Está precisando de estratégias de marketing infalíveis para alavancar as vendas do seu negócio? Você está no lugar certo! Confira nesse post.
Primeiramente, você sabe qual o conceito de estratégias de marketing?
As empresas usam as estratégias de marketing para criar um plano visando conquistar e satisfazer clientes e aumentar a rentabilidade e a produtividade.
Elas são usadas, principalmente, para identificar as necessidades dos consumidores, o que orientará todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.
Ela determinará quais ações e recursos serão feitos em um determinado período de tempo. E também pode ajudar uma empresa a se tornar mais inovadora e assim obter mais inserção no mercado.
Para que as corporações possam atuar de maneira eficaz precisam utilizar técnicas avançadas e ferramentas para estimular suas ações estratégicas.
Por isso, as estratégias de marketing irão te ajudar diretamente em processos como: aquisição de novos clientes, lançamento de produtos, marketing de relacionamento, etc.
No entanto, é importante que essas ações sejam acompanhadas constantemente para verificar se os resultados estão sendo positivos ou negativos.
Com isso, é mais fácil mudar o que for preciso, para melhorar ainda mais os processos e fazer com essa estratégia dê certo.
Mas para prevenir que essa ação fracasse, é fundamental verificar alguns pontos no seu planejamento antes de colocá-lo em prática. São eles:
Criar uma persona;
Analisar o mercado;
Definir metas em curto, médio e longo prazo;
Definir estratégias de vendas e precificação.
Estratégias de marketing – Por que investir?
Estratégias de marketing são aquelas que conseguem vender o produto que sua empresa oferece para o seu público-alvo.
No entanto, além de vender, é importante que a marca entregue valor para o cliente por meio daquele produto adquirido.
A estratégia precisa destacar que a sua empresa tem a solução que o consumidor precisa para solucionar um problema com as vantagens e benefícios oferecidos pelo produto ou serviço.
O importante é planejar a sua estratégia de forma que ela seja criativa e com grande impacto direcionada especialmente para o seu público-alvo.
Estratégias de marketing – O que fazer?
Blog
Atualmente, com o avanço da tecnologia e a internet sendo um dos principais meios de divulgação de um produto ou serviço, o blog é uma das estratégias de marketing infalíveis mais utilizadas pelas empresas.
Isso porque ele atrai clientes de forma orgânica, por meio de conteúdos relevantes para os clientes, como:
Técnicas;
Dicas;
Manuais;
Passo-a-passo;
Entre outros.
E-mail marketing
O e-mail marketing já era uma ferramenta bastante utilizada pelos empreendedores para se comunicar com seu público-alvo muito antes de existir as redes sociais.
Entretanto, durante muito tempo, ele era considerado sinônimo de spam e propagandas importunas.
Porém, com o avanço da tecnologia e o seu uso cada vez mais frequente, se tornou o meio mais eficaz de passar a mensagem certa, para as pessoas certas e no momento certo.
São exemplos de e-mails que chegam na sua caixa de entrada:
Newsletter;
Promoções;
Ofertas de passagens aéreas;
Confirmação de uma compra online;
Entre outros.
Redes sociais
As redes sociais são excelentes ferramentas para colocar a sua estratégia em prática. Nos dias de hoje, é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha nenhuma para interagir com outras pessoas.
Entretanto, é preciso entender onde está o seu público-alvo para não perder tempo em locais onde a sua audiência não está.
Essa é uma forma também de levar um conteúdo de valor para os seus clientes e tornar esse contato em uma relação mais próxima.
Exemplos:
Facebook;
Instagram;
Linkedin;
Twitter;
Whatsapp
Entre outros.
Eventos
Em meio a essa era digital em constante evolução, o evento ainda é uma das estratégias de marketing infalíveis mais usadas pelas empresas.
Além de ser uma excelente ferramenta de divulgação, os eventos aproximam os clientes e a sua marca, de maneira que eles possam entender as características do produto ou serviço oferecido e os diferenciais da sua empresa.
Os eventos também possibilitam que você conheça seus concorrentes e entenda os diferenciais e tendências que eles estão utilizando nos seus produtos.
Datas comemorativas
Para o mundo empresarial, as datas comemorativas podem ser definidas como todo e qualquer fator externo que possa influenciar nos resultados de um negócio, como uma data do ano que atinja muitas ou poucas vendas.
Um ótimo exemplo para ilustrar esse conceito, seria uma sorveteria com baixos números de vendas, pois a estação do ano é muito fria, como no inverno.
No entanto, a sazonalidade pode ser positiva, como o grande aumento de consumidores em épocas especiais, como dia das mães, dos pais, natal, dia das crianças, etc.
Quais as datas mais lucrativas do comércio?
Natal;
Dia das mães;
Dia das crianças;
Dia dos pais;
Black Friday.
Promoções
É importante incentivar os clientes a visitarem a sua loja, seja online ou física, de modo que eles se sintam interessados a levarem o seu produto.
Um dos exemplos mais comuns é a distribuição de brindes. Ser lembrado de maneira positiva é um dos principais esforços na comunicação de grandes marcas.
Uma das maneiras mais eficientes de alcançar as boas lembranças é por meio dos brindes promocionais.
Motivos para investir em brindes personalizados:
Fortalecimento da marca;
Fidelização de clientes;
Fortalecimento do relacionamento com colaboradores;
Entre outros.
Vídeo
Atualmente, os vídeos são uma das estratégias de marketing infalíveis mais utilizadas.
Com base em pesquisas, foram descobertos alguns números que ilustram muito bem esse índice:
1. 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing (State of Video Marketing, 2017);
2. Vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca (OptinMonster, 2018);
3. 85% das empresas possuem equipes internas para investir na produção de vídeos (HubSpot, 2017);
4. 99% das empresas que já utilizam o vídeo marketing pretendem continuar com a estratégia em 2018 (State of Video Marketing, 2017);
5. 65% das empresas que ainda não utilizam o vídeo marketing pretendem implementar essa estratégia em 2018 (State of Video Marketing, 2017);
6. Empresas que utilizam o vídeo marketing geram uma receita 49% maior do que aquelas que não utilizam (WordStream, 2018);
FONTE: https://bit.ly/2sZJgxH
Estratégias de marketing – Materiais impressos
Mesmo que a tecnologia esteja presente, o marketing tradicional ainda é muito usado pelas empresas no mundo todo.
Um levantamento realizado pelo Content Marketing Institute com o objetivo de medir o engajamento dos compradores, constatou que os três principais métodos de publicidade paga na América do Norte são os mecanismos de busca, com 66%, materiais impressos ou outros tipos de promoção off-line com 57% e banners online com 55%. Os números evidenciam uma realidade que, para muitos, pode soar contraditória: o marketing impresso ainda é uma das ferramentas mais efetivas no mundo dos negócios.
FONTE: https://bit.ly/2GgkH8i
São muitas as opções de impressos que podem ser usados no meio empresarial. Entretanto, existem alguns que se destacam entre os demais. São eles:
Cartão de visita;
Caderno personalizado;
Banner;
Folder e flyer;
Adesivo;
Pasta e envelope;
Papel timbrado;
Sacola personalizada.
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