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Buzz marketing – O que é?

Você sabe o que é buzz marketing? Nesse post, vamos explicar a sua importância e como ele pode ser eficiente para as empresas. Confira!



Atualmente, o que a maioria das marcas querem é estar na boca do povo, ou seja, sendo notada e comentada pelas pessoas.


Muitos profissionais de marketing enfrentam dificuldades de atingir um público que não está acostumado com a propaganda moderna e a tecnologia nos dias de hoje.


As pessoas estão mais conectadas, comunicativas e isso mudou o comportamento de compra dos consumidores.


Por isso, se você sonha em obter uma forma de publicidade voluntária, sem altos investimentos e esforços, o buzz marketing é ideal.


Mas afinal, o que é buzz marketing?


Buzz, vem do termo em inglês que significa zumbido, burburinho e rumor. No marketing, esse conceito está relacionado a algo que cria um estímulo ou animação.


É a estratégia de fazer com que um produto ou serviço seja discutido amplamente pelo mercado consumidor.


Nesse caso, o objetivo não é vender o produto em si, é fazer com que a sua marca seja reconhecida e lembrada, ganhando notoriedade e engajamento.


Todos nós sabemos que investir em propaganda é importante, mas causar uma troca de experiência e ver as pessoas falando sobre sua empresa, produto e serviço é muito importante no momento da decisão de compra do consumidor.


Isso porque, o buzz marketing gera credibilidade aos clientes. Afinal, escutar de uma pessoa que você confia que aquele determinado produto é realmente bom, faz com que você já esteja pré disposto a comprá-lo.


O buzz marketing é dividido em duas partes principais, sendo o foco voltado primeiro para os pioneiros e depois para early adopters .


Esses dois tipos de consumidores são os mais interessados em novidades, produtos inovadores e estão mais dispostos a dar uma chance para uma empresa que não conhecia.


Por isso, eles são os mais recomendados para serem os primeiros clientes da sua marca.


De onde surgiu o buzz marketing?

O buzz marketing surgiu em uma época que não existia televisão e muito menos internet para divulgar as suas atividades empresariais.


Naquele tempo, muitos profissionais circenses tinham dificuldade para anunciar para os moradores da cidade que eles tinham chegado.


Era costume dos circos promoverem truques e exibições gratuitas, para que as pessoas soubessem que eles estavam na cidade.


Com isso, os ingressos se esgotavam rapidamente, pois após as apresentações as pessoas comentavam umas com as outras sobre as habilidades dos artistas.



Qual a sua importância?


Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais trocando experiências e opiniões entre si, seja sobre política, futebol, relacionamento, trabalho, marcas e produtos.


Antes de adquirir um produto ou serviço, é muito comum que os consumidores peçam informações confiáveis sobre eles.


São vantagens do buzz marketing:


  • Gera credibilidade;

  • Tem grande alcance;

  • Possui baixo custo;

  • Cria curiosidade;

  • Muito eficiente.

No entanto, não é possível ter o controle desse tipo de divulgação. Por isso, é fundamental estar atento para que a mensagem não seja entendida de maneira errada, gerando uma publicidade negativa para sua empresa.


Estratégias do buzz marketing

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o buzz marketing não é apenas uma divulgação boca-a-boca, existem diferentes técnicas que ajudam no planejamento e elaboração dessas estratégias.


O publicitário Mark Hughes publicou um livro chamado buzzmarketing, uma das maiores obras sobre esse assunto.


Para ele, é possível pautar as discussões das pessoas em suas casas, se beneficiando disso de algum modo.


No livro, Hughes diz que existem técnicas que funcionam como um “botão do buzz”, que quando ativados garantem que as pessoas comentem e discutem sobre a sua marca, produto ou serviço.



São os botões do buzz:


  • Tabu;

  • Incomum;

  • Extraordinário;

  • Chocante;

  • Hilário;

  • Segredo.

Cada um desses botões ativa um sensor em nosso cérebro, tornando quase impossível não comentarmos a respeito.


Tabu

O botão de tabu é ativado quando a marca aborda assuntos polêmicos, controversos e “proibidos”.


O conceito de proibido não diz respeito a algo ilegal, e sim a assuntos que geram debates e que as pessoas possam escolher “um lado”.


Incomum

O incomum está relacionado com alguma coisa que as pessoas não estão acostumados, fogem dos padrões que são considerados normais e tradicionais.


As empresas podem apostar em lançar produtos e serviços como uma novidade no mercado e algo nunca visto na indústria.


Extraordinário

Esse botão é ativado quando vimos algo incrível e fantástico. Quando um produto supera as expectativas dos clientes, deixando-os satisfeitos.


Chocante

O chocante está entre as técnicas mais utilizadas pelos profissionais de marketing.

Sabemos que toda novidade, notícia e assunto chocante, gera discussões e comentários por todas as partes.


Hilário

Todos nós gostamos que nos façam rir e o botão do hilário é justamente para isso.

Ele procurar atrair a nossa atenção de maneira criativa e engraçada. Quando esse conteúdo desperta esse tipo de reação, automaticamente, tem grandes chances de comentarmos sobre ele com outra pessoa.


Segredo

O ser humano é naturalmente curioso e o botão do segredo serve para criar cada vez mais interesse por um determinado assunto.


Ele consiste em soltar pistas e dicas sobre algum assunto, revelando as informações aos poucos.


Buzz marketing x Marketing viral?


A diferença é nítida. O Viral busca o volume, impactar o maior número de pessoas possível, independente se ela faz parte de um público específico ou não.


Já o Buzz busca a qualidade, ou seja, atingir o maior número de pessoas possível pertencentes à um público alvo específico, traçado anteriormente a deflagração das técnicas.


Outra grande diferença é que o Marketing Viral, geralmente, tem como objetivo transmitir uma mensagem, com potencial tão grande de compartilhamento, que acaba chegando à todos, como uma doença fortemente contagiosa.


Já o Buzz Marketing trabalha uma estratégia para impactar pessoas com uma proposta de valor mais profundo, à ponto de conectar a audiência à marca, a fazer com que ela fale para outras pessoas sobre a empresa.




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