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Recursos Humanos – Qual a sua importância?

Você sabe qual a importância do setor de Recursos Humanos para empresas? Nesse post, vamos mostrar as suas características e responsabilidades. Confira!



Para Idalberto Chiavenato, Doutor e Mestre em Administração pela City University of Los Angeles, Recursos Humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.


A função e importância do RH vai muito além do que selecionar, recrutar, contratar ou demitir um colaborador de uma determinada empresa.


O setor engloba todo planejamento e estratégias de comportamento dentro de uma corporação.


O capital humano é o maior ativo das organizações. Por isso, é fundamental ter um departamento especializado para utilizar da melhor maneira possível esse recurso.


Mas afinal, o que é Recursos Humanos?

O departamento de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa.


Ele é responsável por gerir relacionamentos internos, realizar processos de recrutamento

e integrar uma mão-de-obra qualificada dentro da organização.



Origem dos Recursos Humanos


O conceito de RH remonta às últimas décadas do século 19, quando a revolução industrial já havia acelerado a produção em massa.


Idealisticamente, o setor foi concebido para intermediar os objetivos de uma empresa com os objetivos pessoais dos seus respectivos profissionais. Algo que ainda se sustenta.


Mas o tempo mostrou que o conceito de RH estava longe de ser assim, tão simples. Em meados da década de 1930, após a popularização da Teoria das Relações Humanas, percebeu-se que os resultados de uma empresa estavam atrelados a fatores psicológicos.


Fatores que têm tudo a ver com o momento vivido pelos seus colaboradores. Quer dizer: não bastava demandar por produtividade, apenas. O foco passou a ser também a consideração pelo bem-estar das pessoas.


O assunto foi potencializado pela configuração social que se instaurou no período pós-guerra, entre as décadas de 1940 e 50. Foi quando surgiram novas teorias administrativas, como a pirâmide de necessidades de Maslow, expondo novas perspectivas.


Entre elas, a de que um conceito de RH conseguiria ser mais imparcial na busca por resultados, mas sem perder a atenção no desenvolvimento dos profissionais nesse processo.



Conceito de RH no passado


Tem o foco em processo como:


  • Contratações;

  • Salários;

  • Benefícios;

  • Férias;

  • Faltas.

Conceito de RH atualmente


Tem o foco em processo como:


  • Recrutamento e seleção;

  • Busca de novos talentos;

  • Análise de perfis profissionais;

  • Criação de diretrizes de gestão;

  • Avaliação de colaboradores;

  • Treinamento de pessoas.



Funções do RH

Recrutamento e seleção


Mesmo com a modernidade atual, empresas de pequeno, médio e grande porte tem uma forte demanda por capital humano.


Em razão disso, o RH precisa recrutar e selecionar candidatos qualificados para determinadas funções.


De acordo com dados da revista Época Negócios, 38% dos profissionais dessa área, admitem ter dificuldades para contratar novos talentos.


O Brasil ao lado da Romênia é o quarto país em uma lista de 42 nações a ter mais dificuldade nesse quesito, com 61%.


Liderando esse ranking estão Japão com 83%, Peru com 68% e Hong Kong com 65%.



Desenvolvimento de lideranças

Um grande desafio dos Recursos Humanos é desenvolver a capacidade de liderança em colaboradores.


Isso porque, é fundamental que haja uma continuidade nas ações da empresa após a saída dos atuais líderes ou para ocupação de outras vagas.


Para realizar a função de desenvolvimento de liderança, você deve assegurar que:


  • Ela saiba o que você quer;

  • Ela tenha a autoridade para fazer isso;

  • Ela saiba como fazer isso.


Para isso, é preciso que você se comunique bem, de forma clara e objetiva e tenha fontes de informações e conhecimentos relevantes para passar.


Entretanto, o modelo de liderança de anos atrás, era muito diferente do que temos atualmente. Listamos a diferença deles para você entender melhor, são eles:


Líder do passado:


  • Ser um chefe;

  • Controlar as pessoas;

  • Ser autoritário;

  • Estabelecer objetivos;

  • Gerir com regras e regulamentos;

  • Confortar e combater;

  • Mudar por necessidade e crise;

  • Ter foco apenas em si.


Líder do presente:


  • Ser um coach e facilitador;

  • Distribuir a liderança;

  • Conciliar visão e estratégia;

  • Guiar com valores compartilhados;

  • Colaborar e unificar;

  • Ter o foco amplo.


Clima organizacional

O departamento de Recursos Humanos é responsável por criar um clima organizacional favorável na empresa.


Para isso, existem diversas estratégias que contribuem para manter um bom relacionamento entre gestores e colaboradores.


São exemplos:


  • Palestras;

  • Workshops;

  • Treinamentos;

  • Confraternizações;

  • Seminários;

  • Eventos;

  • Atividades para quebrar a rotina.


Isso faz com que o colaborador se sinta importante e valorizado dentro da organização, tendo motivação para realizar suas tarefas com excelência.


Avaliação de desempenho

Entre as principais funções do RH está a avaliação de desempenho dos colaboradores.

É fundamental que exista um controle de como está sendo realizado as tarefas e estão surtindo efeito para os resultados da empresa.


Existem diferentes modelos de avaliação de desempenho e, atualmente, a tecnologia está sendo muito utilizada para a realização dessa atividade.


Entre eles está o software Assessment, uma maneira útil de otimizar as funções de RH , implantando a avaliação comportamental dos colaboradores.


Além disso, há outros métodos bastante utilizados que podem te ajudar no momento de avaliar o desempenho de seus colaboradores, como:


Avaliação de desempenho 180º

Tradicional avaliação feita pelo profissional de RH e o colaborador. Esse modelo permite uma troca com relação aos resultados.


No entanto, esse modelo se torna limitado, pois se baseia apenas na percepção de uma pessoa, já que os gestores não recebem feedback.


Avaliação de desempenho 360º

Nesse caso, os colaboradores não são avaliados somente por seus gestores, mas sim por seus colegas de trabalho.


Podem envolver também fornecedores e clientes, ou seja, é uma avaliação feita por todas as pessoas que tem algum tipo de integração profissional com aquele colaborador.


Avaliação de desempenho por competências

A avaliação de desempenho por competências é dividida em 2 modos, são eles:


  • Competências comportamentais – Relacionado ao comportamento do colaborador, como comprometimento, proatividade, trabalho em equipe, etc.

  • Competências técnicas – Essa avaliação varia dependendo do cargo exercido pela pessoa. Mas deve sempre se basear na atividade da empresa, como conhecimento específico de máquina, software, equipamentos, etc.


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