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Carnaval: como vender mais nesta época do ano

Logo mais o mês de fevereiro chega, e com ele o carnaval, a primeira grande data de 2018 para alavancar as vendas da sua empresa.

A folia corre solta nessa época do ano, acompanhada de muita música, purpurina e confete, uma festa bastante animada que as pessoas adoram.


E se engana quem pensa que as pessoas não gostam de fazer compras nesse período, pelo contrário, elas se esbanjam.


Até porque todo mundo gosta de foliar ao estilo, e é nesse momento que as empresas aproveitam para vender mais.

Começar o ano faturando com uma data como o carnaval não é uma tarefa simples, até porque é preciso ficar de olho nas tendências.


Além disso, um bom planejamento sempre é fundamental para a execução de qualquer estratégia que você esteja pensando em colocar em prática.


Do contrário, o feriado até pode ser de animação, mas não de lucro, e você não quer isso para o seu negócio, quer?


O potencial do carnaval


Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo apontou que em 2015 cerca de 6,8 milhões de turistas viajaram pelo Brasil.


Agora junte a esse número os gastos com lazer, transporte, hospedagem e comida, juntou?

Só para se ter uma ideia, em 2015 o governo calculou um acréscimo de R$ 6,6 bilhões à economia nacional.


Mesmo com a crise, o carnaval tende a ser uma das datas mais lucrativas do ano, principalmente pela proximidade com o mês de janeiro, que é um dos períodos de férias.

Com isso, as viagens aumentam, e todos lucram: comércio, estabelecimentos voltados ao turismo, e serviços em cidades que recebem turistas.


Como é o caso de bares, farmácias, restaurantes e lojas especializadas em artigos para festas.


Público-alvo


Como em toda boa estratégia de marketing, conhecer o público-alvo da sua marca é um fator importantíssimo.


No período de carnaval não poderia ser diferente, afinal, todas as suas táticas estão voltadas para esses consumidores.


Entenda como essa parcela aproveita a data, e seja criativo na elaboração da melhor maneira para atingir essas pessoas.


Se a sua empresa é uma agência de viagens, por exemplo, você precisa descobrir quais são os destinos amis procurados essa época do ano.


Com base nessa informação, monte pacotes que ofereçam o melhor custo-benefício.


Você precisa entender o comportamento do seu consumidor, porque de nada você ter a melhor estratégia se a mesma não supre as necessidades de quem você deseja impactar.


Aproveite o momento para pesquisar o que as pessoas estão procurando. Acredite: elas sempre estão buscando algo!


Comunicar com antecedência


Como janeiro é uma época em que muitos dos seus consumidores estão viajando, o ideal é se certificar de que todo mundo saiba das suas promoções com antecedência.


Não sabe como fazer isso? O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para você utilizar nesse momento.


As redes sociais também estão aí para manter os consumidores atualizados sobre tudo o que está acontecendo na sua empresa com antecedência.


Aproveite para lançar produtos que possam ser úteis para o feriado, assim não tem erro e todo mundo sai ganhando!


Apostar em produtos que tenham relação com a data


Essa é uma das melhores estratégias para você adotar essa época do ano, sem sombra de dúvidas.


As pessoas sempre procuram por artigos que possam ter utilidade no período, e se a sua empresa os possui, aproveite para colocá-los em destaque.


Uma boa maneira de fazer isso é colocando-os em evidência nas vitrines ou em banners na porta de entrada da loja, por exemplo.


Artigos personalizados


Outra boa possibilidade é desenvolver artigos personalizados com a sua marca exclusivamente para o carnaval.


Aqui vale de tudo, como por exemplo, organizar um bloco de rua, vender um cooler  de bebidas com a marca estampada, produzir fantasias temáticas, entre outras opções.


A ideia é aproveitar a folia para dar maior visibilidade à sua empresa.


Desenvolva estratégias


Com base no público que você deseja impactar, desenvolva estratégias de marketing que utilizem como gancho o carnaval.

Porque o importante nesse momento é posicionar a sua marca de uma maneira rápida e objetiva.


Como a criatividade nunca é demais, foque em campanhas que tenham como temáticas liberdade, diversão e alegria.


Promoção nunca é demais

Todo mundo adora uma promoção, fala a verdade! Por isso, é sempre bom não deixá-las de lado, ainda mais em épocas de folia.


Coloque alguns produtos com descontos especiais, ou ofereça vantagens nas formas de pagamento.


Esses são atrativos bastante consideráveis para os primeiros meses do ano, já que muita gente está com o orçamento comprometido.


Uma boa maneira para chamar a atenção das pessoas é exibindo as ofertas no site da sua empresa um pouco antes do feriado.


Redes sociais

Não tem como negar: as redes sociais dominaram o mundo, e as marcas que não estão presentes nelas estão deixando de lucrar.


Se a sua empresa as utiliza com bastante frequência, é recomendado intensificar o seu uso nesse momento.


Mas se vocês fazem pouco uso, essa é uma ótima oportunidade para reativá-las e incentivar as vendas.


Não duvide: todo mundo está online!


Embalagens especiais

Que tal agregar valor através dos pequenos detalhes?


Prepare uma embalagem especial que reflita o sentido do carnaval para surpreender os seus clientes.


Não tem ideia do que fazer? Aposte em sacolas personalizadas com a sua marca, por exemplo. Elas são práticas e ninguém as recusa.


Sazonalidade

Você gostando ou não, o carnaval é uma tradição bastante forte no nosso país, sendo considerada a primeira grande data de vendas do ano.


Investir em ações temáticas sobre o feriado, relacionando com os produtos ou segmentos atendidos pela sua empresa, é uma boa maneira de alavancar as vendas.


Viu só como não é tão complicado assim? O carnaval é o primeiro momento do ano para a sua empresa sair na frente da concorrência.


Após a folia, aproveite para fazer a análise dos lucros e resultados obtidos com o investimento realizado.


Este conteúdo sobre como vender mais no carnaval foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Um abraço,

Equipe Promopress

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