Buscar

Loja física x loja virtual

Um dos grandes desafios para os empreendedores hoje em dia, principalmente os de primeira viagem, é trabalhar a questão da loja física com a virtual em um mercado cada vez mais competitivo e online.


Para muitos parece uma tarefa difícil, pois a grande maioria dos clientes opta por fazer suas compras pela internet por diversos fatores, mas sabia que ter um espaço físico é o complemento perfeito para uma loja virtual?


Na matéria de hoje, vamos fazer uma comparação entre esses dois mercados, caracterizando suas vantagens e respectivas desvantagens de maneira simples e objetiva. Fique com a gente até o final e aprecie a leitura!


Conceito de loja física e loja virtual


Como o próprio nome já diz, quando nos referimos a um espaço físico estamos falando de um ambiente onde você possa visitar e conhecer os produtos/serviços ao vivo.


Já um espaço online é um local na internet onde você visualiza o que deseja comprar, porém não pode apalpar.


São conceitos simples e óbvios que valem a pena ser relembrados.


Vantagens


Vamos começar falando dos pontos positivos de cada uma das lojas, certo?



Loja física


  • Acesso: clientes preferem, muitas vezes, ir ao ambiente onde irão realizar suas compras.

  • Estímulo dos sentidos: pessoas gostam de ver, ouvir, pegar e sentir os objetos que estão interessadas em adquirir.

  • Atendimento: qualquer dúvida que surgir pode ser tirada facilmente com um atendente.

  • Troca de mercadorias: se o produto estiver danificado é mais simples para fazer a troca na loja.


Loja virtual


  • Horário de atendimento: funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

  • Área de atuação: aberta para toda a internet, permitindo pessoas do mundo inteiro conhecer a loja sem se deslocarem de suas residências.

  • Custo operacional: baixo investimento em comparação a uma loja física, onde você paga pelo imóvel, impostos, contratação de funcionários, limpeza, decoração, entre outros fatores.

  • Prazo: é bem mais rápido e menos burocrático montar um espaço virtual do que um presencial.


Desvantagens


Como todo e qualquer empreendimento, espaços físicos e virtuais também possuem seus pontos negativos.


Loja física


  • Despesas: água, luz, internet.

  • É preciso manter uma boa demanda de produtos no estoque, não deixando faltar na loja.

  • Custo dos impostos, já que a fiscalização é maior.

  • Salário dos funcionários: não dá para trabalhar sozinho em lojas físicas.


Loja virtual


  • Você nunca para de trabalhar.

  • As margens de lucro, muitos vezes, são menores se comparadas a um distribuidor físico.

  • Seus prazos de entrega são lentos, pois você fica dependente dos correios.

  • Dá mais trabalho cadastrar todos os seus produtos.


Qual a melhor?

A melhor resposta para essa pergunta é ter as duas!

A loja física vai garantir o seu lugar na sociedade e o seu ganha pão de todos os dias, além de mostrar as pessoas que você é um comerciante, estabelecido num endereço de fácil acesso.


Já a loja virtual vai facilitar a comodidade dos seus clientes, abrindo novos horizontes para o seu negócio.


Como vimos, uma complementa a outra!

0 visualização
FALE CONOSCO
Gráfica Promopress
Av. Guilherme Cotching, 610
Vila Maria - São Paulo – SP - CEP: 02113-010
Reclamações, Sugestões ou Dúvidas, favor entrar em contato com nosso SAC pelo e-mail: sac@promopress.com.br
Ligue agora: 11 3126-3126
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube
Logo-Promopress.png