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Técnicas para captação de clientes

Você sabe quais são as técnicas para captação de clientes? Nesse post, vamos listar algumas delas para você se inspirar e fazer com que os resultados da sua empresa melhorem no fim do mês. Confira!



Abrir uma empresa não é tarefa fácil e, uma das maiores dificuldades é a captação de clientes.


No entanto, com o avanço da tecnologia, a captação de clientes virou um processo mais sofisticado e bombardear as pessoas com anúncios publicitários não é a forma mais eficiente para atraí-los.


Fazer com que os consumidores venham até você é um dos objetivos que toda empresa sonha em conquistar. Por isso, surgiu o Inbound Marketing.



Mas afinal, você sabe o que é Inbound Marketing  e por que ele é tão importante para a captação de clientes?


Inbound Marketing, em tradução, poderia ser chamado de “marketing de entrada”, mas também tem sido chamado de “marketing de atração” e “novo marketing”.


O Inbound é uma estratégia inovadora que surgiu para trazer uma nova visão de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te procurem.


Antigamente, o velho marketing, oferecia produtos e serviços para o público geral. O Inbound faz totalmente o contrário. Ele busca atrair clientes até a empresa, fazer com que eles te encontre, se comunicar com eles, entender a sua necessidade, ajudá-los e por fim, encantá-los.


Ele utiliza estratégias baseadas em conteúdos, se concentrando em criar e compartilhar conteúdos de qualidade para trazer as pessoas certas para a empresa.


Por isso, é preciso ter em mente o interesse do seu público-alvo, o que eles gostariam de ver, de forma que supram as necessidades e resolvam o seu problema.


Fazendo isso, você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e fidelizar esses clientes.


O Inbound Marketing é baseado em quatro ações da sua metodologia. São elas:

  • Atrair o tráfego de visitantes;

  • Converter visitantes em leads;

  • Fechar leads em clientes;

  • Encantar os clientes para que se tornem possíveis defensores da sua marca.


Além do Inbound Marketing, existem outras maneiras de fazer com que os clientes venham até você. O uso dos materiais impressos, por exemplo.


No meio de tanta tecnologia, os materiais impressos ainda são ferramentas muito eficientes para a captação de clientes.


Quem nunca foi em uma feira mercadológica e recebeu um belo cartão de visita de um represente daquela empresa tão conceituada no mercado?


Esse impresso que foi entregue é um convite para visitar aquele stand e, também saber mais sobre a empresa por meio das informações contidas naquele impresso.


Dito isso, listamos algumas técnicas para captação de clientes.



Técnicas para captação de clientes


Conheça o seu público-alvo

Muitas empresas acreditam que é preciso atender as expectativas dos seus consumidores para alcançar a fidelização.


No entanto, o seu objetivo não dever ser apenas atender as suas expectativas e sim, superá-las. Por isso, é preciso conhecer profundamente o seu público-alvo para conseguir transformá-los em clientes.


Procure analisar como o seu público se comporta, quais os seus anseios e problemas e tentar suprir todas essas necessidades existentes.


Networking em eventos


A participação em eventos é uma das melhores técnicas de captação de clientes. Por outro lado, você já deve ter visitado várias feiras que resultam em alguns cartões de visita no bolso.


Talvez esses eventos não estão dando resultado para sua empresa por um simples despreparo.


Com isso, antes de qualquer iniciativa, você precisa selecionar o evento certo e pessoas especializadas para fazer a abordagem correta, nas pessoas certas.


Interaja nas redes sociais


Atualmente, as redes sociais são ferramentas essenciais para interagir com o seu público. Redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin são elos de integração entre a marca e o cliente.


Para que essa técnica seja eficiente, é preciso produzir conteúdo relevante, mas que ao mesmo tempo, seja algo condizente com o perfil do público-alvo.


São muitas as vantagens existentes nas redes sociais, entre elas estão a opção de comentários, compartilhamentos e fazer transmissão ao vivo do lançamento do seu produto, por exemplo.


Recomendações de clientes atuais


Quem já compra seus produtos frequentemente, com certeza, tem muita influência ao convencer outras pessoas a se tornarem seus clientes.


Há várias formas de fazer isso, sendo que a mais simples é apenas pedir para os clientes depois de uma compra.


Outra forma é elaborar um programa de recompensa, no qual o cliente ganha alguma vantagem para cada pessoa que ele consiga converter.


Utilize materiais impressos


Por maior que seja o universo digital, as pessoas ainda dão preferência àquilo que elas podem tocar e sentir.


Um material impresso é manuseável, palpável, de fácil mobilidade e transmite maior credibilidade às informações nele contidas.


Por isso que muitos estudiosos afirmam que apostar no mercado gráfico é uma das melhores estratégias que uma empresa pode adotar, quando se fala em atingir resultados de maneira rápida.


Análise seus concorrentes


Monitorar a concorrência é algo que todo empreendedor deve fazer com frequência. Além disso, conhecer os produtos, preços e serviços oferecidos pela concorrência é fundamental.


Para isso, é preciso fazer uma pesquisa sobre o perfil dos seus concorrentes no mercado e analisar seus maiores erros e acertos. Alguns passos são necessários para que isso seja feito:

  • Identificar os pontos de venda que oferecem produtos similares;

  • Definir os pontos fortes e fracos da empresa que comercializa os mesmos produtos;

  • Identificar as oportunidades e ameaças do negócio;

  • Promover ações que favoreçam o posicionamento do produto no mercado.


Marketing de guerrilha


O marketing de guerrilha são ações de alto impacto muito mais agressivos e diretos do que outras formas mais conhecidas de divulgação de conteúdo e de uma marca, além da vantagem de ter baixos custos.


No mix de marketing, ele explora a criatividade, a fuga do senso comum e mídias tradicionais na busca por causar impacto junto ao público.


Assim, podemos entender que o marketing de guerrilha é uma ótima alternativa para as pequenas empresas, pois dispõe de uma maneira criativa de se pensar outras táticas para atingir o público desejado, sem os altos investimentos que as mídias convencionais demandam.


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