Você sabe o que é plano de negócios e como ele é importante para as empresas? Nesse post vamos te explicar. Confira!
Realizar um plano de negócios é o primeiro passo para quem quer ser um empreendedor. É necessário analisar e estruturar o seu planejamento para crescer e ser referência no mercado.
O que é plano de negócios?
É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esse objetivo seja alcançado.
Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Além disso, é um instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes de um empreendedor.
É por meio dele que você terá informações sobre seu produto, serviço, seu ramo, clientes, concorrentes, fornecedores, etc.
FONTE: http://bit.ly/2Xfo9cB
Com isso, você consegue entender de forma clara quais são os seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças dentro do seu segmento.
O plano de negócios é baseado em basicamente quatro itens. São eles:
Informações sobre a empresa;
Análise das variáveis do mercado;
Estratégia de comercialização e marketing;
Projeções financeiras.
As informações necessárias para a montagem do plano vão desde a definição da missão, da visão, dos valores e até dos objetivos mais específicos em relação ao funcionamento da empresa.
Por que realizar um plano de negócios?
O plano de negócios é fundamental não só para quem está começando, mas também para quem está ampliando o seu empreendimento.
É importante ter em mente que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que os erros sejam cometidos frequentemente.
Objetivos de um plano de negócios:
Testar a viabilidade de uma ideia de negócio;
Captar recursos financeiros para a sua empresa;
Informar com precisão sobre o negócio da empresa;
Dar credibilidade à empresa;
Conferir orientação estratégica aos gestores;
Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias;
Conquistar novos sócios para o negócio;
Organizar as ideias ao pensar em um novo empreendimento;
Orientar a expansão de uma empresa já existente;
Apoiar a administração do negócio;
Facilitar a comunicação entre sócios.
Tipos de modelo de negócio
Modelo Freemium – O Modelo Freemium funciona oferecendo um produto ou serviço digital gratuito, como forma de atrair um alto volume de usuários, mas com o objetivo de convertê-los em usuários pagantes através de uma opção premium com mais recursos.
Modelo Cauda Longa – O Modelo Cauda Longa (Long Tail) funciona ao vender uma grande variedade de produtos de nicho, os quais individualmente vendem pouco, mas que no total geram alto valor em vendas.
Modelo Marketplace – O Modelo Marketplace funciona ao disponibilizar produtos de diversos vendedores em um único ambiente virtual. Normalmente, em um e-commerce de grande porte, que pode ou não vender produtos próprios, mas que acima de tudo possui alto volume de usuários que frequentam e confiam em sua marca.
Modelo All You Can Eat – O Modelo All You Can Eat (AYCE), que em português significa “Tudo o que Você Pode Comer” (ou Buffet-Livre), é um modelo de negócio que funciona ao permitir que clientes consumam produtos ou serviços o quanto quiserem pagando um valor fixo (pagamento único ou recorrente).
FONTE: http://bit.ly/2ISkQPt
Plano de negócios – Passo a passo
Informações gerais
No primeiro passo é composto o detalhamento prévio de algumas informações sobre a empresa. Por isso, listamos alguns que devem fazer parte desa etapa.
Sumário executivo
A primeira etapa da busca por informações começa pelo sumário executivo. Nesse item, você irá fazer um resumo das partes mais importantes do seu plano de negócios.
Além de dados do empreendedor, missão da empresa, o setor que vai se inserir de forma jurídica, fonte de recursos e capital social.
Elaboração do plano de negócios
Na segunda etapa diz respeito a análises das variáveis do mercado que afetarão o empreendimento.
É nesse momento que serão feitos pesquisas e observações para que você tenha uma grande confiança no ambiente onde irá atuar.
São análises necessárias na segunda etapa:
Estudo do perfil de clientes;
Análise da concorrência;
Análise de fornecedores;
Entre outros.
Plano de marketing
Essa etapa é essencial para compreender e explorar possibilidades de divulgação do negócio, do produto ou serviço.
Descrição do que a empresa vai vender;
Preços;
Estratégias de promoção e divulgação;
Estrutura para a venda;
Localização do empreendimento.
FONTE: http://bit.ly/31Vp8x1
Projeções operacionais e financeiras
Nessa fase, você definirá os parâmetros operacionais e financeiros, como números de colaboradores, questões relacionadas a logística, entre outros.
Além disso, você deverá detalhar os custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, metas de faturamento, prazo do retorno do investimento, lucratividade, rentabilidade, capital de giro necessário, etc.
Análise de cenários e avaliação do plano de negócios
Agora que seu plano de negócio está estruturado, é necessário avaliar o cenário, ou seja, criar situações de contextos que a empresa está indo bem e não tão bem.
Com isso, será possível se preparar para situações adversas, criando estratégias para enfrentá-las, caso isso ocorra.
Por fim, é extremamente fundamental avaliar os resultados do seu plano de negócios.
Tenha em mente se ele realmente está com os objetivos estabelecidos claramente.
Para ter essa certeza, responda a seguinte pergunta: ” Vale a pena investir e abrir esse negócio?”, se a resposta for sim, invista!
Percebeu como o plano de negócios é fundamental para todo empreendedor?
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