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O que é análise SWOT?

No mundo do marketing, existem vários termos que nem sempre estamos acostumados a ouvi-los. Para quem não sabe o que é análise SWOT, nesse post vamos te ajudar a entender. Confira!



Nos dias de hoje, o planejamento é fundamental para que suas ações de marketing deem certo e todo o seu esforço seja recompensado com bons resultados no fim do mês.


É justamente disso que a análise SWOT se trata. O termo é a combinação das primeiras letras das palavras em inglês, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


Foi desenvolvida na década de 60 por Albert Humphrey, que na universidade de Stanford, liderou um projeto de pesquisa onde analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores corporações.


Foi utilizado um método que, rapidamente, foi transformado em um exercício utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação das suas estratégias.


Albert Humphrey propunha realizar a análise SWOT em critérios específicos, tais como produtos, processos, clientes, distribuição, finanças e administração.



Mas afinal, o que é análise SWOT?


A análise SWOT é uma ferramenta conceito utilizada para fazer a análise de um cenário ou ambiente, proporcionando a base para o planejamento estratégico e gerenciamento de uma empresa.


Devido a sua simplicidade, ela pode ser usada por qualquer tipo de negócio, desde a criação de um site, passando pela abertura de uma empresa, até a análise de uma multinacional.


Se trata de uma ferramenta estrutural que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios.


Também conhecida como matriz SWOT, ela é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameças que está exposta.



Objetivos da análise SWOT


  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

  • Preparar ações estratégicas;

  • Identificar itens chave para a gestão da organização;

  • Realizar previsões de vendas em comparação com as condições do mercado;

  • Integração e padronização dos processos – Ambiente interno;

  • Confiança nos dados e informações imediatas – Ambiente externo.


Características da análise SWOT


Forças 

Está relacionado as vantagens que sua empresa possui com relação aos seus concorrentes. Ou seja, são o que há de melhor entre as suas características.

Para conseguir identificá-las, é preciso responder algumas perguntas. São elas:


  • Quais as suas melhores atividades?

  • Qual a sua maior vantagem competitiva?

  • Qual o nível de engajamento dos seus clientes?


Quanto maior a minha vantagem competitiva, mais relevante minha empresa será para a análise SWOT.


Fraquezas 

São as características que atrapalham ou interferem de algum modo no andamento do seu negócio. É de extrema importância que haja sinceridade nesta etapa.

Diante disso, responda a essas perguntas:


  • A mão de obra é capacitada?

  • Por quê escolheram o concorrente?

  • Por quê meu engajamento não funciona?


As fraquezas encontradas precisam ser observadas de uma forma isolada, para que assim, seja possível diminuir os problemas que ocasionam.


Ameaças


Ao contrário das oportunidades, as ameças são forças externas que influenciam e atacam negativamente a empresa.


Elas devem ser tratadas com bastante cautela, pois podem prejudicar não só o planejamento da campanha, mas também os objetivos e resultados da empresa.


Oportunidades


Já as oportunidades são forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, como a mudança na economia.




Dicas gerais sobre análise SWOT


  • Seja realista sobre a situação atual de sua organização ou seu problema;

  • Lembre-se de que as análises SWOT são destinadas a avaliar o presente, não o passado ou o futuro;

  • Mantenha o mesmo nível de detalhamento em todo o diagrama;

  • Use a análise SWOT como um guia e não como um regra;

  • Análise subjetiva e não objetiva;

  • Deve ser curta, evitando complexidade.


Como fazer a análise SWOT?


  1. Defina suas forças;

  2. Defina suas fraquezas;

  3. Liste as oportunidades;

  4. Liste as ameças;

  5. Coloque os dados nos seus determinados locais;

  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:


– Forças podem potencializar quais oportunidades?

– Forças podem combater quais ameaças?

– Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades?

– Fraquezas podem potencializar quais ameaças?



Exemplos para a construção da análise SWOT 

Forças:

Fraquezas:

  • Mão-de-obra não capacitada;

  • Dificuldade no engajamento;

  • Lacunas nos treinamentos.

Oportunidades:

  • Mudança na economia;

  • Investimentos externos;

  • Ampliação do crédito ao consumidor.

Ameaças:

  • Novos competidores;

  • Perca de mão-de-obra;

  • Mudanças de leis e regulamentos.



Percebeu como a análise SWOT é essencial para te ajudar na sua estratégia? Confira outros posts no nosso blog, www.promopress.com.br.

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