disso, visa isolar os consumidores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado permitindo que você conheça melhor seu cliente.
Sabendo precisamente o que seu cliente necessita, traz benefícios para ambos os lados, tanto para empresa quanto para os consumidores.
Descobrir o que torna esse cliente diferente dos demais é de extrema importância conhecer suas necessidades, preferencias e personalidade para que possa atendê-lo de forma personalizada.
Com isso, ficas mais fácil de criar produtos ou serviços e divulgá-los da melhor forma possível e assim atingir mais clientes em potencial.
São outros exemplos de objetivos do marketing direto:
Pesquisa de mercado;
Rentabilização das forças de vendas;
Obtenção de resultados mensuráveis;
Maximização de lucros.
Como usar o marketing direto?
Agora que você já sabe o que é marketing direto, vamos te explicar e dar dicas de como colocar a mão na massa e acertar em cheio nas campanhas para alcançar seu público-alvo.
Identifique seu público-alvo
O primeiro passo é identificar quem é seu público-alvo. Como estamos falando de pessoas interessadas na sua marca, o melhor é ter um banco de dados à disposição.
Esse é o momento de acessar seu cadastro de clientes e separar informações como:
Sexo;
Idade;
Localização geográfica;
Renda;
Telefone;
E-mai.
Além disso, é preciso se certificar de que tem permissão dessas pessoas para mandar e-mails, fazer ligações, enviar correspondências, etc.
Caso contrário, sua ação direta será uma invasão de privacidade, fazendo com que dificilmente aquela pessoa compre o seu produto ou necessite do seu serviço.
Defina sua oferta, produto ou serviço
Uma das opções é oferecer uma oferta ampla com um porcentagem de desconto em uma loja virtual, ou algo mais específico, para reduzir o estoque de algum produto que esteja empacado a algum tempo.
Considerar o momento do ano, como datas comemorativas, é uma boa dica para fazer campanhas de marketing direto sazonais.
Sua oferta não precisa necessariamente ser um desconto, você pode optar por vale brindes, venda casada, créditos para recompra, etc.
Ofereça benefícios reais
Um grande erro das empresas é criar qualquer oferta só para dizer que está criando vantagens para os seus clientes.
Antes de ofertar um produto é preciso analisar se o mesmo vai agregar algum valor real para os consumidores e se irá garantir a satisfação do cliente após a compra.
Coloque em prática uma estratégia eficiente e realista e perceba que a credibilidade da sua empresa só irá aumentar e fará com que os clientes fiquem mais atentos as próximas campanhas da marca.
Escolha o canal de distribuição
Identificar o público-alvo não é importante para definir a linguagem da campanha e os argumentos de venda, mas também para saber o melhor canal de venda para entrar em contato com ele.
Existe uma infinidade de opções, sejam elas online, como redes sociais e e-mail, ou offline, como folders, flyers, catálogos de vendas, mala direta e até mesmo contato via telefone, mensagem sms e WhatsApp.
Não precisa, necessariamente, ser um canal único, você pode fazer peças casadas e ampliar a sua distribuição.
Decida a melhor abordagem
É fundamental avaliar se os seus clientes serão receptivos à forma de abordagem escolhida. A principio, evite ser invasivo e inconveniente, pois pode manchar a reputação da sua empresa.
É importante que você coloque em primeiro lugar as preferências do público, caso eles deem prioridade a outros tipos de canais de distribuição.
Torne o benefício mais especial e atrativo
Há basicamente duas maneiras de tornar seu benefício mais especial e atrativo. A primeira é limitar o acesso ao benefício oferecido, como estabelecer um tempo para respostas ou restringir o número de pessoas.
Se o público entender que deve responder ao seu convite, ele tende a agir rápido e não pensar duas vezes.
A segunda forma de ampliar a atratividade da campanha segue o mesmo raciocínio, mas acrescenta um desconto especial, um brinde ou algum outro tipo de bonificação para aqueles que primeiramente retornaram à sua mensagem.
Proteja seu preço
Ações de marketing direto que acumulam descontos em cima de descontos, não fazem além de desvalorizar o produto.
Além disso, faz com que sua base de clientes vicie e espere descontos cada vez maiores.
Mensure seus resultados
Assim como fez no envio teste da sua campanha de marketing direto, deve repetir a análise dos resultados dela quanto atingir a todo o público selecionado para a ação.
Acompanhar seu desempenho adquire ainda mais importância se você incorporar o marketing como uma ação rotineira e permanente, o que é bastante recomendável para atrair e fidelizar clientes.
Tipos de marketing direto
Catálogos de produtos
Muitas empresas produzem catálogos de produtos para serem mandados para seus clientes. Nos últimos 25 anos, houve uma explosão na venda de catálogos.
Empresas muito conceituadas e consolidadas no mercado enviam diversos catálogos com seus produtos durante o ano, como a marca de cosméticos Avon e Mary Kay.
Mala direta
Existem dois tipos me mala direta, sendo digital ou e-mail marketing e postal. A mala direta digital possibilita que empresas utilize o correio eletrônico para divulgar seus produtos e serviços.
O e-mail marketing é umas das ferramentas mais uteis atualmente, além de criar um bom relacionamento com o cliente ela possibilita enviar mensagens criativas e informativas.
Além do mais, é uma ferramenta eficiente para segmentação, personalização e além do baixo custo para promover a marca.
Já a mala direta postal, utiliza materiais impressos de extrema importância para divulgação das empresas, como materiais impressos, sendo eles: folders, livretos, catálogos e até mesmo brindes.
Televendas
Existem dois tipos de televendas, a primeira consiste em propaganda interativa onde as empresas oferecem diretamente um produto de forma persuasiva.
E a outra em canais ou programas de televendas dedicados exclusivamente na venda de produtos e serviços.
Quiosques de autoatendimento
Também chamados de totens ou multimídia, essa é a forma inovadora de trabalhar o marketing direto. Com uma rotina corrida, as pessoas preferem serviços que oferecem maior praticidade e rapidez.
É ai que entra os quiosques, com serviços especializados e disponíveis 24h, promovendo interatividade com o consumidor.
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