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O que é marketing estratégico?

Você sabe o que é marketing estratégico? Nesse post, vamos te explicar e mostrar a importância desse conceito para o mundo do marketing. Confira!



Primeiramente, vamos entender o que significa os dois conceitos:


O que é marketing?


O marketing engloba todas as atividades que envolve o planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços, afim de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.


As principais etapas que envolvem o planejamento de marketing são:


  • Identificar as necessidades e desejos dos consumidores;

  • Planejar e executar o desenvolvimento de produtos e serviços;

  • Comunicar-se com toda a cadeia de distribuição;

  • Levar o produto ou serviço até o consumidor.



O que é estratégia?


Atualmente, o conceito de estratégia é um dos termos mais utilizados na vida empresarial e encontra-se incansavelmente na literatura da especialidade.


Existem diversas afirmações sobre esse conceito. As principais são:


  • Planejamento de atividades;

  • Execução de atividades;

  • Visão clara do futuro;

  • Tomada de decisão;

  • Competitividade.



Afinal, o que é marketing estratégico?


As empresas usam o marketing estratégico para criar um plano visando conquistar e satisfazer clientes e aumentar a rentabilidade e a produtividade.


Ele é usado, principalmente, para identificar as necessidades dos consumidores, o que orientará todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.


Ele determinará quais ações e recursos serão feitos em um determinado período de tempo. E também pode ajudar uma empresa a se tornar mais inovadora e assim obter mais inserção no mercado.


Para que as corporações possam atuar de maneira eficaz precisam utilizar técnicas avançadas e ferramentas para estimular suas ações estratégicas.


Por isso, o marketing estratégico irá ajudar diretamente as empresas em processos como: aquisição de novos clientes, lançamento de produtos, marketing de relacionamento, etc.



A essência do marketing estratégico


Mas, uma estratégia bem-sucedida, é mais do que uma preparação antecipada. Envolve também um acompanhamento durante a execução do projeto. Isso envolve:


Defina objetivos claros


Estabeleça-os de maneira clara, objetiva e bem formulada. Isso irá te ajudar a ter uma visão mais transparente do futuro, com mais foco e ambição.




Se comunicar de forma constante


Alguns ainda caem no erro de pensar que fazer marketing significa apenas trabalhar com inspiração e criatividade.


Há muitos processos e estruturas envolvidos nesse trabalho, e a boa comunicação garante que todos os profissionais façam o seu melhor a cada momento.

Analisar resultados


Como saber se as estratégias estão funcionando? A única forma é acompanhar e analisar os resultados do trabalho que está sendo feito.


No marketing, essas análises são feitas por métricas. Essas métricas são dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento.


Importância do marketing estratégico


Decisões acertadas


Ter uma estratégia definida é essencial no processo de tomada de decisões.


É a estratégia que direcionará quais produtos criar, em qual área realizar um maior investimento em marketing, investir em ampliação ou modernização, comprar ou alugar, contratar ou terceirizar, diversificar ou focar, aumentar o marketshare ou nos lucros, etc.


O grande diferencial é que todas as áreas estarão unidas em uma direção e as ações são complementares, gerando sinergia e potencializando os resultados.



Diferencial competitivo


Para atrair o cliente você precisa de um diferencial competitivo, algo que faça o cliente comprar de você não apenas pelo seu preço ou qualidade do produto, mas sim pela experiência proporcionada.


O marketing estratégico possibilitará que você atinja e mantenha esse resultado, pois todas as áreas da sua empresa estarão alinhadas nessa busca.


Como colocar o marketing estratégico em prática?


Tenha segurança no seu planejamento


Antes de colocar em prática é preciso ter certeza que todas as etapas do planejamento estratégico foram coerentes com as capacidades da sua equipe e ela cumprirá o combinado.


Por isso, é necessário verificar alguns pontos no planejamento. São eles:


  • Identificação do público-alvo;

  • Criação da persona;

  • Análise do mercado;

  • Definição das metas de curto, médio e longo prazo;

  • Definição das estratégias de vendas e precificação.



Defina o cronograma de ação


Por ser uma ferramenta de uso simples, trazendo bastante objetividade para a execução das atividades, os planos de ação são extremamente utilizados em áreas de gestão diversas.


Por exemplo: gestão de projetos, gestão de riscos, gestão orçamentária, elaboração de planos de negócio, elaboração do planejamento estratégico, entre inúmeros outros usos.


Trabalhe com equipes


Outro ponto importante para colocar as ações planejadas nos trilhos é trabalhar em equipe.

Isso significa que é recomendável que se dividam os diferentes projetos e etapas do planejamento em mais de um time de trabalho.


Ao definir equipes que vão focar esforços em projetos separadamente, você estará fazendo com que várias cabeças possam solucionar rapidamente os possíveis problemas que venham a aparecer.


Analise seus resultados


O monitoramento das ações de marketing é essencial na identificação de possíveis erros que possam ter sido cometidos durante o planejamento ou mesmo na execução.


Com essa identificação dos problemas, é possível realizar a correção no decorrer da campanha e acertar o rumo para que as estratégias propostas tenham sucesso.



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