O que é Design Thinking?
- atendimento3114
- 10 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Você sabe o que é Design Thinking? Nesse post, vamos explicar o que significa essa abordagem e como aplicá-la na sua empresa. Confira!

No mundo corporativo, a exigência pela solução de problemas dos consumidores e possíveis clientes está cada vez maior.
A experiência do consumidor e o seu bem-estar é um dos desafios mais difíceis para empreendedores e empresários alcançarem com excelência.
Isso porque, com o aumento da concorrência em qualquer segmento de negócio, o seu diferencial e a forma de resolver as dificuldades apresentadas pelos clientes precisam se sobressair dos demais.
É para isso que o Design Thinking serve. Mas afinal, você sabe o que significa essa abordagem?
Design Thinking – Conceito
O Design Thinking não se caracteriza uma metodologia e sim uma abordagem. Quando pensamos em métodos, logo associamos com algo que possui uma fórmula ou manual para se seguir. Não é o caso.
O termo significa “pensamento do design” ou “pensar como um design”.
Segundo o livro “Design Thinking – Inovação em Negócios”, pensar como um design é abduzir. Ou seja, muito além do que criar a estética de produtos e serviços, é possível pensar no bem-estar dos clientes.
O termo que já existia anteriormente, foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana que exerce consultoria em design.
“Precisamos de novas escolhas – novos produtos que equilibrem as necessidades de indivíduos e da sociedade como um todo; novas ideias que lidem com os desafios globais de saúde, pobreza e educação; novas estratégias que resultem em diferenças que importam e, um senso de propósito que inclua todas as pessoas envolvidas […]” – Tim Brown.
Essa abordagem valoriza a criatividade, experimentação e empatia para encontrar soluções inovadoras.
Uma das suas principais características é a sua multidisciplinaridade, onde os processos reúnem todos os envolvidos no desenvolvimento do produto ou serviço.
“É um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar as informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.” – Charles Burnette.
No entanto, é preciso avaliar as possibilidades que temos para saber quais as melhores ferramentas a serem usadas para atingir os objetivos propostos.

Etapas do Design Thinking
As etapas que listamos abaixo servem como um roteiro para colocar o Design Thinking em prática.
Imersão
A imersão é a fase do entendimento, onde você começa a entender, primeiramente, a sua empresa por meio de análises, como a matriz swot, identificando as pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, que irão impactar na sua empresa.
A imersão é uma fase em que muito material de estudo é gerado. São eles:
Pesquisa exploratória;
Entrevistas;
Estudos de casos;
Estudos de campo;
Aprendizado por observação;
Ênfase na experiência do cliente.

Análise e síntese
Os dados coletados na etapa de imersão devem ser submetidos a análises e sínteses de forma a serem organizadas e identificadas como um problema em questão.
Nesta etapa, existem várias ferramentas que podem ser usadas para compreender este determinado problema. São elas:
Cartões de insight;
Diagrama de afinidade;
Brainstorming;
Reenquadramento;
Mapa conceitual;
Mapa de empatia;
Critérios norteadores;
Matriz de posicionamento.

Ideação
Essa é a etapa que a equipe começa a pensar em soluções para o problema apresentado. É fundamental compreender que não existe uma solução ideal, e sim ideias que se complementam.
Deve ser explorado ao máximo a criatividade do colaboradores, com o intuito de estimular o pensamento fora da caixa.
Não é permitido ter medo de experimentar e errar, pois esse é o maior inibidor da criatividade e inovação.
Gere possibilidade e mostre que você está interessado em tentar vencer esse desafio e levar para o
seu cliente uma experiência boa e aquilo que ele procura naquele produto ou serviço.

Prototipagem
Neste etapa, as ideias abstratas ganham forma, representando de forma real todo o conteúdo e informação coletada até o exato momento.
O protótipo consiste em produzir um Mínimo Produto Viável, conhecido pela sigla MVP. É criada uma versão simples do produto, de forma rápida e sem ter muitos custos nos períodos de testes.
Nesse momento, você saberá se aquele protótipo servirá como solução na prática e se ele realmente suprirá as necessidades do consumidor.

Implementação
A intenção do MVP é de alcançar a solução ideal para aquele problema. Se ele não teve resultado, fica o aprendizado que custaria muito mais, caso o produto tivesse sido lançado na sua forma final.
No entanto, se o resultado tiver sido positivo, partimos para a etapa final de implementação. São feitos os ajustes necessários para que tudo saia como o planejado para os consumidores.

Onde aplicar?
O Design Thinking pode ser aplicado em diversas áreas e atividades das empresas. São elas:
Equipe de vendas;
Núcleo estratégico;
Acesse nosso site, www.promopress.com.br, lá você encontra diversos artigos para saber mais sobre o mundo empresarial, marketing, design e etc.
Comments