Gerenciar uma empresa é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação por parte de quem quer se tornar um líder de referência.
Muito mais do que correr riscos, alguém que almeja esse posto precisa enxergar oportunidades onde ninguém as vê.
Motivar a equipe, delegar as suas respectivas funções, apresentar bons resultados e ter uma visão futurista são algumas das competências de um verdadeiro líder.
Isso porque todo funcionário busca uma referência dentro da sua empresa, alguém para olhar e se espelhar.
Quem lidera precisa influenciar positivamente a sua equipe, além de ser capaz de agregar outras pessoas ao time.
Mas como se tornar esse líder de referência para os outros?
Nosso bate papo dessa semana vai apontar os melhores caminhos para se chegar a resposta dessa pergunta de maneira eficaz.
#Motivos para ser um líder de referência
O crescimento de uma empresa está ligado diretamente a sua gestão, e esta é feita por aquele que orienta o restante do time e foca em um plano geral, o chamado líder.
Muitas são as responsabilidades e atribuições que tornam diferem um empreendedor de um líder de referência.
A seguir, selecionamos alguns motivos dos quais vale a pena se tornar um modelo para a sua empresa.
Equipes precisam de um líder para não se perder
Reflita com a gente: quando um funcionário está com dúvidas, quem ele costuma consultar? O seu gestor, claro!
Além de transmitir informações para o time, um verdadeiro líder utiliza esses dados para manter a equipe norteada.
Quando alguém chega com uma ideia que não agrega muito ao projeto final, o líder pode e deve trazê-lo de volta a realidade da situação.
Outra circunstância é quando uma equipe começa a trabalhar em uma proposta sem uma noção concreta do que se pretende concluir ou quando se concluir.
Sem uma gestão adequada, o traçado pode levar dias, semanas e até meses para ser concluído.
Um líder-referência funciona como uma central de informações, da qual todos sabem o que fazer e quando, poupando esforço e recursos.
O exemplo é melhor do que a teoria
Maus hábitos, como a própria ciência já comprovou, são passados de pais para filhos, e no mundo empresarial não é diferente.
As más ações de um gestor refletem em seus liderados, o que consequentemente afetará a empresa em dado momento.
Se um líder não demonstra comprometimento, por qual razão a sua equipe fará o oposto? Exatamente: nenhuma!
Por isso, melhor do que falar é fazer: seja transparente, cumpra prazos, promessas e tenha comprometimento com o seu trabalho.
Um líder leva todos a fazer o certo
Em 1963, Stanley Milgram fez um Experimento sobre a Obediência dos soldados nazistas na segunda guerra, que afirmavam estar “apenas seguindo ordens”.
O experimento comprovou que mesmo pessoas boas podem cometer atos hediondos se estiverem a mando de uma figura de autoridade.
Existe também o outro lado desta conclusão: se um líder pode obrigar seus subordinados a fazer algo ruim contra a própria índole, ele também pode levá-los a ter atitudes produtivas que vão contra seus maus hábitos.
Ao ser um líder assim, você já aumenta a produtividade de seus colegas. Então, combine os dois e todos vão confiar nas suas orientações.
Fonte: Pipehline
Características de um líder de referência
Um gestor que assume erros, reconhece fraquezas, entrega resultados sem massacrar ninguém e trabalha junto com a equipe é um líder motivador.
Estudiosos acreditam que bons metres possuem uma mesma linha de comportamento em comum.
Confira as principais características que torna um líder a referência para o seu time!
Autoconhecimento: ele sabe gerenciar as próprias emoções.
Bom relacionamento: tende a criar vínculos, atrair pessoas e ouvir aqueles que fazem parte da equipe.
Espírito de equipe: encontra os caminhos certos para resolver os problemas ao invés de procurar pelos culpados.
Versatilidade: ele lida bem com as mudanças, e busca se encaixar dentro das oportunidades que farão a empresa crescer.
Poder de decisão: sabe o momento exato de agir.
8 Tipos de líderes
Carismático: motiva os liderados e inspira confiança neles.
Determinado: mesmo sem muitas opções, tomas as decisões que precisam ser tomadas.
Investidor: investe nos talentos de cada liderado para que a equipe toda cresça.
Emocionalmente inteligente: sabe lidar com as próprias emoções e relaciona-se bem com os liderados, além de influenciá-los positivamente.
Contador de histórias: usa histórias verídicas para despertar emoções nos liderados.
Cuidadoso: ouve as pessoas da equipe para fins de melhorias constantes.
Contagiante: gestor motivado, transparente, firme nas decisões.
Narcisista: líder orgulhoso e difícil de lidar, porém tem visão objetiva e é bastante produtivo em momentos de crise.
Competências que um líder de referência precisa ter
Não basta apenas liderar, é preciso motivar a equipe a buscar os melhores resultados e ter prazer nas tarefas desenvolvidas.
Estudos realizados por um professor canadense da Faculty of Business Administration da Memorial University of Newfoundland apontaram que líderes eficazes personificam as características do grupo.
Com base nesse estudo, é possível afirmar que um bom líder possui as seguintes competências:
Organização
Inteligência emocional
Respeito
Visão do futuro
Humildade
Confiança
Coesão
Comunicação efetiva
Relacionamento interpessoal
Integridade
Persistência
Esforço
Responsabilidade
Benefícios de uma boa liderança
Trabalhar como um líder é um destaque a mais para o currículo;
Quanto mais responsabilidades, maiores são os aprendizados;
Com o aumento da responsabilidade, a remuneração tende a se elevar;
É gratificante ajudar as pessoas a alcançarem os seus potenciais;
Pense no quão satisfatório é ver os bons resultados da sua equipe;
Quando atingidas, as metas desafiadoras tendem a ser motivadoras para um bom líder.
Os feedbacks contínuos
A comunicação adequada tem um grande peso na gestão de equipes, permitindo que todos fiquem alinhados e melhorem continuamente.
Nesse sentido, uma importante prática é o feedback, ou melhor, o retorno de informação dado a cada um dos profissionais.
Não há nenhum segredo para dar um feedback eficaz, capaz de motivar ou eliminar determinados comportamentos.
Porém, é preciso sempre levar em conta o equilíbrio.
Não se deve falar apenas dos pontos fracos da equipe (ou do funcionário, se optar pelo one to one), também é preciso citar os pontos fortes, mostrar que, igualmente, observa os acertos.
Ainda em relação à comunicação, é preciso implementar canais que facilitem o diálogo.
Como exemplo, é possível destacar as redes sociais corporativas, murais de recados ou aplicativos mobile.
Escolha aquele que mais se adéqua à sua equipe de funcionários.
Fonte: Revenda KWG
Dicas extras
Para tornar-se um líder de sucesso, alguém referenciado, lembre-se sempre:
Trabalhe em equipe, afinal você não é uma ilha;
Seja flexível: um bom líder sabe agir de diversas maneiras;
Respeite todos os seus colegas de trabalho;
Aprenda a ouvir mais;
Comece a entender as pessoas a sua volta;
Organização é tudo, por isso use listas e anotações para organizar o seu tempo.
E aí, gostou das dicas? Conta pra gente o que achou aqui nos comentários!
Um grande abraço,
Equipe Promopress
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