Buscar

O que é marketing sazonal?

Você sabe o que é marketing sazonal? Nesse post, vamos explicar como essa estratégia pode melhorar os resultados da sua empresa. Confira!



Com o mercado empresarial cada vez mais competitivo, alcançar as metas de vendas se torna uma tarefa muito complicada.


Com isso, aproveitar as oportunidades dadas pelo marketing e suas inúmeras estratégias, é a melhor forma de solucionar determinados problemas resultantes de um baixo número de vendas.


O marketing sazonal, se planejado e bem estruturado, pode trazer bons resultados para sua empresa, devido as suas diversas possibilidades de ações e campanhas ao longo do ano.


O que é sazonalidade?

A palavra sazonalidade, nada mais é do que algo temporário, ou seja, que acontece em determinada época.


Para o mundo empresarial, podemos definir como todo e qualquer fator externo que possa influenciar nos resultados de um negócio, como uma data do ano que atinja muitas ou poucas vendas.


Um ótimo exemplo para ilustrar esse conceito, seria uma sorveteria com baixos números de vendas, pois a estação do ano é muito fria, como no inverno.


No entanto, a sazonalidade pode ser positiva, como o grande aumento de consumidores em épocas especiais, como dia das mães, dos pais, natal, dia das crianças, etc.

Quais as datas mais lucrativas do comércio?


  1. Natal;

  2. Dia das mães;

  3. Dia das crianças;

  4. Dia dos pais;

  5. Black Friday.



Como funciona o marketing sazonal?


É importante que você e seus setores de marketing e vendas identifiquem os meses que mais podem trazer bons resultados para o seu negócio, de acordo com o segmento que atua.


Isso irá fazer com que facilite o aproveitamento dos melhores meses e estar preparado para vencer as dificuldades dos piores.


Um exemplo claro disso, seria um empresário do ramo varejista, produzir/comprar uma quantidade maior de produtos na época mais forte para seu segmento e menos produtos no período mais fraco, sabendo que irá vender menos e não deixando estoque parado.


Por que investir em marketing sazonal?


Existem inúmeros benefícios ao investir em estratégias de marketing sazonal. Por isso, listamos algumas delas para você entender um pouco melhor.


Impulsiona o seu negócio


Uma campanha de marketing sazonal ajuda a alavancar as vendas do seu negócio no momento certo.


Além disso, essa estratégia te ajuda a identificar o melhor momento para investir em matéria-prima, ações para divulgação e até contratação de colaboradores.


Com isso, o marketing sazonal te ajuda a analisar e gerir alguns detalhes que podiam estar esquecidos ao realizar outras campanhas.


Consolida sua empresa no mercado

Neste momento de maior demanda, também é uma boa oportunidade de gerar um impacto duradouro nos consumidores e ainda fidelizá-los.


Essa estratégia permite que você tenha um maior contato com o público, mostrando o seu diferencial, se destacando dos seus concorrentes, etc.


Quebra de padrão

Por mais que o marketing sazonal ajuda no aumento das vendas da sua empresa, é importante lembrar também dos momentos de baixa.


Afinal, na época que as vendas caem, ainda existem consumidores interessados em comprar, ainda que com menor frequência.



Como elaborar uma estratégia de marketing sazonal?


Planeje-se com antecedência

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing sazonal é escolher as datas ideais que elas irão acontecer.


Nesta etapa, é preciso estratégias para dar preferências em períodos que você já sabe que tem maior interesse do seu público-alvo.



Usar uma data que não gera apelo em seu público, gera desperdício de recursos e energia, que poderiam ser usados em outras oportunidades.


Após isso, é o momento de planejar as ações para essas datas. É fundamental ser feito com antecedência,  permitindo um levantamento de ideias, criação de promoções, condições especiais e a divulgação da campanha.


Defina a mensagem que vai utilizar na campanha


Definir a mensagem que sua empresa quer passar é o passo essencial para qualquer estratégia de marketing, especialmente o sazonal.


Pense bem na mensagem que você quer passar para o seu público-alvo. Tente imaginar as emoções e sensações que você quer transmitir para que ele interaja de maneira positiva com a sua marca.


Faça um cronograma

Para que seu planejamento e estratégia dê certo, é preciso colocá-los no papel através de um cronograma.


Para que uma campanha saia como o planejado, o tempo é um item fundamental. Portanto, programe o tempo que levará de uma etapa para outra, para que tudo ocorra no momento certo.


Faça parcerias

Uma forma de acumular o capital necessário e possuir uma boa quantidade de recursos para essas datas especiais é formando parcerias com outras lojas que também aproveitam essa data, mas que não sejam concorrentes diretas.


Outra excelente opção de parceria, são fornecedores e distribuidores. Com a colaboração deles, você consegue fechar mais vendas e fortalecer sua marca e o relacionamento com os clientes.


Como evitar o marketing sazonal negativo?


Por um lado, as sazonalidades positivas representam oportunidades de negócios para a sua empresa, por outro, as sazonalidades negativas podem trazer sérios prejuízos para o seu negócio.


Independente do seu segmento, a sua empresa deve estar preparada para complementar o seu portfólio com produtos que não sofram variações neste período.


Uma empresa de ar-condicionado que certamente vende mais em períodos de calor, começou a vender produtos complementares, como aquecedores de ambiente durante o inverno, por exemplo.


Por isso, é preciso estar atentos as demandas de sazonalidade das datas que você escolheu para a sua campanha. Assim, você não terá prejuízos e certamente terá sucesso na sua ação.


Marketing sazonal e marketing impresso


Investir em materiais impressos para campanha de marketing sazonal ainda é uma das melhores opções para obter sucesso e trazer os consumidores para dentro da sua loja.

Confira alguns impressos que podem te ajudar nessa campanha:


Tudo isso você encontra na Promopress Gráfica! Imprima seus materiais para divulgação da sua campanha de marketing sazonal, 100% personalizados e com alta qualidade de impressão.



Gostou das dicas? Acesse nosso site, www.promopress.com.br e saiba mais sobre o mundo do marketing!

0 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png