Buscar

Pitch: o que você precisa saber sobre o assunto

Precisamos bater um papo sobrepitch, um dos grandes truques usados por quem trabalha em umastartuppara conquistar clientes.

Não é fácil mesmo, ainda mais quando ele tem apenas alguns minutinhos de tempo para entender a sua ideia, complicado não é mesmo?


Hoje vamos falar sobre as famosas apresentações-relâmpago, os famosos pitches usados pelas startups.


O que é pitch, afinal?


Como de costume, é preciso entender o conceito da palavra para entramos em detalhes mais profundos.


O pitch, ou pitch deck, como é também chamado, é uma exibição rápida de negócios apresentada a clientes ou investidores.


Seu objetivo é despertar o interesse do cliente ou investidor para o seu produto ou serviço de maneira rápida e dinâmica.


Por conter apenas as informações diferenciadas e essenciais, o pitch, geralmente, é apresentado verbalmente quanto ilustrado por 8 a 10 slides.

Basicamente, deve conter:


  • A oportunidade;

  • O mercado que irá atuar;

  • Seus diferenciais;

  • O que está buscando;

  • A sua solução.


Esses tópicos são genéricos, porque cada negócio possui as suas peculiaridades, mas lembre-se de que o mais importante é conseguir mostra-las em sua apresentação.


Vale ressaltar que os investidores avaliam tanto a startup quanto você, por isso não deixe de atentar para a postura na hora da apresentação, o tom da fala, e sua movimentação corporal.


Problemas e oportunidades


Quando falamos de pitch, estamos nos referindo a uma apresentação em um espaço bastante curto de tempo.


Por isso, é importante comunicar à oportunidade que a sua startup quer alcançar e o problema a ser resolvido. O problema deve ser determinado com objetividade e clareza.


Pense que o investidor não conhece o mercado que você deseja inovar, e muito menos as informações sobre este, necessariamente.


Anexar números e informações sobre o problema a ser resolvido é uma boa opção, pois desperta o interesse do investidor.


Para isso, utilize gráficos de pesquisas de associações, IBOPE, notícias, etc.


Solução


Agora que você já apresentou o problema e a oportunidade é o momento de passar para a próxima etapa: a solução.


De maneira clara e objetiva, explique qual é o melhor benefício da sua solução, e para isso procure mostrar o quanto ela é simples de ser usada/implantada.


O investidor busca algo que cresça rápido e com o menor custo possível (anota essa dica no bloquinho).


Diferenciais


Esse é o momento em que você vai dizer ao investidor por que a sua startup é a ideal para solucionar o problema daquele determinado segmento.


Uma maneira interessante de fazer isso é comparar no pitch 2 ou 3 concorrentes com o seu produto.


Fazendo isso, você mostra por que as soluções no mercado não estão dando certo, e por que a sua startup está mais preparada para assumir esse problema e resolvê-lo.


Equipe nota 10


Acredite: um dos fatores mais importantes que os investidores levam em consideração no momento de aprovar um projeto é a qualidade do serviço.



Claro que qualidade não está relacionada a quantidade, mas é importante você ter um time de profissionais bem qualificados, capaz de achar uma saída para retornar o capital investido.


Por isso, coloque no pitch fotos e informações sobre você e sua equipe. Se valorize e conte por que são as pessoas certas para empreender esse negócio.


Proposta


Para quem busca um investimento, esse é o momento de lançar a proposta na apresentação.


É importante apresentar o tempo para implantação do projeto, o retorno sobre o investimento e as despesas.


Isso vai dar mais coerência na proposta, pois faz o investidor entender como o investimento será utilizado, e qual o resultado que isso vai gerar no fim do dia.


Dicas de ouro


Agora que você já está bem por dentro de como funciona um pitch, vamos às dicas para a sua apresentação ser um grande sucesso.


Resuma o seu projeto em uma frase!


De acordo com especialistas, o começo de um pitch deve conter a mistura de um slogan e o resumo do que o ser produto/serviço faz.


Um bom exemplo desse resumo é a definição de Steve Jobs sobre o iPod: “mil músicas no seu bolso”. Além de mostrar o que era o produto, ainda fez propaganda.


A força do 10

Uma boa apresentação deve ter duração de 10 minutos utilizando 10 slides, porque é tempo suficiente para não entediar o ouvinte, bem como a quantidade ideal d informações que um pitch deve ter.


Não seja técnico

Os investidores estão buscando por facilidade em suas vidas, por isso não adianta mostrar qual foi o seu trabalho para solucionar um problema. As pessoas não querem saber o quanto você é inteligente.


Cuidado com as palavras!

De acordo com especialistas, por mais incrível que pareça utilizar palavras não é uma boa ideia em uma apresentação desse tipo.


A maioria dos investidores preferem recursos visuais, deixando os slides como suporte, e não como base para a apresentação.


Fale do John

Um truque que pode ajudar você a explicar o problema que seu produto ou serviço soluciona é contar uma história.


Faça uso de uma personagem fictícia, dê a ela um nome avulso, como John, e mostre por quais situações o tal John está passando.


Os investidores entenderão mais facilmente o que você está propondo.


Feche com chave de ouro

Por fim, relembre na sua apresentação os benefícios que você trará aos usuários. Aproveite para usar aquela frase de impacto, que mistura um slogan e um resumo do seu projeto.



É de suma importância fechar a apresentação de maneira impactante, convidando o investidor a fazer parte do seu negócio.


Para isso, utilize uma frase de impacto, uma imagem ou até mesmo ambos, desde que seja algo que feche tudo com bastante estilo.


Gostou do artigo? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

6 visualizações
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png