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Marketing educacional – O que é?

Você sabe o que é marketing educacional? Nesse post, vamos explicar a importância dessa estratégia para as instituições de ensino. Confira!



O marketing em si é uma estratégia de relacionamento e vendas entre marcas e consumidores que deve ser aplicado em qualquer área de atuação.


E quando se trata de aprendizado e educação não pode ser diferente.


O marketing educacional está se tornando cada vez mais importante para as instituições de ensino que precisam oferecer os seus diferenciais, conteúdos, boa infraestrutura e, principalmente, seus valores.


Vamos deixar mais claro para você entender …


O marketing educacional ou marketing para instituições de ensino ajuda escolas, creches, universidades, escolas de idiomas, entre outros, a determinar quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo.


É uma forma de entender o que o aluno, pai, mãe ou qualquer outro responsável espera e oferecer-lhe a melhor solução.


A área é relativamente nova, e há muitas pesquisas e aplicações ainda explorando as melhores práticas no ramo.


Se considerarmos todos os serviços prestados por uma instituição de ensino, há vários públicos distintos que interagem com a marca, como professores, administradores e fornecedores, exigindo formas diferentes de relacionamento.


No entanto, o aluno é o personagem mais decisivo. Ele é muito mais do que o público-alvo, é a buyer persona.


Dele vêm as principais demandas, e o seu grau de satisfação com o produto oferecido é que vai mostrar se a empresa está no caminho certo.



Você sabe o que é buyer persona?

Buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa.


O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.


A definição de persona é mais específica que a de público-alvo. A persona entra em detalhes de comportamento, características pessoais e profissionais, desejos, objetivos e necessidades.


Ela é a personificação do seu cliente ideal, obtida através de pesquisas com o público-alvo.

O termo persona já existe há algum tempo no mundo do marketing, mas foi com o inbound marketing que ganhou força nos últimos anos.


Definir a persona de uma empresa com precisão é a chave para o sucesso de qualquer estratégia. Então, deixe de lados os achismos e as construa com bases e dados reais e sólidos.


Uma empresa poderá ter diversas personas. Contudo, não é recomendável a utilização de mais de cinco.


Para cada persona, a empresa deverá realizar um trabalho de comunicação completo, o que pode se tornar muito caro e pouco eficiente.


Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:


  • um nome fictício, para facilitar a conexão;

  • uma breve história sobre o dia a dia da persona;

  • profissão;

  • hábitos de compra;

  • estilo de vida;

  • redes sociais favoritas;

  • hobbies;

  • valores;

  • dores relacionadas ao seu produto;

  • dúvidas;

  • ambições.



Marketing educacional no cenário brasileiro


Pessoas que investem em sua própria educação e qualificação se tornam cada vez mais valorizadas no mercado. Assim sendo, o mercado EAD supre essa necessidade. Isso acontece porque essa modalidade de ensino consegue abranger todas as áreas e oferecer capacitações de maneira remota, com horários flexíveis, qualidade no ensino e a comodidade das pessoas poderem assistir às aulas na comodidade da própria casa.


Dessa forma, da mesma maneira com que aumenta o interesse pela educação via EAD, também aumenta o número de profissionais e instituições que oferecem essas qualificações. Sendo assim, utilizar o marketing educacional de maneira efetiva pode ser um grande diferencial na hora de conquistar e fidelizar os seus alunos. Afinal, é preciso saber como driblar a concorrência e oferecer serviços de qualidade, que realmente chamem a atenção do público.



Marketing educacional – Como captar e reter alunos?


Captar e reter alunos é um dos principais objetivos de todas as instituições de ensino, mas fazer isso de forma efetiva não é tarefa fácil.


Há inúmeras maneiras de conquistar novos alunos e manter os que já estão na sua instituição, ou seja, fidelizá-los.


Por isso, listamos algumas delas para você se inspirar.


Promova eventos


Uma universidade ou escola não precisa limitar suas ações dentro das suas instalações, muito pelo contrário, é fundamental promover eventos para levar novas experiências ao seu público.


Isso fará com que a sociedade tenha uma imagem positiva da sua empresa e comece a ter mais curiosidade em saber mais sobre ela.



Imagine que alunos do curso de educação física de uma universidade promovam um evento esportivo para que todas as pessoas da região possam participar, por exemplo.


Esse tipo de ação aproxima o seu público-alvo para mais perto de você e mostrando ainda mais credibilidade a ele.



Ofereça ensino, atendimento e estrutura de qualidade


Existem diferentes aspectos que ajudarão a manter os alunos na sua instituição de ensino, mas o que contará realmente no fim, é o serviço que você está oferecendo para ele.


Um corpo docente altamente qualificado, professores capacitados, conteúdos atualizados, estruturas bem equipadas, espaços de lazer e salas confortáveis, são elementos decisivos no momento da escolha do seu público pela sua empresa.


Aposte no famoso boca-a-boca


O famoso boca-a-boca está mais vivo do que nunca. Além de tudo, ele está evoluindo para se alinhar ao cenário digital.


Ao trazer o conteúdo gerado por alunos e ex-alunos em formatos criativos e atrativos, a sua instituição de ensino aproveitará o marketing de recomendação e aliando-o às novas tecnologias que ajudam a dinamizar essa estratégia.


User Generated Content (UCG) pode aumentar em 90% o tempo que os usuários gastam no seu site, e ainda aumenta as chances de os usuários retornarem à sua página!


Por exemplo, se sua Instituição de Ensino já possui um blog, aproveite para compartilhar depoimentos escritos pelos seus próprios alunos para dar uma perspectiva mais realista e confiável à qualidade da instituição de ensino.






Utilize a tecnologia a seu favor


Com o mercado empresarial cada vez mais digital, todos os dias surgem inovações em todos os segmentos.


O uso de aplicativos e softwares configuram como uma tendência extremamente positiva para escolas, universidades, etc, se usadas de forma planejada e responsável.


Além disso, o marketing de conteúdo é muito utilizado nas ações de marketing educacional e traz bons resultados para a empresa.


A utilização de blog, criação de conteúdos ricos e o uso das mídias digitais tornam a sua escola, por exemplo, ainda mais acessível ao seu público, de modo que esta esteja presente em diferentes plataformas de comunicação.


Outra forma muito eficiente da utilização da tecnologia para promover a sua instituição são os envios de e-mail marketing.


Mesmo que muitas empresas ainda não utilizem esse meio para se relacionar com o seu público-alvo, essa relação deve nutrir esses contatos com mais conteúdos segmentados e aprofundados.


A intenção é educar mais lead, ajudá-lo com informações importantes para o seu processo de inscrição e avançá-lo pelo funil do marketing.



Utilize materiais impressos


Mesmo com a era tecnológica em alta nos tempos atuais, a mídia off-line ainda é muito utilizada por empresas que querem se destacar no mercado.


Investir em materiais impressos é uma excelente opção no momento de realizar a sua ação de marketing educacional.


Principalmente, quando tivermos que nos comunicar com pais e responsáveis de alunos.


Ainda que hoje em dia a internet esteja dentro da casa de uma grande maioria, pode ser que haja pessoas que não tenham esse acesso ou, simplesmente, prefiram não utilizá-la.


Além disso, uma pesquisa realizada pela Abigraf ( Associação Brasileira da Indústria Gráfica), diz que 80% das pessoas afirmam que ler uma determinada informação em um papel é mais agradável que do ler em uma tela.



E uma pesquisa dos Correios, realizada na cidade de São Paulo, mostrou que a maioria dos 2400 entrevistados confiam mais nos folhetos e malas diretas do que em qualquer outra mídia como forma de comunicação.


  • 26,3% – folhetos e malas diretas;

  • 25% – rádio e televisão;

  • 16,7% – jornais e revistas;

  • 14,4% internet;

  • 14,1% e-mails.


Além disso, 37% dos consumidores utilizam folhetos para se informar sobre algum produto. 100% das agências de publicidade recomendam a propaganda em folhetos. E 88% dos varejistas utilizam os folhetos como meio de divulgação.




Mas afinal, quais são os materiais impressos que eu posso utilizar na minha ação de marketing educacional?




Percebeu como o marketing educacional é importante para as instituições de ensino?


Confira outras dicas sobre diferentes segmentos no blog da Promopress Gráfica e não deixe de solicitar o seu orçamento dos materiais ideais para a sua campanha.

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