Um dos grandes desafios para os empreendedores hoje em dia, principalmente os de primeira viagem, é trabalhar a questão da loja física com a virtual em um mercado cada vez mais competitivo e online.
Para muitos parece uma tarefa difícil, pois a grande maioria dos clientes opta por fazer suas compras pela internet por diversos fatores, mas sabia que ter um espaço físico é o complemento perfeito para uma loja virtual?
Na matéria de hoje, vamos fazer uma comparação entre esses dois mercados, caracterizando suas vantagens e respectivas desvantagens de maneira simples e objetiva. Fique com a gente até o final e aprecie a leitura!
Conceito de loja física e loja virtual
Como o próprio nome já diz, quando nos referimos a um espaço físico estamos falando de um ambiente onde você possa visitar e conhecer os produtos/serviços ao vivo.
Já um espaço online é um local na internet onde você visualiza o que deseja comprar, porém não pode apalpar.
São conceitos simples e óbvios que valem a pena ser relembrados.
Vantagens
Vamos começar falando dos pontos positivos de cada uma das lojas, certo?
Loja física
Acesso: clientes preferem, muitas vezes, ir ao ambiente onde irão realizar suas compras.
Estímulo dos sentidos: pessoas gostam de ver, ouvir, pegar e sentir os objetos que estão interessadas em adquirir.
Atendimento: qualquer dúvida que surgir pode ser tirada facilmente com um atendente.
Troca de mercadorias: se o produto estiver danificado é mais simples para fazer a troca na loja.
Loja virtual
Horário de atendimento: funciona 24h por dia, 7 dias por semana.
Área de atuação: aberta para toda a internet, permitindo pessoas do mundo inteiro conhecer a loja sem se deslocarem de suas residências.
Custo operacional: baixo investimento em comparação a uma loja física, onde você paga pelo imóvel, impostos, contratação de funcionários, limpeza, decoração, entre outros fatores.
Prazo: é bem mais rápido e menos burocrático montar um espaço virtual do que um presencial.
Desvantagens
Como todo e qualquer empreendimento, espaços físicos e virtuais também possuem seus pontos negativos.
Loja física
Despesas: água, luz, internet.
É preciso manter uma boa demanda de produtos no estoque, não deixando faltar na loja.
Custo dos impostos, já que a fiscalização é maior.
Salário dos funcionários: não dá para trabalhar sozinho em lojas físicas.
Loja virtual
Você nunca para de trabalhar.
As margens de lucro, muitos vezes, são menores se comparadas a um distribuidor físico.
Seus prazos de entrega são lentos, pois você fica dependente dos correios.
Dá mais trabalho cadastrar todos os seus produtos.
Qual a melhor?
A melhor resposta para essa pergunta é ter as duas!
A loja física vai garantir o seu lugar na sociedade e o seu ganha pão de todos os dias, além de mostrar as pessoas que você é um comerciante, estabelecido num endereço de fácil acesso.
Já a loja virtual vai facilitar a comodidade dos seus clientes, abrindo novos horizontes para o seu negócio.
Como vimos, uma complementa a outra!
Comments